» Início » Receitas » Receita de Bacalhau Tradicional, um clássico da Sexta-feira Santa

Receita de Bacalhau Tradicional, um clássico da Sexta-feira Santa

por | abr 3, 2023 | Datas Comemorativas, Destaques, Notícias, Receitas, Salgadas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Na Sexta-Feira Santa, data vinculada à celebração da Páscoa, os pratos de pescados costumam ser tradição nas mesas brasileiras. Entre eles, destaque para o clássico Bacalhau que agrada crianças e adultos. Sabendo disso, a rede de restaurantes Água Doce Sabores do Brasil decidiu compartilhar sua receita tradicional. O intuito é ajudar no passo a passo, bem como tornar essa refeição ainda mais saborosa.

Logo, para preparar esse sucesso que conquista os paladares dos clientes da marca é preciso seguir alguns passos. Sendo que o tempo de preparação é de 2h, com rendimento de 6 porções. Confira quais são abaixo:

Bacalhau Tradicional

Ingredientes:
1kg de batata inglesa
800 gramas de bacalhau em postas
200 gramas de cebola em rodelas
300 gramas de tomate em rodelas
3 pimentões pequenos em rodelas (1 amarelo, 1 vermelho e 1 verde)
5 ovos
1 xicara de chá de azeite de oliva
100 gramas de azeitona preta
2 colheres de sopa de cheiro verde
1 colher de café de sal
1 colher de café de pimenta do reino

Modo de preparo:

Em primeiro lugar, coloque em uma panela as postas de bacalhau, cubra com água para o cozimento e cozinhe por aproximadamente 10 a 15 minutos. Mas atenção, pois o ponto ideal de cozimento é quando as lascas de bacalhau se despendem facilmente. Então, assim que o bacalhau estiver morno, retire os espinhos e a pele e reserve.

Na sequência, cozinhe os ovos e retire as cascas. Higienize as batatas, descasque e corte em rodelas. Depois, em uma panela com água fervendo, deixe as batatas cozinharem por 5 minutos. Após cozidas, acomode em uma forma refratária e regue com o azeite, sal e pimenta do reino.

Em seguida, acomode o bacalhau em lascas ou pequenos pedaços sob a batata. Em camadas, distribua os pimentões, amarelo, vermelho e verde, as rodelas de tomate e cebola. Então, corte os ovos em rodelas e também distribua sobre o bacalhau tradicional. Por fim, complete com as azeitonas, azeite, sal, pimenta do reino e cheiro verde.

Imediatamente cubra a forma com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido à 180°C por aproximadamente 30 a 35 minutos. Depois retire o papel alumínio e deixe dourar por mais alguns instantes. Sirva quente.

Sobre a Água Doce

Atualmente, a rede Água Doce conta com 80 unidades em sete estados brasileiros. Seus restaurantes são destinos para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento.

Para isso, contam com um extenso cardápio repleto de delícias da culinária brasileira, aliás com muitas opções que levam peixes, como a Moqueca, o Escondidinho de Bacalhau e a Tilápia. Os pratos e porções ficam perfeitos acompanhados ainda de cachaças e drinques do amplo menu que a marca oferece.

Além disso, a rede está com um cardápio especial de quaresma, com pratos ideais para quem busca por um ambiente aconchegante para comemorar a Sexta-feira Santa e o domingo de páscoa entre familiares e amigos.

Site / Facebook / Instagram

Foto Destaque: Divulgação/Água Doce Sabores do Brasil

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens