» Início » Receitas » Receitas: opções de brigadeiro saudável para quem não abre mão do doce

Receitas: opções de brigadeiro saudável para quem não abre mão do doce

por | out 13, 2022 | Doces, Receitas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Festa de aniversário sem brigadeiro não é festa; sem dúvida, para este tema, não existe discussão; um dos doces mais populares no Brasil, ele faz parte de todas as comemorações, não só pelo sabor, mas pela praticidade de fazê-lo ou comprá-lo em padarias e docerias.

A primeira receita de brigadeiro surgiu no Brasil, logo após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945); com a dificuldade de obter leite fresco e açúcar para as receitas de doces, descobriu-se que a mistura de leite condensado, manteiga e chocolate em pó originava uma deliciosa guloseima.

Da mesma forma que é bastante delicioso, o brigadeiro tradicional é calórico e rico em açúcares, mas é possível prepará-lo de maneira saudável e sem utilizar ingredientes industrializados, como abacate e banana. Para tanto, sugerimos receitas sadias e nutritivas, principalmente para as pessoas que querem manter sua saúde equilibrada e não conseguem abrir mão do docinho.

Brigadeiro sem leite condensado simples

Muito semelhante à receita tradicional, esta receita é preparada substituindo o chocolate por cacau em pó, a manteiga tradicional pela manteiga ghee (gordura livre de impurezas), o leite condensado por leite e açúcar demerara. É uma receita rápida e muito gostosa.

Ingredientes:

300 ml de leite

2 colheres de sopa de cacau em pó

1 colher de sopa de manteiga ghee

3 colheres de sopa de açúcar demerara

Modo de preparo:

Coloque em uma panela todos os ingredientes, leve ao fogo baixo/médio e mexa com uma colher de pau ou silicone sem parar por 30 minutos, até a mistura engrossar e o fundo da panela aparecer, como no brigadeiro tradicional. A seguir, despeje em potes para comê-lo com uma colher.

Brigadeiro de banana

Ingredientes:

2 bananas grandes e maduras

2 colheres de sopa de cacau em pó

3 colheres de sopa de leite em pó

1 colher de sobremesa de mel

Coco ralado a gosto para enrolar

Modo de preparo:

Descasque as bananas, coloque-as em um prato e leve-as ao micro-ondas por 2 minutos; retire-as ainda quentes e amolecidas, e amasse-as com um garfo. Acrescente o cacau, o leite em pó e o mel. Misture bem, até ficar homogêneo. Leve para a geladeira por 3 horas; a seguir, retire, enrole bolinhas e passe no coco ralado.

Além de muito fácil, contém nutrientes importantes como fibras, potássio, cálcio, vitaminas do complexo B, antioxidantes e triptofano.

Brigadeiro proteico com pasta de amendoim

Ingredientes:

20 g de whey protein de chocolate (podendo ser o whey isolado, concentrado ou hidrolisado)

2 colheres de sobremesa de pasta de amendoim, sabor wafer de chocolate

1 colher de chá de cacau em pó sem açúcar

2 colheres de sopa de água

2 colheres de chá de xilitol ou adoçante natural de sua preferência

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes, adicionando água aos poucos. A seguir, molde em bolinhas; se desejar, passe-as no cacau em pó.

Foto Destaque: Istock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens