» Início » Bebidas » Enologia » Confira dicas fundamentais para criar uma adega dos sonhos em casa

Confira dicas fundamentais para criar uma adega dos sonhos em casa

por | abr 11, 2023 | Bebidas, Destaques, Enologia, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Você sonha em criar uma adega própria em casa? Essa é uma ideia que faz brilhar os olhos de muitos, em especial dos enófilos, apaixonados por vinhos. No entanto, não é uma tarefa exatamente fácil, pois exige que se leve em consideração diversos aspectos. Entre eles, o espaço ideal, o controle de umidade e temperatura, a luminosidade, a organização e o armazenamento correto dos rótulos.

Além disso, existem adegas de vários modelos e estilos, e outras bebidas também podem fazer parte do acervo pessoal como espumantes, champagnes, whiskies e cervejas especiais. Cada uma delas traz diversidade, mas também revela a individualidade e os gostos de cada pessoa.

Outro ponto em questão é o alinhamento com a arquitetura da casa ou apartamento, já que as adegas se tornaram valiosos itens de decoração. Se tornando elementos de destaque, trazendo sofisticação e requinte. Inclusive, a escolha do tipo de adega, o formato, as cores e texturas, bem como a forma como ela se integra ao espaço, podem criar um ambiente mais acolhedor e agradável, deixando a casa mais convidativa e charmosa.

Assim, a opinião de um arquiteto ou de algum profissional qualificado pode facilitar todo esse processo de decisão, atendendo as necessidades e preferências de cada pessoa. Mas, abaixo você pode conferir algumas dicas fundamentais que vão te ajudar a entender melhor sobre o assunto e colocar seu sonho em prática.

Tipos de adegas

Primeiramente, é importante destacar os diferentes tipos de adegas disponíveis no mercado atualmente. Isso porque cada um tem suas características distintas. Nesse sentido, achar o formato ideal depende das necessidades, dos objetivos, das preferências e do valor que você deseja investir neste sonho.

Adegas de parede:

Estas são projetadas, como o próprio nome sugere, para serem instaladas nas paredes. Em geral, são feitas para ocupar pequenos espaços e, por isso, são perfeitas para apartamentos e casas menores. Geralmente feitas em madeira ou vidro, estas adegas trazem um charme único e um aconchego especial. Mas nessa opção a criatividade não tem limites, então, solte a sua!

Adegas climatizadas:

Já as adegas climatizadas possuem um design moderno e são perfeitas para inúmeros projetos arquitetônicos. Elas podem ser termoelétricas, onde um dispositivo eletrônico usa corrente elétrica para gerar um gradiente de temperatura dentro do equipamento. Também pode ser com compressor, onde o sistema de refrigeração se assemelha aos refrigeradores convencionais, sendo ideais para colecionadores de vinho que desejam preservar e envelhecer seus rótulos em condições ideais de temperatura e umidade. Inclusive, a depender do tamanho podem comportar de cinco a 50 garrafas, armazenadas em temperatura ideal (entre 12ºC e 18ºC e umidade entre 60% e 80%) para manter o sabor e a qualidade dos vinhos.

Adegas embutidas:

Por último, as adegas embutidas trazem a grande vantagem da personalização, de acordo com as preferências e as necessidades do proprietário. Ou seja, o tamanho, a capacidade de armazenamento, as prateleiras e até a iluminação podem atender a um planejamento. Assim, a construção pode ser embaixo de uma escada, em uma parede vazia na sala de estar ou no interior de um móvel, para aqueles que não querem ocupar espaço visualmente ou chamar atenção. Porém, a desvantagem desse tipo de adega é que o processo de instalação é mais complexo e pode ser mais caro. Contudo, os resultados sempre valem a pena.

Dicas de bebidas

Depois da tarefa de escolher a adega ideal para o lar, vem então a melhor parte que é a escolha dos rótulos para armazenamento. Afinal, esse o principal objetivo deste planejamento. Pensando nisso, o sommelier e especialista em vinhos do site do Super Adega DF, Rodrigo Rio Preto, separou quatro dicas para integrar seu acervo. São bebidas imperdíveis para começar a sua adega particular da melhor maneira.

Confira os rótulos abaixo:

1 – Ott Château de Selle Côtes de Provence

Ott Château de Selle Côtes de Provence Rosé é um vinho rosé de alta da região de Côtes de Provence, na França. Sua produção ocorre a partir de uma mistura de uvas Grenache, Cinsault e Syrah, cultivadas em vinhedos localizados em encostas de calcário. O vinho traz aromas delicados de damasco, pêssego branco e florais, com toques de especiarias e baunilha.

2 – MIA Millahue

O vinho tinto Mia Millahue, produzido por uma das maiores vinícolas do Chile, a Viña Vik, é uma das exclusividades da rede de atacarejo Super Adega. Em sua composição, a bebida leva 95% de uvas Cabernet Sauvignon e 5% Carbenet Franc. É um vinho seco que ressalta notas de especiarias frescas, frutos secos e um toque de baunilha. Assim, na boca é muito fresco e sedoso.

3 – Champagne Taittinger Reserve Brut

A Champagne Taittinger Reserve Brut é um vinho espumante de alta qualidade produzido na região de Champagne, na França. Ele é um blend de uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier, cultivadas em vinhedos selecionados da região. De coloração amarelo dourado e brilhante, a bebida contém notas de brioche, pêssego, damasco, flores brancas, baunilha e um delicado toque de mel. Além disso, é possível sentir também notas de frutas cítricas.

4 – Casal Garcia Sweet

Casal Garcia Sweet apresenta uma cor citrina, um aspeto límpido e ligeiramente efervescente. Com a acidez equilibrada, torna-se um vinho fácil de beber e agradável ao paladar. Seu final é limpo e fresco, deixando uma sensação refrescante na boca. Desse modo, combina com pratos de frutos do mar ou de peixe, bem como sobremesas intensas e doces.

 

 

 

Foto Destaque: Freepik

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens