» Início » Destaques » 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha na Mantiqueira

1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha na Mantiqueira

por | jun 15, 2023 | Destaques, Festivais

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Se você está visitando as regiões serranas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro durante esse outono frio, aproveite, então, a oportunidade para vivenciar experiências gastronômicas únicas no maior festival da região. O Festival Gastronômico Sabores da Montanha teve início em 2 de junho e continuará até 30 de julho, reunindo, assim, 70 restaurantes de 29 municípios da Serra da Mantiqueira paulista, Serra da Bocaina, Sul de Minas Gerais e Visconde de Mauá (RJ) e região.

Sabores da Montanha

Crédito: Divulgação

Durante o feriado de Corpus Christi, os visitantes puderam degustar, então, pratos refinados com influência mediterrânea, além, também, da tradicional culinária mineira. Ademais, doces e sobremesas marcam presença no festival, proporcionando, assim, uma verdadeira festa para os paladares mais exigentes.

Até o final do festival, haverá, portanto, diversas opções gastronômicas para escolher. Desde hambúrgueres, pizzas e pastéis, até stinco de cordeiro e trutas preparadas de maneiras surpreendentes. Para conhecer a lista completa de estabelecimentos participantes e seus pratos, basta, então, acessar o site www.saboresdamontanha.com.br.

Comida típica mineira

Se você é fã da culinária mineira, não deixe, então, de experimentar os pratos especiais oferecidos pelos restaurantes participantes. Na Porcaria & Choperia, localizada no centro de Poços de Caldas (MG), você pode, assim, se deliciar com a Panturrilha de Porco, um prato tradicionalmente caipira. Essa deliciosa carne suína é cozida durante 36 horas em cerveja, resultando, assim, em um sabor único. Após o cozimento, a panturrilha é frita e servida com um molho especial e dois acompanhamentos.

Outra opção em Poços de Caldas é o prato Joelho Eisbein, oferecido pela Ziel Cervejaria Artesanal. Trata-se, então, de um suculento joelho de porco defumado à pururuca, acompanhado, assim, de chucrute, batata bolinha e molho especial. Essa iguaria, portanto, é ideal para compartilhar entre duas ou três pessoas.

O Rancho Mineiro, em Bom Jardim de Minas, preparou, então, a Costelinha de Porco à moda Rancho Mineiro. Nesse prato, a costelinha é desossada e servida com pelotas de batata recheadas com queijo, molho de cebola caramelizada, arroz, couve refogada e salada de azedinha. Trata-se, assim, de uma combinação de sabores que vai encantar o seu paladar.

Em Andradas (MG), o Restaurante Rio Branco apresenta, então, o Tutu à Mineira, preparado com arroz, virado de feijão, couve refogada, calabresa, torresmo, ovo frito, banana à milanesa e lombo suíno. Trata-se, assim, de uma verdadeira refeição completa que permite, então, apreciar a autêntica gastronomia local.

Grupo Sabores da Montanha

A Sabores da Montanha é a organizadora do 1º Festival Gastronômico Sabores da Montanha, fazendo parte do Grupo Sabores. Esse grupo de empresários do setor gastronômico tem como objetivo promover e valorizar a culinária típica das cidades serranas. Além disso, eles são responsáveis por outros festivais gastronômicos, como Sabores da Serra Gaúcha e Sabores da Praia, abrangendo os municípios litorâneos de Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba, e Sabores Rio, contemplando a cidade do Rio de Janeiro e os municípios litorâneos do estado.

Para mais informações sobre o festival, entre em contato pelo telefone (11) 9-5435-3665. Acesse também o site www.saboresdamontanha.com.br ou siga o perfil no Instagram @saboresdamontanha_br.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens