» Início » Áreas » Nutrição » Glutamato: o que é e como ajuda a reduzir o sal no dia a dia?

Glutamato: o que é e como ajuda a reduzir o sal no dia a dia?

por | mar 14, 2023 | Áreas, Não Perca!, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Não é de agora que a ciência vem buscando alternativas para substituir o excesso de sal nas refeições, um dos grandes males alimentares que pode elevar os riscos de diversas doenças, como a hipertensão arterial.

O glutamato monossódico mostrou ser uma solução bastante eficaz nesse quesito, podendo ser utilizado como ingrediente para substituir metade do sal no preparo dos alimentos, sem prejudicar o sabor do alimento. A redução da quantidade de sódio pode chegar a até 37%, dependendo da quantidade que for usada, comparado com uma receita apenas com sal.

O que é glutamato?

Nosso organismo produz glutamato – aminoácido – naturalmente, pois é uma substância essencial para o cérebro e é responsável por realizar diversos processos relacionados às proteínas presentes no corpo. Diversos alimentos também são fontes de glutamato, por isso ele costuma estar presente em nossa dieta sem nos darmos conta. O tomate, o queijo parmesão, o milho e as carnes são ricos no aminoácido, então nossa alimentação também auxilia em sua reposição no organismo.

Já o glutamato monossódico é produzido industrialmente a partir de fermentação. Ele é frequentemente adicionado a alimentos processados como um realçador de sabor, pois pode melhorar o sabor umami dos alimentos. Ele não é responsável por deixar o alimento mais salgado, mas, sim, por realçar seu gosto.

Quais os benefícios de incluir glutamato monossódico no preparo de alimentos?

Fazer refeições saudáveis e saborosas pode ser facilitada com o uso do glutamato monossódico. Além disso, ele possui inúmeros benefícios ao ser adicionado no preparo de alimentos, como sopas, molhos, carnes e outras receitas.

Ao realçar o gosto dos ingredientes, ele pode ser um ótimo aliado para reduzir a quantidade de sal no preparo das receitas, sendo benéfico para quem busca diminuir a ingestão de sódio no dia a dia.

Além disso, o uso do glutamato monossódico pode ser positivo para melhorar a aceitação dos alimentos e evitar o desperdício, tornando-os mais agradáveis ao paladar. Pode também estimular a produção de saliva e sucos gástricos no estômago, auxiliando, consequentemente, na digestão de alimentos.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens