» Início » Destaques » Café da manhã prático e reforçado

Café da manhã prático e reforçado

por | jun 6, 2023 | Destaques, Destaques Cozinhas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Embora muitos exagerem e outros negligenciem, o café da manhã proporciona disposição e energia ao nosso corpo, garantindo o bom humor, melhorando a concentração e fornecendo os nutrientes necessários para começarmos o dia com o pé direito. No entanto, é crucial prepará-lo com equilíbrio. Nesse sentido, Cintya Bassi, coordenadora de Nutrição do São Cristóvão Saúde, apresenta opções versáteis que podem agradar tanto os pequenos quanto os mais velhos.

Café da manhã

Crédito: Divulgação

Ovos

É fácil preparar ovos e podemos consumi-los mexidos, em omeletes, cozidos e de outras formas. A especialista indica que os ovos são uma fonte de nutrientes importantes e de proteínas, o que ajuda a manter a saciedade por mais tempo, além de evitar grandes variações na glicose e insulina.

Iogurte

Rico em proteínas, auxilia na saciedade e também contribui para a saúde da flora intestinal, aumentando os níveis de bactérias benéficas. Essas bactérias reforçam a imunidade e melhoram a digestão. Cintya aconselha optar por iogurtes naturais, pois quanto menor a quantidade de compostos industriais na tabela do produto, melhor será para a saúde do consumidor.

Aveia

Você pode adicionar aveia às frutas ou usá-la no preparo de vitaminas, shakes, iogurte ou mingau, por exemplo. Além de ser nutritiva, a aveia possui fibras solúveis e insolúveis, que desempenham um papel importante. Essas fibras não apenas auxiliam na sensação de saciedade, mas também ajudam a regular o funcionamento do intestino e contribuem para a redução do colesterol.

Mingau

Fonte de proteínas, se torna uma refeição completa para começar o dia quando adicionamos frutas e cereais, como aveia e quinoa.

Queijos

É possível enriquecer os nutrientes do café da manhã com escolhas saudáveis de queijos, como a ricota, queijo fresco ou tofu. Além disso, a coordenadora de nutrição destaca que as frutas são uma excelente opção, pois fazem parte do grupo de alimentos reguladores. Elas são fontes de vitaminas e minerais, além de auxiliarem na hidratação. Recomenda-se servir qualquer tipo de fruta no café da manhã, cada uma com suas características e benefícios.

Uma opção adicional, que muitos exploram apenas timidamente, são os chás. Segundo Cintya, tanto o chá-mate quanto o chá-verde possuem cafeína e, quando consumidos logo pela manhã, podem estimular a mente e aumentar o estado de alerta – um efeito semelhante ao do café. Além disso, eles representam uma excelente fonte de hidratação. No entanto, se forem utilizados como substitutos do leite, é importante acrescentar outra fonte de proteína à refeição, como queijo, por exemplo.

O que não é indicado para o café da manhã?

Ao considerar o que não é recomendado para o café da manhã, é importante destacar que os shakes de proteína devem ser evitados nessa refeição. A especialista do São Cristóvão Saúde ressalta que esses shakes são mais indicados para o pós-treino ou entre lanches, devido ao seu teor de proteínas, que pode retardar a digestão e diminuir a sensação de energia matinal. Por outro lado, os pães, frequentemente questionados por serem fontes de carboidratos, não devem ser considerados vilões. A orientação é ajustar as porções e optar por produtos integrais, pois os pães são uma fonte importante de energia. Caso se queira evitar o consumo de pães, é possível recorrer a cereais como granola, linhaça e centeio, que são fontes saudáveis de energia e fornecem fibras para o adequado funcionamento do organismo.

Sobre o Grupo São Cristóvão Saúde

O Grupo São Cristóvão Saúde, sob a administração da Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, é uma instituição de destaque na área da saúde em São Paulo. Com mais de 110 anos de história, o Grupo abrange diversas Unidades de Negócio, incluindo hospital, maternidade, plano de saúde, centros ambulatoriais, centro cardiológico, centro laboratorial, centro endogástrico, centro de atenção integral à saúde, instituto de ensino e pesquisa, além de atividades filantrópicas. Investindo constantemente na modernização e expansão, o Grupo São Cristóvão Saúde aprimora sua infraestrutura física, tecnológica e equipe profissional. Atualmente, conta com 309 leitos e oito Centros Ambulatoriais que realizam consultas para mais de 160 mil beneficiários do plano de saúde e 18 mil beneficiários do plano odontológico. Sob a liderança do Engenheiro Valdir Pereira Ventura, como Presidente/CEO, o Grupo São Cristóvão Saúde toma decisões estratégicas para suas Unidades de Negócio desde 2007.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens