» Início » Notícias » Mulher tem crise alérgica e morre depois de usar colher de chá errada

Mulher tem crise alérgica e morre depois de usar colher de chá errada

por | jan 31, 2023 | Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A morte de uma mulher de 24 anos, ocorrida recentemente na África do Sul, trouxe à tona um importante tema. Isso porque Jess Prinsloo sofreu uma forte crise alérgica após usar uma colher com resquícios de leite para mexer sua xícara de chá. Ela possuía alergia à proteína do alimento e, então, ao fazer a escolha do utensílio errado teve um choque anafilático, não resistindo às complicações.

O caso ocorreu em 30 de dezembro, enquanto a jovem viajava pelo país ao lado do namorado Craig McKinnon. Na data, os dois haviam ido até a cada da mãe de Jess, em Johanesburgo, para celebrar o pedido de noivado que teria sido feito dias antes do acidente. Em entrevista ao jornal britânico Mirror, o companheiro contou que a noiva carregava epinefrinas para o caso de precisar, mas que elas não adiantaram na ocasião.

Craig também citou que essa não foi a primeira vez que a executiva de marketing sofreu por conta do problema de saúde. Aos 18 anos, ela teve que ser ressuscitada depois de ingerir leite em um curry. Outra vez, precisou de atendimento médico ao comer uma sobremesa que deveria ser vegana. Desse modo, o homem acredita que anos de reações alérgicas tiveram um efeito cumulativo em Jess, que era alérgica a laticínios desde os nove meses de idade.

Portanto, esta tragédia torna necessária a discussão sobre alergias alimentares. Bem como ressalta a importância da intervenção médica no momento certo, em casos similares.

O que é a alergia?

De acordo com a Dra. Brianna Nicolletti, alergista e imunologista pela USP e médica do Hospital Albert Einstein, a alergia à proteína do leite ocorre quando há uma desregulação do sistema imunológico. E, assim, o organismo passa a entender a estrutura do alimento como alergênica, o que por sua vez gera um processo inflamatório no corpo.

Inclusive, essa resposta alérgica costuma ocorrer poucas horas após a pessoa ingerir o alimento que causou o descompasso no organismo. E se você está pensando que a reação se relaciona com a quantidade do produto ingerido, não se engane! Segundo a profissional, ele não pode ser consumido nem em pequenas doses. No caso de Jess, por exemplo, o utensílio continha pouquíssimo leite e mesmo assim desencadeou o quadro alérgico.

Além disso, a pessoa pode desenvolver alergia em qualquer idade, mesmo já tendo ingerido (inclusive por muito tempo) o alimento e não ter tido nenhuma reação, pois o sistema imune está em constante transformação”, completa a especialista.

Principais sintomas de uma reação alérgica:

Urticária (manchas, bolinhas ou placas vermelhas pelo corpo);
Coceira no corpo todo;
Inchaços de lábios, língua e pálpebras;
Vômito;
Diarréia acompanhada de dor abdominal;
Tosse;
Chiado no peito e/ou falta de ar;
Desmaio.

Por fim, a Dra. Brianna ressalta que em casos mais graves pode ocorrer ainda o edema da glote. Sendo que ele é mais comum quando há choque anafilático, como aconteceu com Jess. Nessa situação, a profissional reforça que é um quadro gravíssimo, que deve ser tratado prontamente com adrenalina intramuscular. Ou seja, não adianta corticoides, nem antialérgicos! Logo, é necessário tratamento especializado e imediato, uma vez que há risco de vida.

 

Foto Destaque: Craig McKinnon/Rede Social

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens