» Início » Cozinhas » Vegana » Delícias Juninas sem sair da Dieta

Delícias Juninas sem sair da Dieta

por | jun 20, 2023 | Destaques, Destaques Receitas, Vegana

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Descubra receitas saudáveis para aproveitar as delícias juninas de São João sem extrapolar nas calorias. A engenheira de alimentos da marca Combrasil, Ana Rachel, compartilha valiosas dicas e receitas para curtir a data em casa, fazendo escolhas saudáveis.

As festividades juninas são conhecidas pelas receitas nordestinas e pratos tradicionais em todo o país. No entanto, é possível desfrutar dessas iguarias sem comprometer a saúde. Primeiramente, ao usar ingredientes adequados e adotar métodos de preparo que evitem excessos e frituras, é possível saborear todas as delícias juninas de São João sem culpa.

Delícias Juninas

Ana Rachel ressalta que muitos alimentos clássicos das festas juninas são ricos em nutrientes benéficos para o corpo. Por exemplo, o amendoim é uma excelente fonte de vitaminas, minerais, carboidratos, fibras e gorduras saudáveis, como ômega 9 e ômega 6. Já a ervilha é uma opção que oferece benefícios à saúde, como proteínas, fibras e auxílio no controle do colesterol. O grão-de-bico, rico em proteínas e fibras, contribui para uma boa digestão e sensação de saciedade, além de auxiliar na prevenção de doenças cardíacas. Pensando em proporcionar uma festa junina saudável, a especialista preparou algumas delícias juninas. Confira:

Doce de Amendoim Low Carb

Ingredientes:

250g de amendoim torrado sem casca e sem sal da Combrasil;
100g de farinha de amêndoas (ou farinha de coco);
3 colheres (sopa) de manteiga de coco amolecida;
4 colheres (sopa) de adoçante xilitol ou eritritol;
1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Primeiramente, bata todos os ingredientes num processador até formar uma farofa. Em seguida, coloque a mistura em formas pequenas, como as de gelo, e pressione bem até que estejam bem firmes. Posteriormente, leve as formas para a geladeira por no mínimo 30 minutos. Após o tempo de resfriamento, retire as formas, desenforme e sirva.

Sopa de Ervilha Fit

Ingredientes:

450g de ervilha Combrasil;
1 chalota pequena;
½ cebola;
2 colheres de sopa de azeite de oliva;
1 xícara de caldo de legumes com baixo teor de sódio;
1½ xícara de água;
2 colheres de chá de sal marinho;
1 colher de chá de pimenta-do-reino.

Modo de preparo:

Comece fatiando a cebola e a chalota em pedaços bem fininhos. Em seguida, aqueça o azeite de oliva em fogo médio e refogue a cebola por três minutos. Adicione a chalota e continue refogando por mais cinco minutos até dourar levemente. Despeje o caldo de legumes e a água na panela e deixe ferver. Quando começar a ferver, acrescente as ervilhas e deixe ferver novamente. Em seguida, reduza o fogo para brando e cozinhe por 10 minutos. Após esse tempo, retire a panela do fogo e deixe descansar por cinco minutos. Transfira a sopa para o liquidificador, lembrando de remover a tampinha central da tampa maior e vedar o buraco com uma toalha para evitar acidentes. Bata em alta velocidade até obter uma mistura homogênea. Por fim, retorne a sopa para a panela e deixe descansar antes de servir.

Croquete de Grão de Bico (Funcional – Vegano)

Ingredientes:

6 colheres de sopa de grão de bico Combrasil (120g) ou 1 xícara;
2 cenouras raladas (240g);
3 abobrinhas italianas raladas (270g) ou 1 abobrinha média;
1 inhame ralado (85g);
5 colheres de sopa de aveia (75g) ou ½ xícara;
½ cebola média picada (35g);
1 colher de sopa de semente de girassol (20g);
1 ramo de salsinha picada (10g);
Uma colher de sopa de azeite de oliva (8g);
3 colheres de sopa de farinha de linhaça (para empanar) (45g);
Pimenta-do-reino e sal a gosto.

Modo de preparo:

Primeiramente, refogue a cebola em fogo médio durante 15 minutos. Em seguida, acrescente os legumes ralados e refogue até secar bem. Posteriormente, no processador ou liquidificador, processe o grão de bico sem pele juntamente com a salsinha picada, até os grãos dissolverem. Depois disso, em um recipiente, misture o grão de bico com a semente de girassol, a aveia, o sal, a pimenta e o refogado. Para obter uma massa homogênea, misture com as mãos. Então, molde em formato de croquete e empane na farinha de linhaça. Por fim, leve ao forno pré-aquecido (180ºC) por aproximadamente 15 minutos ou até dourar e aproveite essas delícias juninas.

Sobre a Combrasil

A Combrasil é uma empresa brasileira de alimentos com mais de 70 anos de tradição. Além disso, como líder no mercado nacional, oferece uma ampla variedade de produtos, incluindo feijões, grãos, farináceos e pipoca. Com foco na qualidade, a Combrasil cultiva e colhe produtos de alta qualidade, levando sabor e carinho à mesa das famílias brasileiras. Além disso, com mais de 4 mil clientes varejistas ativos, a empresa está sediada em Anápolis, Goiás, e possui centros de distribuição no Rio de Janeiro e Brasília. Adicionalmente, possui unidades de negócios em Foz do Iguaçu e Anápolis. A Combrasil seleciona cuidadosamente seus fornecedores, garantindo a qualidade e a conformidade com as normas. Por fim, todos os produtos são submetidos a testes rigorosos para garantir que estejam em conformidade com as normas nacionais e internacionais.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens