» Início » Áreas » Nutrição » Mindful eating: conheça a estratégia para ter bom relacionamento entre corpo e comida

Mindful eating: conheça a estratégia para ter bom relacionamento entre corpo e comida

por | set 19, 2022 | Áreas, Nutrição

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A luta pelo equilíbrio com a comida e o corpo pode ser constante e difícil para muitos, por isso utilizar técnicas que vão além das já conhecidas pode ajudar nessa batalha. Quando se trata de alimentação saudável, uma técnica que pode ajudar no processo é a de unir corpo e mente. Trabalhar a reeducação alimentar unindo meditação pode ser a chave para ter sucesso.
Sendo assim, o objetivo desse artigo é ensinar nossos leitores a definição de Mindful eating e pontos importantes desse método na sua dieta.

O que é Mindful eating?

O conceito de Mindful eating é uma prática derivada da já famosa Mindfulness, onde a base está na meditação budista, encontrando maneiras de se conectar através dos sentidos pela meditação. A prática meditativa do Mindfulness é praticada desde o final dos anos 70, e tem como foco conectar o corpo e a mente ao momento presente, colocando o indivíduo como espectador, trabalhando compaixão, autoconhecimento, autoconfiança, e permitindo que o indivíduo desconecte suas ações nocivas e trabalhe melhores hábitos.

Pensar com calma antes mesmo de comprar os alimentos

Quando as práticas mentais são levadas ao Mindful eating, a transformação do comer acontece antes mesmo da compra dos alimentos. A técnica permite que o indivíduo tenha consciência que não está comendo de forma impulsiva ou por tédio, por exemplo. Trabalhar o pensamento antes das refeições permite fazer escolhas mais saudáveis e menos nocivas ao corpo. A técnica também impulsiona o indivíduo a pensar se o que está sentindo mesmo é fome, principalmente em horários fora das refeições. Ter plena consciência da sensação faz com que a escolha de comer ou adiar a refeição possa ser tomada da forma correta.

Experienciar a comida de forma profunda

Um dos passos da prática do Mindful eating é levar o indivíduo ao aproveitamento de cada segundo do presente. Seja escolhendo o alimento ou desfrutando da comida e focando nos sabores, texturas e cheiros. Comer mais lentamente, fazendo pausas e sem distrações, como televisores e celulares, ajuda a se conectar com o alimento e a aproveitar todas as sensações disponíveis. Para quem ainda tem dificuldade, a dica é se fazer questionamentos que estimulem o cérebro a reparar no presente. Perguntas como: qual a textura dos alimentos? A comida está quente ou fria? Qual é a sensação da comida na boca? Tudo isso pode ajudar no despertar da consciência para a comida e aprimorar os sentidos.

Além de trazer a conexão entre corpo, mente e alimentação, a técnica também permite que a percepção da saciedade seja melhor identificada, evitando comer em excesso. Assim como no tradicional Mindfulness, quando há algum erro cometido, como comer demais ou desfrutar de alimentos não apropriados para a dieta, por exemplo, o autojulgamento não deve ser negativo ou crítico. É preciso entender que o corpo e a mente estão em processo de mudança, e é preciso trabalhar a meditação para compreender o motivo do deslize.

Como qualquer tipo de prática meditativa e de autoconhecimento, o Mindfulness e suas vertentes precisam de tempo e práticas constantes. Fazer meditações diárias e sem cobranças de resultados rápidos são pontos fundamentais para o sucesso da prática. Para ajudar nesse processo, é essencial buscar um profissional especializado na técnica Mindfulness e também fazer acompanhamento com um profissional da faculdade de Nutrição. Dessa forma, a busca pelo equilíbrio entre corpo, comida e mente será feita de forma assertiva e responsável.

Foto Destaque: iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens