O 4º Vieni Vivere la Vita Festival vai agitar Monte Belo do Sul (RS) neste final de semana, dias 19 e 20 de novembro. A nova edição acontece na Praça Padre José Ferlin, área central do município, com entrada gratuita. No sábado, o horário será das 10h às 22h e no domingo, das 10h às 19h. Assim, a festa irá apresentar produtos autorias ofertados por empreendimentos locais.
O evento, que remonta às tradições herdadas pelos imigrantes italianos que colonizaram a região, terá número recorde de participantes neste ano. Isso porque serão 35 expositores do ramo vitivinícola, gastronômico, de artesanato e agroindústria. Além disso, haverá quase 15 atrações artísticas ao longo dos dois dias para alegrar moradores e visitantes. Confira abaixo a programação cultural:
Contudo, o Vieni Vivere la Vita Festival tem consolidando a vocação de Monte Belo do Sul para o turismo de experiência, unindo os atributos naturais à autenticidade cultural que faz parte da história da cidade. Portanto, o evento simboliza os esforços da localidade em se posicionar como um importante destino que vem se destacando no cenário enoturístico da região.
Gastronomia, Artesanato e Agroindústria
Em charmosas barraquinhas, o público terá à disposição 13 opções gastronômicas, com comidas afetivas e cheias de cultura. Entre elas, a do Francesco Trattoria, que terá um menu especial para o festival. O destaque será a Piadina Romagnola, um dos pães mais antigos da Itália, produzido e consumido desde a época do Império Romano. Caracteriza-se por ter uma massa leve, crocante e saborosa. Seu formato é circular e os recheios são colocados no centro da massa, fechada em formato de envelope.
“O Francesco oferecerá no festival diversas opções de recheios. Destacamos a Piadina de carne de panela, que leva, além de carne, muçarela de búfala e queijo parmesão”, detalha um dos proprietários do estabelecimento, Diego Gerhardt.
Do mesmo modo, a experiência gastronômica seguirá saborosa pelas barraquinhas da agroindústria familiar. Nesse segmento, serão três empreendimentos. Uma das presenças confirmadas é o do Cogumelos De Costa, que durante o festival fará o lançamento de novos produtos.
“Escolhemos o festival para lançar as nossas caponatas (tradicional, com shimeji, beringela e nozes; premium, com shimeji e alho negro; e oriental, com uma variedade de especiarias) e a geleia de alho negro – além da venda dos produtos in natura”, antecipa o produtor Felipe Lazzarotto De Costa.
Ademais, o Vieni Vivere la Vita Festival contará com a presença de uma tanoaria, um produtor de lavandas e um artesão.
Vinícolas
Para harmonizar com esse variado menu de pratos, o evento trará 16 vinícolas que servirão suas bebidas em doses, por taça ou em garrafa. Na Vallebello, por exemplo, o destaque será o Vinho Branco Espumante Natural Brut Cuvèe feito com 60% da variedade Chardonnay, 30% de Riesling Itálico e 10% de Pinot Noir. De acordo com o proprietário, Tiago Lazzarotto, o espumante é ideal para acompanhar com carnes brancas.
Já na estreante Vinum Terra, vinícola de vinhos naturais, o protagonista será o Arbitrium. O vinho fino é de uva Isabel de videiras octogenárias de pé franco, conduzidas nos processos biodinâmicos. Sendo que seu rótulo recebeu 89 pontos no Guia Adega 2023.
“A expectativa para a nossa estreia no festival é a melhor possível, pois ajudamos a fomentar a indústria vitivinícola seguindo nossa filosofia de vinhos naturais, agora certificados orgânicos e em processo de certificação biodinâmica”, relata Edgar Giordani, proprietário da Vinum Terra e da Locanda di Lucca, um restaurante, que também estará no evento, que serve um menu degustação com produtos orgânicos e biodinâmicos.
Serviço
Vieni Vivere la Vita Festival – 4ª edição
Data: 19 e 20 de novembro de 2022 (sábado e domingo)
Horário: Sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 10h às 19h
Local: Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul/RS
Entrada: Franca
Foto Destaque: Divulgação/Visite Monte Belo
0 comentários