» Início » Destaques Técnicas » É possível perder peso durante as baixas temperaturas?

É possível perder peso durante as baixas temperaturas?

por | jul 6, 2023 | Destaques Técnicas, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Comer de forma saudável para evitar o ganho de peso

Durante o inverno, é comum consumir alimentos calóricos e diminuir a atividade física, o que pode levar ao ganho de peso. No entanto, fazer escolhas alimentares saudáveis pode auxiliar no metabolismo e evitar o ganho excessivo de peso.

Estratégias para alcançar a perda de peso no inverno

Existem várias estratégias que podem ajudar você a alcançar seus objetivos de perda de peso mesmo durante o inverno. Segundo a Supervisora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde, Ana Paula Gonçalves, o frio aumenta a demanda energética do corpo devido ao esforço para manter a temperatura corporal. Aproveite esse mecanismo de defesa para queimar calorias extras.

Hábitos para perder calorias no inverno

peso

Para ajudar na perda de peso durante o inverno, é importante adotar hábitos saudáveis. Aqui estão algumas dicas da especialista:

Mantenha-se hidratado:

No inverno, é comum diminuir o consumo de água, o que pode levar a confundir fome com sede e ingerir mais calorias do que o necessário. Beba água regularmente para evitar isso.

Consuma proteínas:

Alimentos ricos em proteínas, como leite, iogurtes, ovos, queijos e carnes, promovem saciedade e reduzem o consumo excessivo de alimentos.

Escolha chocolate quente com moderação:

Se você não consegue resistir ao chocolate quente, opte por versões com maior teor de cacau ou leites menos gordurosos, como semidesnatado ou desnatado.

Aumente o consumo de saladas:

As saladas são fontes de fibras e ajudam na sensação de saciedade. Escolha opções que possam ser refogadas com azeite, como repolho, couve, espinafre e vagem.

Inclua gorduras saudáveis na dieta:

Alimentos como nozes, castanhas, abacate e amêndoas são fontes de gorduras boas que contribuem para a saciedade.

Mantenha-se ativo:

Não deixe de praticar atividade física devido ao frio. Além de manter você ativo, a prática de exercícios ajuda a evitar o ganho de peso. Realize treinos em casa, como aeróbicos ou treinamento de força com o peso do corpo, siga vídeos de exercícios online ou aproveite academias e estúdios fitness.

Aproveite sopas e caldos nutritivos:

Consumir sopas e caldos quentes no inverno pode ser uma opção saudável e nutritiva. Essas refeições tendem a ter menos calorias do que pratos pesados e podem ajudar a controlar o consumo excessivo de alimentos.

Mantenha-se ativo no inverno:

É importante encontrar maneiras de se manter em movimento durante o dia a dia, mesmo no inverno. Pequenas alterações, como subir escadas em vez de usar o elevador, realizar tarefas domésticas de forma mais vigorosa ou fazer pausas regulares para se movimentar no trabalho, podem fazer uma grande diferença para manter a atividade física.

Conclusão

Cada pessoa é única e, portanto, o processo de perda de peso pode variar significativamente. É recomendado, então, buscar orientação de profissionais de saúde, como nutricionistas ou médicos, a fim de obter um plano personalizado de alimentação e exercícios que atenda às suas necessidades específicas. Além disso, o São Cristóvão Saúde, referência na Zona Leste de São Paulo, acredita firmemente que uma vida saudável inclui a prática regular de atividades físicas. Por essa razão, a instituição está disponível para auxiliar nesse processo, proporcionando qualidade assistencial e promovendo bons hábitos e disciplina aos seus pacientes.

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

O Grupo São Cristóvão Saúde, administrado pela Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, é, indiscutivelmente, uma referência em saúde na cidade de São Paulo. Com 10 Unidades de Negócio, que englobam hospital, plano de saúde, centros ambulatoriais, centro cardiológico, centro laboratorial, centro endogástrico, centro de atenção integral à saúde, instituto de ensino e pesquisa e filantropia, o Grupo demonstra um compromisso sólido com a modernização e expansão dos seus serviços. Além disso, o Grupo São Cristóvão Saúde se destaca por oferecer qualidade assistencial excepcional, respaldada por equipamentos de última geração, certificações relevantes e profissionais altamente qualificados. Com uma história sólida de 111 anos, o complexo hospitalar conta com 309 leitos e oito Centros Ambulatoriais, atendendo de forma abrangente às necessidades de mais de 160 mil vidas no Plano de Saúde, bem como 18 mil vidas no Plano Odontológico.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens