» Início » Notícias » Eventos » Natal nos Vinhedos inicia hoje em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

Natal nos Vinhedos inicia hoje em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

por | dez 9, 2022 | Eventos, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A primeira edição do Natal nos Vinhedos ocorre durante seis encontros a partir desta sexta-feira, de 9 até 23 de dezembro. O evento acontece em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, sempre às 18h30, com entrada franca. Mais de 15 estabelecimentos, entre vinícolas e restaurantes, estão engajados no evento com programação carregada de simbolismo.

O intuito é demonstrar, por meio da música e das artes circenses, todo o fascínio que a data envolve. Além disso, o novo atrativo do principal destino enoturístico do país também reúne para o público o melhor do Vale dos Vinhedos: sua enogastronomia e sua cultura.

Para isso, o evento prepara uma experiência completa, com direito a um belo cenário. Isso porque toda a programação, tanto artística quanto à voltada para o atendimento do público, se concentra nos vinhedos, em um espaço em frente à vinícola Miolo. Adicionando, assim, mais um atrativo para a edição. Aliás, o local é histórico, onde o imigrante Giuseppe Miolo plantou as primeiras mudas de vinhedos trazidas da Itália, ainda em 1897.

Então, nesse cenário se apresentam o Coral Vale dos Vinhedos, a Orquestra de Teutônia, e os grupos Tholl e Sorriso com Arte, bem como outros convidados. Ao mesmo tempo, vinícolas mostram sua unidade para fomentar ainda mais o turismo na região, que costuma receber cerca de 450 mil visitantes por ano.

"Natal nos Vinhedos" inicia hoje em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

Peça “Um Encanto de Natal” – Crédito Léo Dias

Parcerias

Com a parceria da Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos (Aprovale), diversas marcas se integraram ao evento com diferentes atrações. Assim, estarão presentes: Adega e Vinhedos Dom Eliziário, Audace Wine, Bodega Czarnobay, Chamon Garbin Vinhos Clássicos e Peculiare Vinhos Únicos, Tenuta Foppa & Ambrosi, Cuca e Marmellata, Pizzatto, Ristorante Di Bartolomeu e Terragnolo Vinhos Finos, Vinícola Dom Cândido, Lídio Carraro, Vinícola Videiras Carraro, Queijaria Valbrenta e Giordani Gastronomia Cultural.

Também confirmaram participação as vinícolas Vinhos Favero e Vitivinícola Renascer, do município de Santa Tereza. E a Adega Giovanni Tasca, Alba Destilaria, Faccin Vinhos Artesanais, Seis Mãos, Vinhos Casa Fantin e Vinum Terra Vinhos Naturais, de Monte Belo do Sul.

Contudo, o Natal nos Vinhedos estreia com o mérito de unir um número muito expressivo de estabelecimentos engajados ao projeto e comprometidos com seu sucesso. Portanto, incentivando o desenvolvimento de toda microrregião.

O setor da vitivinicultura na Serra Gaúcha é estratégico para a economia e para o turismo regional, são milhares de pessoas envolvidas nessa cadeia produtiva. O Natal nos Vinhedos nasce com o propósito de trabalho conjunto, em prol do setor”, avalia Joel Goulart Junior, Gerente Executivo Regional do Grupo RBS, que, ao lado do CIC-BG, assina a promoção do projeto.

"Natal nos Vinhedos" inicia hoje em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

Logo, espumantes e vinhos de dezenas de vinícolas prometem abastecer o brinde dos espectadores – Crédito: José Martim Estefanon

O que encontrar no local

Quem estiver curtindo as atrações do Natal nos Vinhedos, sejam artísticas ou naturais, encontrará o melhor da produção vinícola e da gastronomia da região. Assim, no local do evento as vinícolas patrocinadoras (Casa Valduga, Cooperativa Vinícola Aurora, Miolo, Vinícola Ales Victória e Salton) comercializam vinhos e espumantes para o público.

Também será possível conhecer as produções das vinícolas Dom Eliziário, Audace Wine, Bodega Czarnobay, Chamon Garbin Vinhos Clássicos e Peculiare Vinhos Únicos, Tenuta Foppa & Ambrosi, Pizzatto, Ristorante Di Bartolomeu e Terragnolo Vinhos Finos, Dom Cândido, Lídio Carraro e Videiras Carraro. Bem como as bebidas produzidas pelas Adega Giovanni Tasca, Alba Destilaria, Faccin Vinhos Artesanais, Seis Mãos, Vinhos Casa Fantin e Vinum Terra Vinhos Naturais. Completam ainda a lista de opções os rótulos das Vitivinícola Renascer e Vinhos Favero.

Já para matar a fome, o Giordani Gastronomia servirá choripan e massas artesanais; o Di Bartolomeu e a Terragnolo oferecerá hambúrgueres; o Cuca e Marmellata terá cucas e geleias; a Queijaria Valbrenta comercializará queijos, doce de leite, embutidos e a Czarnobay, macarons.

"Natal nos Vinhedos" inicia hoje em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha

Simultaneamente, público poderá saborear a gastronomia local – Crédito: Douglas Bertamoni

Vinícolas ampliam horários de atendimento

Além das muitas casas que levarão seus produtos ao local de evento, outros estabelecimentos ampliarão o horário de atendimento em seus endereços. Isso para receber os visitantes antes e depois dos espetáculos temáticos.

Na Miolo, nos dias de evento, haverá horários extras de visitação às 17h30 e às 21h, com o varejo aberto até as 22h30. Também nos seis dias do Natal nos Vinhedos haverá a programação do Wine Garden, até as 23h, com comidinhas à venda. Entre as atrações, música ao vivo às 15h30 e às 20h30.

A Casa Valduga é outra que prepara uma série de mudanças em seus estabelecimentos nos dias do evento. Assim, a loja no Vale dos Vinhedos funcionará das 9h às 20h, e haverá três horários para o Tour Famiglia Valduga (R$ 150 por pessoa), às 17h, às 18h15 e às 19h30. E o restaurante Maria Valduga vai operar das 20h às 23h.

Por sua vez, o Jardim Leopoldina funcionará das 12h30 às 18h, com música ao vivo a partir das 15h30. Já a Casa da Madeira funcionará das 9h15 às 17h35, enquanto o Lui Wine Bar atenderá das 11h às 23h. E o Ristorante Dolce Italia, que opera junto à vinícola Cave do Sol, tem agenda de happy hour às sextas, sábados e domingos a partir das 16h, também com quitutes especiais.

Na unidade Famiglia Valduga Experience, o funcionamento será das 16h às 23h30. A programação prevê a “Quinta da Mulher”, com welcome drink de espumantes e 5% Ode desconto nas bebidas. Na sexta-feira, na compra de um prato, você ganha uma taça de vinho para harmonizar, e no sábado haverá música ao vivo. E a loja no bairro Cidade Alta, na Estação Férrea, vai operar das 9h15 às 20h. Sendo que no dia 10, a programação terá música ao vivo.

Ademais, a Vinícola Aurora Vale dos Vinhedos terá dois happy hours, um no dia da abertura do Natal nos Vinhedos, dia 9, e outro no encerramento, no dia 23.

Evento é oportunidade de conhecer outros roteiros da cidade

Contudo, o Natal nos Vinhedos também foi pensado para integrar o trade de Bento Gonçalves. Desse modo, estabelecimentos fora do Vale dos Vinhedos terão atrações extras durante os dias do evento.

Na Vinícola Salton, integrante do roteiro Vale do Rio das Antas, haverá o tour Espumantes & Queijos, das 15h às 17h. O passeio inclui um tour guiado pelos vinhedos e através da vinícola, com degustação orientada, harmonizando cinco rótulos de espumantes com queijos selecionados.

Mas, quem preferir poderá ir na Cristofoli Vinhos de Família, que faz parte do roteiro Cantinas Históricas, em Faria Lemos. Lá haverá um jantar especial oferecido nos dias 10, 17 e 23 de dezembro. Para isso, uma grande mesa será preparada ao ar livre, sob vinhedos com luzinhas e um menu inspirado na época natalina.

Em suma, toda essa integração com as demais localidades faz parte da estratégia do evento que, nas próximas edições, deve ser ampliado por todo o interior. Mas, de volta ao Vale dos Vinhedos, outros estabelecimentos também se integram ao projeto para ampliar as opções de atendimento ao público.

Assim, na vinícola Lídio Carraro, nos dias 9, 16 e 23 de dezembro, haverá o jantar Especial de Natal Memórias & Palavras, com harmonização de vinhos. Na Chamon Garbin, haverá degustação com uma sequência de seis vinhos acompanhada de tábua de frios para os clientes que forem à adega após o evento.

O restaurante Alitália, no 15 da Graciema, estará aberto das 19h à 0h. No Posto 15 Giardino, o café jardim com ampla área ao ar livre estará aberto a partir das 15h nas sextas-feiras e das 13h30min nos sábados, mesmos horários de funcionamento do PelliNelli Garden. Por fim, no Villa Vitória Espaço de Eventos, haverá mini tábuas de frios, pasteis fritos na hora e salada de fruta com sorvete de creme.

Atrações

9/12 – Orquestra de Teutônia
10/12 – Grupo Circense Tholl
16/12 – Coral Vale dos Vinhedos, com Dirceu Pastori, Caroline Gobbato e Paulo Johann
17/12 – Orquestra de Teutônia
22/12 – Coral Vale dos Vinhedos
23/12 – Cia Circense Sorriso com Arte, com a peça “Um Encanto de Natal”
Dias 10, 17 e 22: Apresentação do DJ Fabiano Oliveira, coordenador da Rede Atlântida

Serviço

Natal nos Vinhedos
Data: 9, 10, 16, 17, 22 e 23 de dezembro de 2022
Horário: Sempre às 18h30
Endereço: RS 444, KM 21, em frente a Miolo, no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves/RS
Entrada: Franca
Mais Informação: Evento no Facebook

 

Foto Destaque: Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens