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Entenda como o marketing de funil pode desenvolver seu e-commerce

por | set 24, 2022 | Áreas, Empreendedorismo, Marketing

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O Funil de vendas é uma das formas que sua empresa tem de acompanhar a jornada de compra do consumidor. O cliente passa por “jornadas” até tomar a decisão de fazer a compra dentro de um negócio.

Em alguns casos, por exemplo, o cliente nunca ouviu falar da sua empresa e tem um contato inicial com o negócio. Em outros, ele já está decidido quanto ao processo de compra.

Por isso, é importante que a empresa tenha conhecimento sobre essas fases, de modo a conseguir produzir conteúdo com uma linguagem assertiva e direcionada. É sobre isso que falaremos neste artigo, para que você consiga desenvolver seu negócio no ambiente digital.

Acompanhe as dicas no decorrer da leitura.

As etapas do funil de vendas

De modo geral, existem 4 etapas que são básicas no funil de vendas e que precisam ser trabalhadas dentro da sua empresa. Essas etapas vão afetar diretamente as estratégias de marketing digital que serão adotadas em seu negócio. Acompanhe a seguir!

A fase de atração

O primeiro estágio quando falamos em funil de vendas é entender a fase de atração, ou seja, quando o cliente tem um contato inicial com sua empresa.

As pessoas muitas vezes nunca ouviram falar sobre sua marca ou possuem pouco conhecimento sobre uma solução ou assunto proposto.

Dessa forma, essas pessoas ainda não estão prontas para realizarem uma compra em seu negócio.

Elas podem chegar em sua empresa por diferentes canais, desde as redes sociais, algumas campanhas pagas e recomendação das pessoas. Esse é o momento de produzir um conteúdo que eduque o cliente e que o leve para a próxima fase.

Ativando seu cliente

Existe o momento em que sua empresa precisa ativar o cliente, mostrando o que sua marca pode ocorrer para ele. Dessa forma, a ideia é expandir o relacionamento, oferecer experiências e manter o cliente engajado.

Nessa fase, é importante que o cliente consiga ler seus materiais, tenha interesse em seu blog, assine uma newsletter ou até se cadastre para receber o email marketing.

Esse é um momento conhecido como nutrição de leads, que representa a ação de trabalhar com os clientes em potencial.

O momento da decisão

Após a nutrição dos leads, os clientes podem passar para o momento de decisão dentro do seu e-commerce.

Dessa forma, é importante mostrar que sua empresa está oferecendo uma solução que supre o problema do cliente, de modo a convencê-lo quanto ao momento da decisão.

A fidelização

Essa é a etapa que ocorre após a realização da compra do cliente em sua empresa. Quando o cliente finaliza a compra, algumas empresas acham que deve acabar a etapa do funil, mas na verdade, a fase de fidelização não pode ser negligenciada pelo seu negócio.

A ideia é que sua empresa consiga construir um relacionamento que seja duradouro com o cliente, fazendo com que ele sinta interesse em retornar até sua loja.

A fidelização é importante porque gera engajamento e faz com que as pessoas recomendem seu negócio para outras. Essa fase também pode ser considerada como do encantamento.

Como otimizar essa jornada de compras?

A empresa precisa pensar em formas de otimizar sua jornada de compras e aumentar suas vendas, assim como a promoção do negócio. Diante disso, existem algumas dicas que podem ser aplicadas com a finalidade de otimizar a jornada de compras.

  • Busque entender quem é o público-alvo;
  • Realize o investimento em marketing digital;
  • Pense na forma como seu conteúdo será ofertado;
  • Pense na qualidade do conteúdo no pós-venda.

O primeiro passo é entender quem é o público-alvo da sua empresa, buscando identificar suas preferências, interesses, área de atuação e necessidades. Outro ponto importante, a partir do momento que você entende o cliente é realizar o investimento em marketing digital.

Os conteúdos ligados ao marketing digital são direcionados para o site, assim como para as redes sociais. Esse conteúdo precisa partir de um planejamento, assim como de uma equipe que seja especializada no assunto.

A forma como o conteúdo será ofertado também precisa ser definido em sua empresa, levando em conta os canais de publicação (site, redes sociais, Google) e uma análise dos resultados. Isso contribui para que sua página tenha um bom engajamento.

Além disso, é essencial que sua empresa pense a respeito da qualidade do conteúdo em um período pós-venda, de modo a manter o relacionamento com o público-alvo.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
 

Foto Destaque: Upklyak/Freepik

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