» Início » Destaques » Há diferença entre gelato e sorvete?

Há diferença entre gelato e sorvete?

por | jun 20, 2023 | Destaques, Fria

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

À primeira vista, gelato e sorvete podem parecer semelhantes, mas suas características únicas afetam completamente o sabor. A marca de sorvetes Perfetto destacou as principais diferenças entre eles. Continue lendo para saber mais!

Gelato e sorvete

Quando traduzimos a palavra “gelato” para o português, obtemos “sorvete”, mas na gastronomia, elas se referem a duas sobremesas distintas. Não são a mesma coisa. Apesar das semelhanças, fabricam-nos de maneiras diferentes, resultando em sabores distintos.

Conforme a indústria gastronômica moderniza-se, constantemente impulsiona a evolução do ramo de sorvetes. Um exemplo dessa evolução é o surgimento do gelato.

Há cerca de 4 mil anos, criaram o sorvete congelando uma sobremesa feita com leite e arroz na neve. Já o gelato teve origem em 1686, em Paris, pelas mãos do chef italiano Francesco Procopio. A partir de 1835, essas sobremesas chegaram ao Brasil, onde a qualidade, o sabor e o clima quente contribuíram para popularizá-las e consumi-las.

A receita original do gelato é altamente artesanal e envolve a utilização de, no máximo, 30% de ar (sim, o ar é um ingrediente importante!). Além disso, utilizam-se ingredientes de alta qualidade para proporcionar um sabor incrível. Por outro lado, produzem o sorvete de forma mais industrializada, permitindo o uso de sabores artificiais e corantes. Os sorvetes de massa têm a mesma base líquida do gelato (leite e creme de leite), e a principal diferença entre eles está na proporção de açúcar, água, gordura, aditivos e aeração.

O primeiro gelato bar conceitual do Brasil!

O que antes era uma sobremesa exclusiva da nobreza, hoje pode ser encontrado no mercado a partir de 5 reais. A Perfetto lançou o Milkatto, o primeiro produto em conceito de gelato bar no Brasil. Fizeram-no à base de creme de leite e com uma maior quantidade de sólidos, conferindo-lhe uma textura cremosa e irresistível.

gelato e sorvete

Crédito: Divulgação

Em conclusão, o gelato e o sorvete têm diferenças claras. Enquanto o gelato é mais artesanal, com menos ar e ingredientes de alta qualidade, produz-se o sorvete de forma mais industrializada, permitindo a utilização de sabores artificiais e corantes. Ambas as sobremesas têm seu lugar no mercado e proporcionam experiências gustativas únicas. Agora que você conhece as diferenças, pode aproveitar melhor essas delícias geladas!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens