» Início » Notícias » Eventos » Festa gastronômica Degusta Copacabana ocorre na Praça do Lido a partir desta quinta

Festa gastronômica Degusta Copacabana ocorre na Praça do Lido a partir desta quinta

por | mar 9, 2023 | Eventos, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A festa gastronômica “Degusta Copacabana” ocorre na Praça do Lido, situada no charmoso bairro do Rio de Janeiro, entre os dias 9 e 12 de março. Durante o período, o evento traz muita comida boa através de restaurantes, bares, bistrôs e docerias renomados. O objetivo é fomentar a culinária brasileira e internacional. Assim, a atração promete agitar o público das 17h às 22h, na quinta-feira e das 12h às 22h, nas outras datas. A entrada é gratuita.

Idealizado e realizado pelo restaurateur Otto Grunewald, em parceria com o Polo Gastronômico e Cultural de Copacabana, o Degusta vai ocupar um espaço em torno de 1.000m². São mais de 40 participantes, entre comidas, produtos gastronômicos, cachaças, vinhos, batidas e outros. Inclusive, com representantes gastronômicos de outros bairros. A proposta é apresentar ao público, em forma de degustação, o melhor da gastronomia carioca em um só lugar.

Segundo o presidente do Polo Gastronômico de Copacabana, Sildo Frutuoso, a chegada do Degusta Copacabana à Praça do Lido vai ter uma importância muito grande para todos que a frequentam. Isso porque irá movimentar o comércio. Já a CEO da Contato Eventos e produtora responsável pelo evento, Monique dos Santos, destaca que começar essa itinerância pelo famoso bairro é desafiador, no entanto, uma grande satisfação.

Festa gastronômica "Degusta Copacabana" ocorre na Praça do Lido a partir desta quinta

Espírito de porco – Crédito: Lipe Borges

Outras atrações

Mas para completar a experiência, a festa também conta com música de qualidade e atrações culturais. Para isso, tem patrocínio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RJ). No palco, shows de Jazz, Bossa Nova e MPB. Bem como apresentação de novos talentos da escola de música Guitarra Virtual de Copacabana e da Escola de Dança Valor.

Além disso, o evento aberto ao público segue a linha pet friendly, sendo assim, tem mimos para os bichinhos como água e petiscos. E a criançada é super bem-vinda, pois o evento inclui espaço kids (a partir de 3 anos) com pula-pula, tobogã, escorrega, entre outros brinquedos.

Desse modo, toda a família é convidada para desfrutar de momentos especiais na Praça do Lido. A expectativa da organização é de que o local receba 15 mil pessoas durante os quatro dias de realização do evento.

1º Campeonato Carioca de Caipirinha

Ademais, o Degusta Copacabana ainda traz uma grande novidade! Isso devido ao lançamento da primeira edição do Campeonato Carioca de Caipirinha. Uma disputa voltada para destacar as receitas de sucesso e descobrir qual a melhor delas. Com esse propósito, a competição tem apoio da Associação Brasileira de Bartenders (ABB) e da Apacerj – Cachaças do Rio.

Então, serão realizadas duas etapas durante o evento. A primeira nos dias 9 (quinta-feira), 10 (sexta-feira) e 11 (sábado), eliminatórias; e a segunda no dia 12 (domingo), quando acontece a grande final. O campeonato conta com duas categorias: a melhor caipirinha tradicional e a caipirinha inovação, onde o bartender poderá deixar a sua criatividade ir longe.

Festa gastronômica "Degusta Copacabana" ocorre na Praça do Lido a partir desta quinta

Evento tem disputa de caipirinhas – Crédito: Divulgação

Boa gastronomia

Durante o Degusta Copacabana não vai faltar comida boa! E nem preços atrativos, já que a partir de R$ 10, o visitante pode degustar delícias temáticas e tradicionais. Nesse sentido, o cardápio da festa é amplo e conta com a presença confirmada de diversas marcas. Entre elas, o BAR DO ADÃO com seus tradicionais pastéis e a Chef Rosa Perdigão, que leva seu tabuleiro com o melhor da culinária baiana com o CHEIRINHO DE DENDÊ. E o queridinho da criançada e dos adultos, o JOE CREPE, que lança no evento o crepe de costela desfiada.

Outros participantes de destaque são o ANGU DO GOMES, um patrimônio cultural da cidade, o ESPÍRITO DE PORCO, com incríveis sanduíches de porchetta e o QUICK GALETO, com sua suculenta iguaria. Também Os LACANAS – BBQ e seus sanduíches de costela.

Para quem preferir outras opções, o LF CAFÉ traz café e quiches, enquanto o BISCUIT oferece doces e salgados tradicionais. A praticidade da MARMITINHA GOURMET é outra boa escolha, assim como o requinte de COGUMELOS E AZEITE TRUFADOS e a mini feijoada do FORNELLO.

Na ala internacional, o anfitrião Otto apresenta sua culinária alemã, e, claro o seu já consagrado Palmito Natural assado na casca, um clássico do RESTAURANTE OTTO. A gastronomia mexicana fica por conta do TACO E CHILI, já as delícias árabes com O AMIR. E do outro lado do mundo, o YAPA SUSHI com a gastronomia japonesa e os hermanos de LA COPA.

Os fast foods americanos também marcam presença com o HOB HAMBURGUERIA. Da Itália, o restaurante FAENZA apresenta as tradicionais pizzas, enquanto a ADEGA PIMENTA as delícias alemãs. Por fim, o tradicional restaurante DON CAMILLO participa com seus risotos.

Festa gastronômica "Degusta Copacabana" ocorre na Praça do Lido a partir desta quinta

Sobretudo, festa reúne sabores como de Rosa Perdigão, Adega Pimenta e Amir – Crédito: Divulgação

Bebidas e outras delícias

Contudo, o Degusta Copacabana traz ainda bebidinhas para acompanhar os pratos. Para isso, conta com bares que servem chopes gelados a partir de R$ 10. Entre eles o tradicional e querido dos cariocas chope da Brahma, além da Colorado (cerveja oficial), Patagônia, Hocus Pocus e Hoegaarden. Também marcas como a BATIDA CARIOCA, com sabores de coco, pina colada, maracujá, chocolate, amendoim e outras, e o SABRAGE, um autêntico bistrô de Copa que além de comidinhas venderá vinhos em taças. A festa ainda traz os rótulos da vinícola CONCHA Y TORO.

Abrindo espaço para os empreendedores, o Degusta recebe um time de peso: DELÍCIAS DE MINAS com queijos, pimentas, manteiga e geleias, a carrocinha da RIO POPS com diversos sabores de picolé artesanal, e A FAZENDA DO ALEMÃO, com linguiças, chorizos entre outros. Para encerrar, A CASA GENTILE traz deleitosos pães artesanais.

Logo, a lista completa de participantes está disponível no site oficial do evento.

Circuito Degusta

O projeto começou com o “Degusta Tijuca”, reunindo veteranos, novas gulodices locais e de outros bairros. A primeira edição, em novembro de 2020, recebeu em torno de 12 mil pessoas, sendo considerado o melhor evento dos últimos tempos pela imprensa. Da mesma forma, suas outras edições tiveram sucesso de público, aumentando as vendas dos expositores.

Agora, o Degusta se torna itinerante e chega à Copacabana. A ideia é que durante o ano, ele siga acontecendo uma vez por mês nos principais bairros da cidade. Sempre em parceria com as subprefeituras, associações de moradores, bares e restaurantes da região.

O sucesso das três edições do Degusta Tijuca serviu de base para o projeto se tornar itinerante. Temos programado dez eventos em diversos bairros da cidade, que além de levar boa comida e diversão aos bairros, temos o objetivo de fomentar o setor de bares e restaurantes na cultura local”, completa Otto Grunewald, idealizador do projeto.

Serviço

Degusta Copacaba
Data:
9 a 12 de março de 2023 (quinta a domingo)
Horário: Quinta, das 17h às 22h; sexta a domingo, das 12h às 22h
Local: Praça do Lido, s/n, Copacabana – Rio de Janeiro/RJ
Entrada: Gratuita
Observação: Pet friendly e espaço kids
Metrô Próximo: Estação Arcoverde

Site / Facebook / Instagram

 

 

Foto Destaque: Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens