» Início » Notícias » Brasil lidera ranking de países com mais ofertas veganas na América Latina, diz estudo

Brasil lidera ranking de países com mais ofertas veganas na América Latina, diz estudo

por | jan 3, 2023 | Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Recentemente se revelou que o Brasil lidera o ranking de países com mais ofertas veganas da América Latina. A afirmação é de um estudo realizado pela organização internacional Veganuary e a plataforma HappyCow. O levantamento fez análise de restaurantes e negócios do continente que oferecem opções para veganos em seus cardápios. E desse modo, mostrou ainda que São Paulo se destaca em 1º lugar na lista de cidades latinas nesse perfil. Além disso, Rio de Janeiro e Porto Alegre também estão entre os top 10.

Atualmente, são mais de 9 mil locais na América Latina que oferecem escolhas para quem elimina a carne de sua dieta. Nesse sentido, o Brasil fica com 32,4% desse total, depois vem o México com 25,9%, a Argentina com 10,6%, a Colômbia com 10,1% e o Chile com 8,4%, formando, assim, a lista dos 5 países mais vegan-friendly da região.

De acordo com Mauricio Serrano, diretor de Veganuary no continente, a demanda de pessoas que abriram mão de produtos de origem animal tem aumentado. Logo, isso contribui para que restaurantes e diferentes empresas possam oferecer uma oferta cada vez maior. E é justamente essa percepção que levou a organização e a plataforma a fazerem o mapa dos países e das cidades com essas ofertas.

Brasil lidera ranking de países com mais ofertas veganas na América Latina, diz estudo

Tabela do estudo – Crédito: Divulgação

Mais dados

Enfim, no Brasil há mais de 2.900 locais com opções para quem segue uma alimentação baseada em vegetais. Sendo que São Paulo possui 573 alternativas. Mas, diferentemente da tendência da maioria dos países da América Latina, por aqui, a categoria delivery se posiciona em segundo lugar, atrás da categoria restaurante. Já em relação às cidades, as que apresentam maior presença desse serviço são Rio de Janeiro e São Paulo.

É incrível finalmente ver esse crescimento na América Latina. Alguns desses países sempre foram considerados extremamente difíceis para os veganos, mas hoje algumas empresas latino-americanas chegam a liderar o mundo em inovação, como a chilena NotCo”, comenta Eric Brent, fundador da HappyCow.

Em relação às cidades latino-americanas com mais lugares com opções veganas, São Paulo, Buenos Aires e Cidade do México se posicionam nas primeiras colocações. Posteriormente, a lista traz Santiago, Bogotá e Rio de Janeiro. Em relação às categorias, o México se posiciona como o país com maior número de restaurantes 100% veganos (447), seguido do Brasil e da Colômbia (418 e 120, respectivamente). Contudo, em relação à categoria de lojas veganas especializadas, o crescimento ainda é lento na região. Nesse ponto, o Brasil lidera, com destaque a Chile, Argentina e México, posicionando esta categoria entre os 5 maiores negócios por país.

Em suma, o estudo analisou a oferta vegetal da Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Paraguai, Peru, México e Venezuela, e considerou todos os dados fornecidos pelo aplicativo HappyCow, que categoriza os diferentes negócios — restaurantes, lojas de produtos naturais, lojas veganas, padarias, delivery, lanchonete, sorveteria e food truck, entre outros — em veganos, vegetarianos e com opção vegana. Para consultar todos os resultados, basta acessar o link clicando aqui!

 

Foto Destaque: Divulgação/Veganuary Brasil

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens