» Início » Áreas » Nutrição » Preparar suas refeições ou comer na rua: saiba qual opção é melhor para você

Preparar suas refeições ou comer na rua: saiba qual opção é melhor para você

por | jan 19, 2023 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Com a correria do dia a dia, comer fora tem sido a opção de muita gente. A praticidade de comer em restaurantes sem ter que se preocupar com o preparo das refeições, além da possibilidade de experimentar comidas e sabores diferentes, é um atrativo e tanto na hora de escolher onde comer.

Apesar do conforto, realizar as refeições na rua possui suas desvantagens. Em diversos casos, comer fora pode sair bem mais caro para o seu bolso e para a sua saúde do que preparar os alimentos em casa. E o contrário também é real: fazer comida demanda muito tempo e paciência, o que se torna difícil com a rotina cheia.

Para te ajudar a entender qual é a melhor opção para você, separamos alguns elementos que se deve ter em mente na hora de escolher entre comer fora ou fazer comida em casa.

Comer fora: prático, porém custoso

Para pessoas com uma rotina agitada, não existe nada mais prático do que comer fora. Ao comprar uma refeição ou comer em restaurantes, não existe a necessidade de separar um tempo do dia para preparar os seus alimentos, além da grande variedade de opções de comidas.

Contudo, realizar as refeições na rua pode pesar bastante no seu bolso. De maneira geral, comer em restaurantes diariamente tem um custo bem mais alto do que comer em casa. De acordo com a Assert (Associação das Empresas de Refeição e Alimentação Convênio para o Trabalhador), uma refeição individual no Brasil custa em média R$ 30,48, valor que, se gasto diariamente, está bem acima do orçamento de grande parte da população.

Além disso, comer fora com frequência pode trazer problemas para a saúde. Isso porque tendemos a consumir uma maior quantidade de alimentos ricos em carboidratos, açúcares e gorduras quando comemos na rua, em comparação com frutas, legumes e verduras.

Dessa forma, não consumimos a quantidade de nutrientes recomendados diariamente. Aliado a isso, de modo geral, as porções servidas em restaurantes são bem maiores do que as que devemos consumir em cada refeição, ou seja, há um consumo maior de calorias, que pode resultar no aumento do peso e no surgimento de outros problemas de saúde, como diabetes e obesidade.

Comer em casa: econômico, mas demorado

Comer em casa pode ser bastante vantajoso para quem está com o orçamento mais apertado. Isso porque preparar as suas refeições é bem mais econômico do que comer na rua, já que, em diversos casos, uma refeição em um restaurante sai bem mais caro do que a compra de ingredientes para diferentes refeições.

Fazer a sua própria comida também oferece uma maior liberdade sobre o manuseio dos alimentos, o tamanhos das porções e as combinações mais gostosas. Você é capaz de controlar os temperos, a quantidade e a qualidade dos alimentos.

Além disso, preparar as refeições pode ser um momento relaxante. Cozinhar no fogão de casa com o uso de botijão P13 é uma terapia para muita gente e permite uma “pausa” na correria da rotina.

Contudo, da mesma forma que comer fora, fazer as refeições em casa possui as suas desvantagens. Cozinhar é uma atividade que demanda tempo e dedicação, algo que pessoas com o dia a dia agitado não dispõem com frequência.

Sem contar que a busca por praticidade pode levar ao maior consumo de industrializados e refeições congeladas vendidas em supermercados, as quais possuem alto teor de açúcar, gordura, sal e conservantes, extremamente prejudiciais para a saúde.

Afinal, qual compensa mais?

Como vimos, comer fora e em casa possuem suas vantagens e desvantagens. Por isso, na hora de escolher uma das opções, faça uma avaliação das suas necessidades. Se economizar dinheiro é o mais importante para você, considere preparar as suas refeições em casa. Do contrário, se dinheiro não é o problema, mas o tempo no preparo dos alimentos, talvez comer fora seja a opção ideal.

Em ambos os casos, lembre-se de sempre optar por uma alimentação mais saudável e rica em nutrientes. Evite excessos e sempre varie o seu prato, incluindo legumes, verduras, frutas, grãos e cereais.

Foto Destaque: iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens