» Início » Notícias » Eventos » Festa da Uva de Jundiaí retorna em janeiro de 2023 com grande comemoração

Festa da Uva de Jundiaí retorna em janeiro de 2023 com grande comemoração

por | dez 9, 2022 | Eventos, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A Festa da Uva de Jundiaí chega à sua 38ª edição em janeiro, após dois anos de pausa nas festividades. Neste ano, o evento que celebra o surgimento da uva niágara rosa na região, retorna com grande comemoração. Isso porque terá pela primeira vez quatro finais de semana com muita música, gastronomia e a esperada pisa das uvas.

Leia mais: Gastronomia em Jundiaí

Assim, com o novo formato, o público ganha mais dias para aproveitar todas as atrações da festa que inicia no dia 12 de janeiro e termina no dia 5 de fevereiro. Sendo que a expectativa da organização é receber 20% mais de visitantes que em 2020. Na época, o evento registrou um recorde de público com aproximadamente 205 mil pessoas oriundas de 26 estados, 195 cidades e 24 países.

Nesta edição, a Festa da Uva é organizada em três pavilhões (Espaço Bem-Vindo, Vila do Vinho e Pavilhão das Frutas). Além disso, conta com área do Empório e do Deguste Jundiaí, e ocorre simultaneamente com a 9ª Expo Vinhos. O evento oferece aos visitantes atrações como apresentações de teatro, dança e bandas, exposições de frutas, venda de vinhos, espumantes e produtos artesanais, workshops enogastronômicos e também espaço kids. Já o destaque da festa fica para a tradicional cerimônia da pisa da uva, em que os participantes podem vivenciar uma experiência única.

De acordo com Marcela Moro, diretora de turismo da Prefeitura de Jundiaí e coordenadora do evento, a realização da edição de 2023 terá um grande impacto positivo para agricultores, produtores e empreendimentos turísticos da cidade.

A festa é formada pelos empreendedores e pela comunidade de nossa cidade. São vinícolas, artesãos do Programa Jundiaí Feito à Mão, associações, cooperativas que se reúnem para manter e reverberar a tradição da uva e do vinho em nossa cidade e mostrar tudo isso para os turistas. Nenhum expositor paga para participar da Festa da Uva. A prefeitura entende que o evento é uma política pública de fomento ao turismo e à agricultura, gerando importante receita para o município por meio da comercialização dos produtos no evento, além de ser um chamariz importante para atração de turistas ao longo de todo o ano”, explica a diretora.

Festa promove crescimento econômico e turístico de Jundiaí

Contudo, a celebração da uva niágara rosada é um grande momento para a cidade e não apenas aos agricultores, mas para todo o município. Isso por causa da oportunidade que gera para que os empreendedores apresentem aos visitantes seus produtos e serviços. Gerando, assim, renda durante o evento e também criando interesse em futuras visitas para conhecer as rotas turísticas com mais tempo. Sendo que Jundiaí possui seis: Rota do Castanho, Rota do Centro Histórico, Rota da Cultura Italiana, Rota da Terra Nova, Rota da Uva e Rota do Vinho. Aliás, a Rota da Cerveja Artesanal, que será lançada nos próximos dias, também estará na Festa de 2023.

Nesse sentido, na última festa realizada, a movimentação de vendas registrada foi de R$ 18 milhões e 70% da renda é proveniente de turistas.

O investimento da cidade para a realização do evento foi de R$ 3 milhões e o retorno foi surpreendente. Apesar da prefeitura não ter uma arrecadação direta com a realização da festa, essa movimentação é muito positiva pois esse valor é injetado diretamente no comércio e serviços da cidade, projetando crescimento de nossas rotas turísticas e empreendimentos. Além disso, todo o trade turístico é beneficiado, com hotéis cheios, grupos circulando pelos atrativos da cidade e utilizando os diversos serviços que o município oferece”, destaca Marcela.

Ademais, a Festa da Uva de Jundiaí também conta com mais de 250 atrações culturais locais, valorizando os artistas da cidade que comandam as apresentações que entretêm os visitantes ao longo dos treze dias de festividades.

Serviço

38ª Festa da Uva e 9ª Expo Vinhos de Jundiaí 
Data: 12 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023
Horários: Quinta (12), às 18h; sextas, das 18h às 22h; sábados, das 10h às 22h; e domingos, das 10h às 21h
Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva
Endereço: Av. Jundiaí, s/n, Anhangabaú – Jundiaí/SP
Entrada: Gratuita – Ação solidária de 1 quilo de alimento não perecível

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens