» Início » Áreas » Nutrição » Saúde bucal: o que maçã, salmão e nozes têm em comum?

Saúde bucal: o que maçã, salmão e nozes têm em comum?

por | fev 22, 2023 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Quando falamos em saúde bucal, muita gente pensa que o assunto se limita somente a escovar os dentes diariamente e ir ao dentista regularmente. De fato, tudo isso é muito importante, mas também existem outros fatores que colaboram com a integridade dos seus dentes, sendo a alimentação um dos principais. Da mesma forma que existem alimentos prejudiciais, também há aqueles que promovem o efeito contrário, ajudando a manter sua arcada dentária sempre bonita e saudável.

Os doces são bem famosos por serem grandes inimigos da nossa saúde bucal, devido ao excesso de açúcar, que diminui o pH da saliva e torna nossa boca mais vulnerável à ação de bactérias. Por outro lado, também existem alimentos com nutrientes que fortalecem essas propriedades e previnem diversos problemas bucais, como é o caso da maçã, do salmão e das nozes. A princípio, esses alimentos aparentam não ter nada em comum, mas são três exemplos perfeitos desse grupo de aliados da saúde bucal.

A maçã é rica em água e em fibras, ajudando a equilibrar a acidez da boca. O simples fato de comer uma maçã ajuda a manter os dentes limpos e ainda estimula a produção de saliva, por isso os profissionais formados na faculdade de odontologia recomendam que essa seja sua sobremesa quando você não puder escovar os dentes após uma refeição.

Já o salmão se destaca por ser rico em flúor, uma característica dos peixes no geral, então é muito importante incluí-los na sua dieta com frequência. O flúor é um mineral que fortalece o esmalte dentário, prevenindo o surgimento de cáries; o ideal é buscar estar sempre dentro dos níveis recomendados, pois, quando presente em excesso, também pode trazer o efeito contrário, deixando os dentes mais frágeis. Por isso, o recomendado é consumir peixes com moderação, de duas a três vezes por semana, no máximo.

As nozes são ricas em cálcio e proteínas, ajudando a produzir mais saliva e higienizar os dentes. Contudo, seu maior diferencial está no seu óleo natural, que forma uma placa protetora na superfície dentária e evita o acúmulo de bactérias. Além desses três alimentos, muitos outros também colaboram com a saúde bucal, com destaque para o leite e seus derivados lácteos, ovos, brócolis e frutas cítricas. Cada um é importante do seu próprio jeito, então o indicado sempre é comer um pouco de tudo.

Foto Destaque: iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens