» Início » Cozinhas » Pratos veganos para Festa Junina

Pratos veganos para Festa Junina

por | jun 15, 2023 | Cozinhas, Datas Comemorativas, Destaques, Destaques Cozinhas, Destaques Receitas, Vegana

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Junho chegou e as Festas Juninas já estão a todo vapor em todo o Brasil. Não há como negar que a culinária, incluindo os pratos veganos, é uma das grandes estrelas desse tipo de celebração. Além disso, é importante lembrar-se dos convidados veganos ou com restrições alimentares. Portanto, seja para a sua festinha em casa ou para quem empreende com a venda de pratos juninos, é fundamental oferecer opções que atendam a todos os gostos.

Pensando nisso, o renomado Instituto Gourmet, líder em ensino profissionalizante em gastronomia no país, trouxe algumas opções de pratos veganos para Festa Junina. Com isso, garantindo que todos possam desfrutar das delícias dessa festividade, inclusive aqueles que seguem uma dieta vegana.

CURAU DE MILHO VERDE VEGANO

Pratos veganos

Divulgação: Curau de milho

Ingredientes

– 3 latas de milho verde (sem água)
– 1 litro de leite de coco
– 1 xícara (chá) de açúcar
– 1/2 colher (chá) de sal
– 5 colheres (sopa) de amido de milho
– 400 g de coco ralado
– Canela em pó a gosto

Modo de preparo

No liquidificador, bata 500 ml de leite de coco com o milho até obter uma mistura homogênea. Em seguida, coe a mistura e descarte a polpa. Após isso, retorne a mistura coada ao liquidificador limpo e adicione os demais ingredientes, incluindo os 500 ml restantes de leite de coco. Bata novamente até obter uma consistência cremosa. Em seguida, transfira a mistura para uma panela e leve ao fogo médio, mexendo constantemente por aproximadamente 30 minutos. Após esse tempo, despeje o curau em uma travessa e leve à geladeira. Por fim, sirva gelado ou quente, polvilhando canela em pó por cima.

DOCE DE ABÓBORA

Pratos veganos

Divulgação: Doce de abóbora

Ingredientes

– 1 kg de abóbora sem casca e cortada em pedaços médios
– 2 xícaras de chá de açúcar
– 1 canela em pau
– 3 cravos da índia

Modo de preparo

Coloque a abóbora, o açúcar, a canela e os cravos em uma panela grande. Em seguida, cozinhe em fogo brando com a panela tampada, mexendo sempre e amassando a abóbora com uma colher de pau para desmanchá-la. Assim que a abóbora estiver bem cozida, retire a canela e os cravos e adicione o coco. Deixe apurar por mais alguns minutos e, por fim, desligue o fogo. É importante destacar que o doce deve ficar úmido, não seco.

PÃO DE QUEIJO VEGANO

Pratos veganos

Divulgação: Pão de queijo vegano

Ingredientes

– 2 xícaras de polvilho doce
– 1 xícara de polvilho azedo
– 1/3 xícara de óleo

– 2 xícaras de batata salsa amassada (tipo purê)
– 1 xícara de água quente
– Sal a gosto
– Temperos a gosto (salsinha desidratada, ervas finas, alho desidratado, gergelim, linhaça)

Modo de preparo

Após descascar a batata salsa, cozinhe-a em água fervente. É importante reservar a água utilizada. Em seguida, amasse as batatas até obter uma consistência de purê. Em uma travessa, adicione o polvilho azedo, o polvilho doce, o óleo, o sal e a água quente das batatas. Misture bem, preferencialmente com as mãos, até formar uma massa uniforme. Além disso, acrescente os temperos de sua preferência. Para diversificar, é possível separar a massa em pedaços menores e adicionar temperos diferentes em cada um deles. Agora, modele bolinhas, preferencialmente pequenas, e coloque-as em uma assadeira antiaderente, deixando espaço entre elas, pois irão crescer durante o processo de cozimento. Por fim, leve a assadeira ao forno preaquecido a 180°C por aproximadamente 20 minutos, ou até que as bolinhas fiquem douradas.

Com essas três receitas de pratos veganos para Festa Junina, você poderá atender a todos os tipos de convidados ou clientes. Além disso, é importante lembrar-se de não parar por aí! Experimente criar também entradas, sobremesas e muito mais. Ademais, procure sempre atender a todos os públicos, não apenas durante as festas juninas, mas ao longo de todo o ano. Dessa forma, você garantirá uma variedade de opções que agradarão a todos os gostos e necessidades alimentares.

Sobre o Instituto Gourmet

O Instituto Gourmet, como a principal rede de ensino profissionalizante em gastronomia do Brasil, oferece uma ampla variedade de cursos de curta e longa duração com horários flexíveis. Além disso, prioriza a interação dos alunos e a aprendizagem completa, tornando-se a escolha certa para uma formação profissional de qualidade. Com um investimento a partir de R$190 mil, o Instituto Gourmet conta com mais de 150 franquias em todo o país. Ademais, seus cursos proporcionam uma experiência prática na cozinha, atendendo àqueles interessados em seguir carreira gastronômica, empreender ou simplesmente desfrutar da culinária como hobby. É notável o crescimento de mais de 25% da rede, que alcançou um faturamento histórico de mais de R$100 milhões em 2022. Com base nesses números expressivos, o Instituto Gourmet se consolida como uma referência no setor gastronômico nacional.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens