» Início » Notícias » Festivais » 4º Vieni Vivere la Vita Festival agita Monte Belo do Sul neste final de semana

4º Vieni Vivere la Vita Festival agita Monte Belo do Sul neste final de semana

por | nov 18, 2022 | Eventos, Festivais, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O Vieni Vivere la Vita Festival vai agitar Monte Belo do Sul (RS) neste final de semana, dias 19 e 20 de novembro. A nova edição acontece na Praça Padre José Ferlin, área central do município, com entrada gratuita. No sábado, o horário será das 10h às 22h e no domingo, das 10h às 19h. Assim, a festa irá apresentar produtos autorias ofertados por empreendimentos locais.

O evento, que remonta às tradições herdadas pelos imigrantes italianos que colonizaram a região, terá número recorde de participantes neste ano. Isso porque serão 35 expositores do ramo vitivinícola, gastronômico, de artesanato e agroindústria. Além disso, haverá quase 15 atrações artísticas ao longo dos dois dias para alegrar moradores e visitantes. Confira abaixo a programação cultural:

4º Vieni Vivere la Vita Festival agita Monte Belo do Sul neste final de semana

Programação: Divulgação/Visite Monte Belo

Contudo, o Vieni Vivere la Vita Festival tem consolidando a vocação de Monte Belo do Sul para o turismo de experiência, unindo os atributos naturais à autenticidade cultural que faz parte da história da cidade. Portanto, o evento simboliza os esforços da localidade em se posicionar como um importante destino que vem se destacando no cenário enoturístico da região.

Gastronomia, Artesanato e Agroindústria

Em charmosas barraquinhas, o público terá à disposição 13 opções gastronômicas, com comidas afetivas e cheias de cultura. Entre elas, a do Francesco Trattoria, que terá um menu especial para o festival. O destaque será a Piadina Romagnola, um dos pães mais antigos da Itália, produzido e consumido desde a época do Império Romano. Caracteriza-se por ter uma massa leve, crocante e saborosa. Seu formato é circular e os recheios são colocados no centro da massa, fechada em formato de envelope.

O Francesco oferecerá no festival diversas opções de recheios. Destacamos a Piadina de carne de panela, que leva, além de carne, muçarela de búfala e queijo parmesão”, detalha um dos proprietários do estabelecimento, Diego Gerhardt.

Do mesmo modo, a experiência gastronômica seguirá saborosa pelas barraquinhas da agroindústria familiar. Nesse  segmento, serão três empreendimentos. Uma das presenças confirmadas é o do Cogumelos De Costa, que durante o festival fará o lançamento de novos produtos.

Escolhemos o festival para lançar as nossas caponatas (tradicional, com shimeji, beringela e nozes; premium, com shimeji e alho negro; e oriental, com uma variedade de especiarias) e a geleia de alho negro – além da venda dos produtos in natura”, antecipa o produtor Felipe Lazzarotto De Costa.

Ademais, o Vieni Vivere la Vita Festival contará com a presença de uma tanoaria, um produtor de lavandas e um artesão.

4º Vieni Vivere la Vita Festival agita Monte Belo do Sul neste final de semana

Barracas ficarão no entorno da praça – Crédito: Augusto Tomasi

Vinícolas

Para harmonizar com esse variado menu de pratos, o evento trará 16 vinícolas que servirão suas bebidas em doses, por taça ou em garrafa. Na Vallebello, por exemplo, o destaque será o Vinho Branco Espumante Natural Brut Cuvèe feito com 60% da variedade Chardonnay, 30% de Riesling Itálico e 10% de Pinot Noir. De acordo com o proprietário, Tiago Lazzarotto, o espumante é ideal para acompanhar com carnes brancas.

Já na estreante Vinum Terra, vinícola de vinhos naturais, o protagonista será o Arbitrium. O vinho fino é de uva Isabel de videiras octogenárias de pé franco, conduzidas nos processos biodinâmicos. Sendo que seu rótulo recebeu 89 pontos no Guia Adega 2023.

A expectativa para a nossa estreia no festival é a melhor possível, pois ajudamos a fomentar a indústria vitivinícola seguindo nossa filosofia de vinhos naturais, agora certificados orgânicos e em processo de certificação biodinâmica”, relata Edgar Giordani, proprietário da Vinum Terra e da Locanda di Lucca, um restaurante, que também estará no evento, que serve um menu degustação com produtos orgânicos e biodinâmicos.

4º Vieni Vivere la Vita Festival agita Monte Belo do Sul neste final de semana

Logo, visitantes poderão brindar com vinhos e espumantes de qualidade – Crédito: Augusto Tomasi

Serviço

Vieni Vivere la Vita Festival – 4ª edição
Data: 19 e 20 de novembro de 2022 (sábado e domingo)
Horário: Sábado, das 10h às 22h; e domingo, das 10h às 19h
Local: Praça Padre José Ferlin, em Monte Belo do Sul/RS
Entrada: Franca

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação/Visite Monte Belo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens