» Início » Áreas » Marketing » Estilos de logotipos: o que eles são e o que considerar ao escolher um

Estilos de logotipos: o que eles são e o que considerar ao escolher um

por | nov 29, 2022 | Áreas, Marketing, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Projetar um logotipo não é uma tarefa fácil para nenhuma empresa. Não só é necessário pensar no conteúdo informativo do logotipo, mas também escolher a fonte correta e considerar os gostos do público de hoje. A tarefa é ainda mais complicada pelo fato de que os logotipos têm um grande número de estilos. A escolha final terá um impacto direto na capacidade de reconhecimento. Você pode encontrar rápida e facilmente o estilo certo para seu logotipo com o construtor de logotipo online da Turbologo.

Estilos primários do logotipo

Existem dezenas de estilos diferentes para os logotipos. Entre eles, destacam-se 5 estilos. Eles são utilizados pelas empresas modernas com mais frequência do que outras. Considere-os em detalhes.

Clássico

Este estilo é caracterizado por:

  • projeto lacônico;
  • linhas geométricas rigorosas;
  • contenção em todos os detalhes.

Um exemplo notável são os logotipos da Audi, MasterCard e Samsung. Estes são sinais corporativos clássicos com formas precisas e letras claras. Os desenvolvedores não usam meios sombras e efeitos cintilantes ao projetar logos neste estilo, dando preferência a qualquer coisa tradicional e proporcional. É por isso que os logotipos clássicos são difundidos entre as empresas “sérias”, cujas atividades estão relacionadas à construção, finanças, medicina e produção de eletrodomésticos.

Minimalismo

Os logotipos feitos neste estilo são muito procurados. Eles apelam para as empresas modernas com sua simplicidade, facilidade de design e acessibilidade de percepção, o que é especialmente importante em uma era de sobrecarga de informação. Com um logotipo de estilo minimalista, você pode contar com facilidade e clareza sobre a organização e suas atividades.

O minimalismo é caracterizado pelas seguintes características:

  • uso de apenas 2-3 cores;
  • o uso do contraste;
  • simplicidade de linhas e formas;
  • Quantidade mínima de informações (muitas vezes o logotipo mostra apenas o nome da empresa).

Vintage

Também conhecido como retro-style. Facilmente reconhecível por referências a tempos passados. O aspecto vintage é caracterizado por formas subestimadas e falta de cores brilhantes. Na maioria dos casos, os logotipos são feitos em tons de preto e branco ou cinza. Restaurantes e bares de estilo retrô, assim como empresas que produzem carros clássicos, móveis e outros produtos os utilizam como uma marca registrada.

Futurismo

Este é um estilo que pode ser facilmente reconhecido por suas cores escuras, brilho de néon e linhas limpas. Há também uma completa falta de efeitos cintilantes. O estilo futurista encarna idéias criativas e visões fantasiosas do futuro. Esta solução de estilo na fabricação de logotipos é frequentemente escolhida por empresas de TI, empresas produtoras de eletrodomésticos e organizações envolvidas na esfera científica.

Abstração

Esta é a solução estilística mais desafiadora para a criação de um logotipo. É freqüentemente utilizado por empresas que desejam se destacar de seus concorrentes. O estilo abstrato envolve o uso de:

  • triângulos intricados;
  • imagens criativas;
  • matizes brilhantes.

As cartas podem ter tamanhos e fontes diferentes. Tal abordagem sempre carrega um certo significado semântico. O público, por sua vez, tem a opção de interpretar as séries associativas visuais à sua própria maneira.

Como escolher um estilo de logotipo

As seguintes diretrizes podem ajudá-lo a escolher o estilo certo para seu logotipo:

Preste atenção ao campo de atividade. Por exemplo, se sua empresa produz computadores, opte pelo estilo futurista, se você se especializa na venda de móveis clássicos, opte pelo estilo vintage.

Estudar os gostos dos consumidores. É importante ter em mente que o público de hoje é mais rápido para se lembrar de logotipos simples e concisos. Portanto, não escolha estilos complexos com muitas imagens e palavras.

Experiência com designers de logotipos online. Você pode usá-los para testar o aspecto de estilos diferentes e depois escolher o mais simples e mais memorável.

Conclusão

Todos os estilos de logotipos têm suas próprias vantagens e características. É aconselhável escolher o mais adequado para os negócios, missão e público-alvo de sua empresa. Os designers de logotipos online podem ajudar a facilitar a escolha, ajudando você a selecionar rapidamente a melhor opção.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens