» Início » Parceiros » Terapias alternativas são grandes aliadas no tratamento da saúde mental

Terapias alternativas são grandes aliadas no tratamento da saúde mental

por | nov 10, 2022 | Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Passada a pandemia da Covid-19, agora é hora de colocar a saúde mental em dia. Afinal, as pessoas tiveram de passar por um forte impacto emocional, principalmente por causa das perdas familiares e amigos, do medo de ficar doente e morrer, do distanciamento social e da instabilidade no trabalho. Este processo infelizmente gerou grande nível de estresse e sofrimento psíquico aos brasileiros.

Em 2019, segundo a Organização Mundial da Saúde, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – conviviam com algum transtorno mental. No primeiro ano da pandemia, por exemplo, a prevalência global de ansiedade e depressão aumentou cerca 25%.

A Comissão Nacional de Enfermagem em Saúde Mental (Conasem/Cofen) enfatiza a necessidade de se buscar por ajuda profissional, a fim de minimizar os impactos negativos de problemas como insônia, irritabilidade e desânimo persistentes por várias semanas. De acordo com a entidade, o processo de tratamento inicialmente busca fortalecer mecanismos adaptativos fragilizados.

A saúde mental inclui o bem-estar emocional, psicológico e social. Afeta como pensamos, sentimos, agimos, fazemos escolhas e nos relacionamos com os outros. É mais do que a ausência de uma doença mental – é essencial para a saúde geral e qualidade de vida.

Evidentemente, qualquer um pode experimentar problemas de saúde mental ou emocional – e ao longo da vida, muitos passarão por isto. A partir desta visão, o autocuidado pode desempenhar um papel na manutenção de saúde mental e ajudar a apoiar o tratamento e a recuperação.

Importância do autocuidado

O processo de autocuidado significa reservar um tempo para fazer coisas que ajudem a viver bem e a melhorar a saúde física e mental. Pode também ajudar a gerenciar o estresse, diminuir o risco de doenças e aumentar a energia. Mesmo pequenos atos de autocuidado na vida diária podem ter um grande impacto. Aí vão algumas dicas:

Exercícios regulares. Apenas 30 minutos de caminhada todos os dias podem ajudar a melhorar o humor e melhorar a saúde.

Refeições saudáveis ​​e regulares e hidratação. Uma dieta equilibrada e muita água podem melhorar a energia e o foco ao longo do dia. Além disso, limite o consumo de bebidas com cafeína, como refrigerantes e café.

Sono é uma prioridade. Dormir o suficiente para descansar o corpo e a mente é fundamental. A luz azul de dispositivos e telas pode dificultar o sono, portanto, reduza a exposição ao celular ou computador antes de dormir.

Atividades relaxantes. Existem programas ou aplicativos de relaxamento ou bem-estar que podem incorporar meditação, relaxamento muscular ou exercícios respiratórios. Importante programar horários regulares para essas e outras atividades saudáveis.

Metas e prioridades. É necessário dividir tarefas que podem ser feitas agora e as que podem esperar. Ao sentir excesso de trabalho, é fundamental dizer “não” a novas tarefas.

Gratidão. Lembre-se diariamente das coisas pelas quais você é grato. Seja específico. Anote-os à noite ou repita-os em sua mente.

Positividade. Identificar e desafiar os pensamentos negativos e inúteis.

Permanecer conectado. Entrar em contato com amigos e familiares que possam fornecer apoio emocional e ajuda prática.

Além disso, embora o autocuidado não seja uma cura para doenças mentais, entender o que causa ou desencadeia seus sintomas leves e quais técnicas de enfrentamento funcionam para você pode ajudar a gerenciar sua saúde mental.

Abordagem holística

Abordagem holística

Pessoas que sofrem de depressão e ansiedade precisam lidar com muitos desafios emocionais e funcionais regularmente. Ser capaz de identificar essas dificuldades é uma das grandes vantagens de uma abordagem holística da saúde mental.

Recentemente, o suporte para métodos holísticos para alcançar o bem-estar mental aumentou. Atividades complementares experienciais e terapias holísticas estão descobrindo rapidamente seu caminho para a saúde mental e os cuidados médicos predominantes. Cada atividade holística tem suas vantagens.

Exercitar-se diariamente pode oferecer muitos benefícios à saúde mental, incluindo aumentar a concentração, distrair de pensamentos negativos ou preocupações, melhorar a qualidade do sono e aumentar a autoestima.

A yoga é uma combinação de atenção plena e movimento físico com respiração para uma atividade que oferece muitas vantagens para o bem-estar mental. É possível praticar muitos tipos de yoga e obter uma melhor relação mente-corpo, calma e relaxamento.

Já a meditação é um método de preparar a mente para concentrar a consciência em um objeto, o momento atual ou uma atividade que causa um estado relaxado e calmo, minimizando os efeitos da ansiedade ou do estresse.

Explicações sobre abordagens holísticas podem ser encontradas no site Guia de Massagem, considerado uma importante referência de artigos e terapeutas. Entre os diversas temas deste ambiente online, destacam-se as massagens terapêuticas, reconhecidas por ajudar a aliviar sintomas de depressão, ansiedade e estresse.

A massagem é eficaz por várias razões. Primeiro, músculos e tecidos estão sendo manipulados de maneira estruturada e proposital. Esse movimento pode ajudar a reduzir a dor, alinhar o corpo e melhorar a postura. Em segundo lugar, a massagem aproveita o poder do toque humano. O ambiente também desempenha um papel no poder curativo da massagem.

A aromaterapia é frequentemente usada para ajudar no relaxamento ou tratar os sintomas. Vários óleos essenciais são usados, de acordo com a necessidade do praticante. Massagens que usam óleos essenciais, misturados com óleos de massagem ou em um difusor, provaram ser mais eficazes do que aquelas sem aromaterapia. Alguns estudos descobriram que os óleos essenciais podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa, bem como a dor das cólicas menstruais, entre outras doenças.

Existem dezenas de óleos essenciais – para não mencionar diferentes combinações. Calmante: óleo de camomila, lavanda, incenso e gerânio; edificante: ylang-ylang, sálvia esclareia, rosa e óleo de neroli; energizante: óleo de alecrim; descongestionante: óleo de eucalipto, pinho e melaleuca.

O gerânio, que vem da flor, é conhecido por seus efeitos relaxantes e rejuvenescedores no corpo. A encantadora fragrância floral contribui para o efeito relaxante, transportando-o para um jardim fresco durante a sua massagem.

A lavanda é um dos óleos essenciais mais populares, devido ao seu aroma fresco e doce que promove uma atmosfera calmante. Ajuda o corpo a se adaptar ao estresse e é eficaz para aliviar a dor, promover o sono e aumentar a resistência e os níveis de energia.

Por fim, destaque para o coentro, óleo essencial doce e quente, com efeito relaxante e calmante. Também pode ajudar a promover sistemas digestivos e circulatórios saudáveis. O massagista poderá sugerir o óleo ideal, de acordo com os sintomas do praticante.

Fotos: Pexels/Banco de Imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens