» Início » Áreas » Nutrição » Hidratação: entenda os benefícios da água para o organismo

Hidratação: entenda os benefícios da água para o organismo

por | jan 27, 2023 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A água é um dos principais elementos responsáveis pela vida humana, e manter-se hidratado é essencial para o funcionamento correto do nosso organismo, afinal o corpo humano é composto por cerca de 70% de água. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a quantidade de água necessária a ser consumida diariamente varia de acordo com a idade e o peso de cada pessoa, porém o valor médio é de 2 litros por dia para adultos.

Manter-se hidratado traz uma série de benefícios para o corpo, como:

  • Manter a pele saudável;

  • Auxiliar na produção de ácidos graxos;

  • Ajudar na digestão e na absorção de nutrientes;

  • Ajudar no transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células;

  • Eliminar as toxinas presentes no corpo, por meio da urina;

  • Facilitar o processo de excreção do corpo;

  • Auxiliar no metabolismo, ajudando no emagrecimento;

  • Ajudar no combate de acnes, celulites e estrias;

  • Controlar a temperatura corporal, por meio do suor;

  • Melhorar a circulação sanguínea, ajudando no combate a hipertensão;

  • Entre muitos outros benefícios.

Já a falta de hidratação pode trazer sérias complicações para o nosso corpo, como desidratação, fadiga, cansaço, intestino irregular, câimbras, pressão sanguínea irregular, pele seca, problemas nos rins, dores fortes de cabeça, mudanças repentinas de humor, dificuldade de concentração, entre muitos outros problemas. A desidratação severa também pode levar a quadros irreversíveis, podendo causar a morte.

Existem vários tipos de água encontrados na natureza, dependendo do seu local de origem. Veja quais são os tipos mais adequados para o consumo humano:

Água mineral

A água mineral possui uma grande quantidade de minerais em sua composição. Normalmente, ela é extraída de uma fonte natural e comercializada em garrafas plásticas, porém ela também pode ser mineralizada artificialmente, recebendo minérios dissolvidos e outros produtos químicos no seu preparo.

Água doce

A água doce é aquela encontrada em rios e lagos. Ela não pode ser consumida diretamente como a água mineral, e precisa passar pelo processo de filtragem para garantir a eliminação de bactérias nocivas ao nosso organismo.

Para o consumo humano, a água passa por alguns processos de filtragem para se tornar potável. A maior parte da água potável disponível para consumo é a água doce, proveniente de riachos e mananciais, que já passou pelos processos de filtragem para a remoção de bactérias e substâncias nocivas para o corpo humano. A água que encontramos nas torneiras, vinda de reservatórios de água, fornecida pelas empresas distribuidoras, é potável e pode ser consumida sem nenhuma restrição.

Consumir a quantidade necessária de água diariamente ajuda a evitar muitos problemas de saúde e traz inúmeros benefícios para o corpo humano. Por isso, é muito importante manter-se hidratado, principalmente em dias mais quentes ou durante as atividades físicas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens