» Início » Notícias » Soft Skills: entenda o que são e como elas podem te ajudar no mercado de trabalho

Soft Skills: entenda o que são e como elas podem te ajudar no mercado de trabalho

por | abr 24, 2023 | Áreas, Destaques, Empreendedorismo, Não Perca!, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Você já ouviu falar em Soft Skills? No cenário atual do mercado de trabalho, tais habilidades estão sendo cada vez mais valorizadas pelos empregadores. Por isso, entender a importância delas e como desenvolvê-las pode te ajudar a alcançar uma melhor colocação. Mas se você ainda não sabe do assunto, não precisa se preocupar, pois abaixo trazemos explicações.

Antes de mais nada, é preciso entender que nos últimos anos grandes mudanças passaram a ocorrer no setor empregatício. A maioria delas devido ao avanço da tecnologia e à crescente demanda por novas áreas de atuação. Com isso, as profissões mais tradicionais estão perdendo espaço e dando lugar a novas funções que exigem habilidades específicas e alinhadas com a nova realidade tecnológica e estratégica do universo do trabalho.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da McKinsey, até 2030, cerca de 15% dos trabalhadores em todo o mundo precisará mudar de profissão devido à automação. Isso destaca a importância da atualização constante e do desenvolvimento de habilidades relevantes para o mercado de trabalho, tanto atual como futuro.

O que são soft skills?

Mas afinal, o que são Soft skills? São habilidades interpessoais, emocionais e comportamentais que vão além das habilidades técnicas necessárias para realizar uma determinada tarefa ou função. E dominá-las é importante para o sucesso profissional em qualquer área, inclusive na Gastronomia.

Saiba que existem diversas soft skills, como as habilidades de comunicação eficaz, pensamento crítico, liderança, empatia, resolução de conflitos e trabalho em equipe. Todas responsáveis por melhorar o relacionamento com colegas, clientes e parceiros de negócios.

Também é importante ressaltar que essas habilidades podem ser aprendidas e aprimoradas ao longo do tempo. Isso por meio de cursos, treinamentos e experiências pessoais e profissionais. Portanto, investir no seu aprendizado é a melhor garantia para se manter ativo no mercado de trabalho.

Como elas surgiram?

Contudo, se você está pensando que esse termo é algo novo, vai se surpreender. O conceito de soft skills surgiu na década de 1970 como uma forma de diferenciar habilidades interpessoais e comportamentais das habilidades técnicas necessárias para realizar uma determinada tarefa ou função, as chamadas hard skills.

Desde então, a importância das soft skills no mercado de trabalho tem aumentado, e as empresas estão cada vez mais buscando por profissionais que possuam essas habilidades e não apenas o conhecimento técnico e operacional para o cargo.

Quais são as soft skills?

Sendo assim, quais seriam essas qualidades tão valiosas para se ter? Como já explicamos, as soft skills são diversas e todas elas possuem relação como uma pessoa lida com o ambiente de trabalho. Bem como com outros colegas de empresa. Mas, de acordo um estudo do Fórum Econômico Mundial, até 2025, as habilidades mais valorizadas serão:

Pensamento analítico e inovação;
Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado;
Resolução de problemas;
Pensamento crítico;
Criatividade;
Liderança;
Uso, monitoramento e controle de tecnologias;
Programação;
Resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
Raciocínio lógico;
Inteligência emocional;
Experiência do usuário;
Ser orientado a servir o cliente (foco no cliente);
Análise e avaliação de sistemas;
Persuasão e negociação.

Por que elas são importantes para o mercado de trabalho?

Logo, as soft skills são valorizadas pelo mercado de trabalho porque permitem que os profissionais se destaquem em um ambiente de trabalho cada vez mais complexo e interconectado. Isso porque habilidades interpessoais, emocionais e comportamentais, como comunicação eficaz, pensamento crítico, liderança e trabalho em equipe, auxiliam na construção de relacionamentos mais positivos com colegas, clientes e parceiros de negócios.

Além disso, elas são consideradas essenciais para a resolução de problemas e a tomada de decisões, contribuindo diretamente com a manutenção de um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso. E que empresa não gostaria disso? Inclusive, com o mundo do trabalho em constante mudança, as soft skills também permitem que os profissionais se adaptem às novas situações, sejam mais flexíveis e tenham uma visão mais ampla e estratégica dos negócios.

Como desenvolver essas habilidades?

Portanto, mesmo sendo uma tarefa desafiadora, desenvolver soft skills é um passo essencial na carreira de qualquer profissão e um aprendizado enriquecedor que fará a diferença diante de qualquer situação profissional. Assim, algumas ações podem te ajudar.

A primeira etapa é identificar as habilidades que precisam ser aprimoradas e buscar oportunidades de treinamento e desenvolvimento, como workshops e mentorias. Outra forma muito eficaz é o aprendizado por meio da prática e da experiência. Isso porque ao assumir projetos desafiadores, liderar equipes e se envolver em atividades colaborativas, é possível desenvolver e aprimorar essas habilidades de forma mais efetiva.

Estar aberto ao feedback de colegas e gestores, em conjunto com a auto reflexão, também é importante para o aprendizado, por permitir avaliar o próprio progresso e identificar quais os pontos que merecem maior atenção.

Ademais, o curso de graduação é um momento muito propício para desenvolver soft skills. Participar ativamente das aulas, grupos de debate e grêmio estudantil são algumas das ações que a faculdade possibilita e que contribuem diretamente nesse aprendizado.

Benefícios em dominar as soft skills

Desse modo, fica claro que diante do cenário atual do mercado de trabalho, as soft skills trazem ao profissional diversas vantagens que permitirão maior destaque e estabilidade em sua carreira. Dentre esses benefícios, destacam-se os seguintes:

Melhora a comunicação;
Contribui para o trabalho em equipe;
Ajuda na tomada de decisões estratégicas;
Gerenciamento de conflitos de modo efetivo;
Valorização no mercado de trabalho com maiores e melhores oportunidades;
Construção de relacionamentos interpessoais positivos;
Melhoria da qualidade de vida no trabalho;
Aumento da satisfação pessoal.

Enfim, dominar as soft skills é um passo fundamental para todos os profissionais que desejam aproveitar as mudanças do mundo do trabalho para alcançar novas oportunidades e obter maior crescimento e satisfação pessoal.

 

 

 

Foto Destaque: Freepik

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens