» Início » Destaques Áreas » Mestre em Churrasco explica diferença entre Carvão e Lenha

Mestre em Churrasco explica diferença entre Carvão e Lenha

por | jul 6, 2023 | Destaques Áreas, História

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Você é fã de churrasco? Essa iguaria é presença garantida em praticamente todas as famílias, mas você sabia que o modo de preparo pode variar de acordo com o gosto pessoal de cada um? Enquanto alguns preferem utilizar carvão, outros optam pela lenha. Neste post, o renomado chef e mestre do churrasco, Nilson Pinto, do Churrasco VIP, explica as diferenças entre esses dois elementos.

Churrasco

Carvão vs. Lenha: Qual a Melhor Escolha?

“É uma questão de gosto. O carvão é a escolha da maioria das pessoas, pois é mais prático e possui um alto teor de calorias. No entanto, o tempo de defumação é menor, e é mais fácil controlar a temperatura durante o processo de cocção. Além disso, pode-se empurrar um pouco para o lado para obter uma cocção mais lenta. Já a lenha é a minha preferida, pois confere um sabor mais intenso, liberando mais fumaça e proporcionando um resultado final muito mais saboroso”, revela Nilson Pinto.

De acordo com o chef, a escolha entre carvão e lenha pode depender do tipo de preparo desejado.

“Quando se utiliza lenha, é necessário ter um cuidado maior durante o preparo, pois as chamas não devem tocar diretamente nos alimentos”, explica.

“Por exemplo, quando se utiliza lenha na parilla, é necessário esperar até que ela se reduza a pequenas brasas antes de colocá-la sobre a carne. Para esse tipo de prato, o uso do carvão é mais rápido e prático, embora o método original sempre tenha sido feito com lenha”.

Lenha de Eucalipto: Uma Opção Popular em São Paulo

Em São Paulo, muitos adeptos do churrasco preferem utilizar lenha de eucalipto devido à sua disponibilidade e preço acessível.

“Geralmente, utilizamos lenhas provenientes de reflorestamento. O eucalipto é abundante na região, possui um custo acessível e não apresenta riscos de irregularidades. No entanto, é importante destacar que certos tipos de lenha podem ser prejudiciais à saúde, emitindo fumaças cancerígenas. Portanto, recomendo sempre verificar a procedência e a forma de obtenção dessas lenhas”, ressalta Nilson.

Churrasco VIP: A Experiência de um Especialista (@churrascovip)

Nilson Pinto é um renomado especialista em churrasco, formado em Economia e com mais de 40 anos de experiência no ramo. Além de ser criador de conteúdo, ele também mantém um canal no YouTube, onde compartilha receitas, dicas de acendimento do fogo e técnicas para extrair o máximo de sabor e suculência de diferentes tipos de carnes.

O Churrasco VIP oferece eventos e workshops sobre churrasco, nos quais Nilson aborda temas como insumos, cortes, lançamentos, acompanhamentos e tendências do mercado. Além disso, ele fornece consultoria para ajudar as pessoas a compreender melhor esse universo da carne, desde o atendimento ao público até o treinamento de funcionários, elaboração de cardápios e criação de diferenciais para empreendimentos do ramo.

Desde 2011, Nilson se dedica às mídias sociais e criou a comunidade conhecida como Churrasco VIP. Ele já participou de mais de 50 festivais no Brasil, incluindo eventos como Mr Moo e Bbq Penedo. Nilson compreende que o churrasco não é apenas uma refeição, mas um momento importante para os brasileiros.

Agora que você conhece as diferenças entre carvão e lenha para o churrasco, é hora de experimentar e descobrir qual é o seu estilo preferido. Lembre-se sempre de escolher lenhas provenientes de fontes confiáveis e desfrute de um churrasco de qualidade.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens