» Início » Técnicas » Carnes e Pescados » Saiba como escolher Peixes corretamente para a Quaresma e Semana Santa

Saiba como escolher Peixes corretamente para a Quaresma e Semana Santa

por | abr 3, 2023 | Carnes e Pescados, Compra e Estocagem, Destaques, Notícias, Nutrição, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Durante o período da quaresma, que antecede a Páscoa, é uma tradição religiosa o consumo de peixes nas refeições. Por isso, o mercado se abastece com uma variedade dessa proteína, visando atender a esse típico comportamento. Mas com os freezers recheados de opções, surgem também muitas dúvidas sobre qual delas escolher. Pensando nisso, a nutricionista Jaqueline Lopes, da Água Doce Sabores do Brasil, reuniu dicas para te ajudar nesse momento. O objetivo é ensinar técnicas para que você consiga optar pelos melhores produtos para levar pra casa.

Nesse sentido, a profissional ressalta que os peixes são ricos em proteínas de alto valor biológico, vitaminas e minerais. Inclusive, muitos deles são fontes de ômega 3, que auxiliam no controle dos níveis adequados de triglicerídeos, colesterol e fortalecimento do sistema imunológico. Logo, prevenindo também contra doenças cardiovasculares. Outro ponto importante que incentiva ainda mais o consumo é que esses alimentos possuem baixo teor de gordura saturada e calorias.

Contudo, Jaqueline afirma que seja de água salgada ou doce, sempre é importante ter atenção na compra para adquirir a melhor opção para as refeições. Saiba mais abaixo:

Peixes frescos

Geralmente à venda em feiras e peixarias, são ideais para preparar pratos assados, como um robalo ao molho de ervas e especiarias. Para a compra do peixe nessas condições, a nutricionista diz que é necessário prestar atenção e verificar se estão refrigerados em gelo ou geladeira. Além disso, é preciso observar se a proteína conta com escamas bem aderidas na pele ou com o couro inteiro e os olhos ainda brilhantes, no caso de compra do peixe inteiro.

Vale ressaltar que o consumo dessa proteína descongelada deve ocorrer em até dois dias, caso contrário ela pode apodrecer e causar mau cheiro na cozinha.

Peixes congelados

Já os peixes congelados são os mais fáceis de encontrar, pois são vendidos em supermercados e geralmente já estão cortados e pesados. Ou seja, costumam ser mais práticos. Os mais encontrados são as tilápias, merluza, arenque etc. Sendo recomendados para receitas de pratos com molhos e empanados.

Portanto, se a opção for a compra do produto nessas condições, eles devem estar bem embalados e conservados em temperatura adequada. Jaqueline afirma que ainda é importante verificar se há acúmulo de água ou gelo na embalagem, dando indícios do peso incorreto e embalagem inadequada.

Peixes secos

Do mesmo modo, é preciso ter cuidados durante a compra e consumo dos peixes vendidos secos, como o bacalhau e a manjuba. Isso porque as proteínas com essas condições devem estar armazenadas em local limpo e protegidos de poeira e insetos. A nutricionista orienta que o cliente observe se tem mofo, ovos ou larvas de moscas, manchas escuras ou avermelhadas no peixe. Também ressalta que é ideal que não tenha limosidade superficial e odor desagradável durante a manipulação do mesmo.

Assim, com a escolha feita é possível então preparar pratos como bacalhoada, tortas, patês ou petiscos fritos com este tipo de peixe.

Sobre a Água Doce

Atualmente, a rede Água Doce conta com 80 unidades em sete estados brasileiros. Seus restaurantes são destinos para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento.

Para isso, contam com um extenso cardápio repleto de delícias da culinária brasileira, aliás com muitas opções que levam peixes, como a Moqueca, o Escondidinho de Bacalhau e a Tilápia. Os pratos e porções ficam perfeitos acompanhados ainda de cachaças e drinques do amplo menu que a marca oferece.

Além disso, a rede está com um cardápio especial de quaresma, com pratos ideais para quem busca por um ambiente aconchegante para comemorar a Sexta-feira Santa e o domingo de páscoa entre familiares e amigos.

Site / Facebook / Instagram

Foto Destaque: Freepik

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens