» Início » Notícias » Festivais » 1º São Paulo Food Film Fest – Festival de Cinema e Gastronomia ocorre em outubro

1º São Paulo Food Film Fest – Festival de Cinema e Gastronomia ocorre em outubro

por | set 26, 2022 | Eventos, Festivais, Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Entre os dias 5 e 12 de outubro, acontece a primeira edição do São Paulo Food Film Fest – Festival de Cinema e Gastronomia. O evento gratuito vai trazer uma programação de filmes e degustações, com o intuito de promover uma experiência sensorial. Assim, a atração tende a marcar o Mês da Alimentação, celebração que busca envolver os governos e a população na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza.

Nosso propósito é trazer, através do cinema, temas urgentes para discussão sem deixar de promover a experiência sensorial que a gastronomia traz”, conta a organizadora Daniela Guariba.

Durante toda a semana, o público vai poder se emocionar e deliciar com mais de 40 filmes de 15 diferentes países. Entre eles, obras inéditas e premiadas internacionalmente, clássicos da ficção e documentários contemporâneos ligados à comida, à cultura e aos sistemas agroalimentares.

“Um Festival para comer com os olhos e também alimentar a alma. Afinal, comida é cultura!“, completa André Henrique Graziano, outro idealizador do evento.

Contudo, o São Paulo Food Film Fest é híbrido. Assim, tem exibições presenciais no Espaço Itaú Augusta e na Cinemateca Brasileira, na cidade de São Paulo. E também de forma online para todos, através da plataforma oficial www.belasartesalacarte.com.br. Os ingressos serão distribuídos a partir de 1h antes de cada sessão presencial.

Além disso, ao longo da semana, os espectadores terão a oportunidade de participar de ciclos de debates e degustações de pratos inesquecíveis do cinema, após algumas das exibições presenciais. Outro atrativo do evento são algumas oficinas para o público infantil. Assim, a garotada vai “colocar a mão na massa” e entender como funcionam animações em stop motion.

O Festival

Do lado da Europa, o São Paulo Food Film Fest vai trazer o filme “A Festa de Babette”, baseado na obra de Isak Dinesen. O clássico, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1988, está comemorando 35 anos. Mas, a lista vai muito além e inclui desde títulos japoneses, como o inusitado “Tampopo – Os Brutos Também Comem Espaguete”, de Jûzô Itami até o marroquino “Adam”, de Maryam Touzani.

Do mesmo modo, a programação do evento conta também com obras que falam da produção de alimentos e bebidas como “Os Cervejeiros da Vez”, de Aaron Hosé e “Brewmance: Amor pela Cerveja”, de Christo Brock. E muitos filmes nacionais. Entre eles, “Antes do Prato”, de Carol Quintanilha – uma realização do Greenpeace Brasil e “A Terra e o Prato”, de João Grinspum Ferraz e Fábio Meirelles.

Visando pôr em pauta assuntos urgentes para discussão, os idealizadores do festival ainda apostam em alguns títulos com temas controversos, como “Agricultura Tamanho Família”, “À Procura de Mulheres Chefs”, “A Grande Ceia Quilombola”, entre outros.

1º São Paulo Food Film Fest - Festival de Cinema e Gastronomia ocorre em outubro

Cena do filme “A Festa de Babette” – Crédito: Divulgação

O São Paulo Food Film Fest é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com apresentação do Grupo Carrefour Brasil e apoio da Ticket. É uma produção da Química Cultural. Já a realização é da DOC e Outras Coisas, da Secretaria Especial de Cultura e do Ministério do Turismo.

Serviço

São Paulo Food Film Fest – Festival de Cinema e Gastronomia
Data: 5 a 12 de outubro de 2022 (quarta a quarta)
Local 1: Salas Espaço Itaú de Cinema – Augusta
Endereço: Rua Augusta, 1470 – Cerqueira César – São Paulo/SP
Local 2: Cinemateca Brasileira
Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino – São Paulo/SP
Online: Belas Artes à La Carte – www.belasartesalacarte.com.br
Ingressos: Gratuitos – Os ingressos serão distribuídos a partir de 1h antes de cada sessão presencial. Não descarte o seu ingresso, ele garante sua degustação após o filme!

Site / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens