» Início » Áreas » Nutrição » 5 trocas de alimentos do dia a dia para comer mais saudável

5 trocas de alimentos do dia a dia para comer mais saudável

por | out 16, 2022 | Áreas, Nutrição, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Embora todo mundo saiba que se alimentar bem é importante, nem sempre as pessoas param para pensar no que consomem no dia a dia. O fácil acesso a alguns alimentos e o sabor mais acentuado são fatores que costumam definir o cardápio.

Porém, é possível mudar essa realidade aos poucos. Aliás, a troca gradual dos alimentos é até melhor do que uma nova dieta totalmente diferente. Isso porque o paladar irá se acostumar aos poucos, com menos chance de desistência no meio do caminho. Confira a seguir o que pode ser trocado para comer de uma forma mais saudável!

Pão comum por integral

Para muitas pessoas o pão deve ser abolido da alimentação, mas não é bem assim. Esse alimento é rico em carboidrato que fornece energia ao corpo. A atenção deve ser com a quantidade, já que o excesso pode elevar o peso.

A grande questão é que o pão refinado, ou seja, feito de farinha branca tem alto índice glicêmico, o que faz aumentar o açúcar no sangue. Por outro lado, a versão integral tem menor índice glicêmico, além de fibras que fazem bem à saúde. Vale notar que em questão de preço os dois produtos são parecidos. De acordo com este encarte Guanabara, o pão de forma comum custa R$ 7,45 e o integral está R$8,85.

As fibras contidas no pão integral também ajudam a aumentar a saciedade. Então, quem deseja comer menos pode investir nesse alimento, sem precisar sentir fome.

Barra de cereal por frutas secas

As barras de cereal se popularizaram como uma forma econômica e fácil de se alimentar entre as refeições. Afinal, elas podem ser levadas para qualquer lugar e, pelo o que parece, são mais nutritivas do que doces e salgados fritos, por exemplo.

Porém, boa parte das barras de cereal não são tão saudáveis quanto parecem. Por isso, uma alternativa é optar pelas frutas secas, que também são práticas, como nozes, castanhas, etc. Há marcas que vendem várias frutas secas em apenas uma embalagem, assim como é possível comprá-las individualmente e armazená-las em um pequeno pote para carregá-las.

Refrigerantes por sucos naturais

Ricos em corantes, conservantes e açúcares, os refrigerantes não têm qualquer benefício para a saúde. O ideal é trocá-los por sucos naturais (feitos em casa) ou sucos integrais, que são aqueles feitos apenas com a fruta, sem outro ingrediente listado.

Para matar a vontade do gás, uma alternativa é optar por água com gás e limão. É uma bebida mais leve e até refrescante que os refrigerantes.

Frituras por grelhados

Independentemente de qual seja o tipo de carne, ela sempre é mais saudável quando não é frita, mas grelhada. Além de deixar os alimentos mais calóricos, a fritura pode tirar nutrientes importantes e, por isso, deve ser evitada.

Temperos prontos por naturais

Apesar de os temperos prontos de mercados serem práticos e saborosos, eles costumam ter muito sódio, corante e outros componentes que não fazem bem. Por esse motivo, o melhor é usar temperos naturais, como ervas, alho, cebola, etc.

Para garantir praticidade no dia a dia, vale a pena cozinhar a mistura que ajudará a temperar a comida e depois congelar em formas de gelo. Assim, não será necessário picar os alimentos sempre que for fazer algo, nem precisar recorrer aos produtos industrializados.

Mudar os hábitos alimentares não é fácil, mesmo que todos saibam o quanto isso é importante para a saúde. O mais indicado é fazer pequenas trocas na rotina, e não cortar de vez tudo o que não é saudável. Dessa forma, será mais sustentável continuar a se alimentar bem e a mudança irá gerar menos impacto.

Foto Destaque: Lukas Bieri/Pixabay

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens