» Início » Parceiros » Como usar referência de site em TCC de gastronomia

Como usar referência de site em TCC de gastronomia

por | jun 28, 2022 | Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O curso de graduação em gastronomia pode exigir um trabalho de conclusão de curso (TCC) dependendo da modalidade, algo que apesar de não ser obrigatório em todas as instituições de ensino ainda é bastante comum e pode trazer muitas dúvidas para os estudantes da área, especialmente quando se trata de citar site de acordo, normas ABNT e tipos de referência.

As dúvidas de como fazer referência de site nas normas da ABNT são muito comuns entre alunos de todos os cursos e em gastronomia isso não é diferente. Se você está fazendo graduação em gastronomia e não sabe se pode colocar referência a algum blog ou artigo online nos seus trabalhos, o texto vai falar um pouco sobre as vantagens e desvantagens de utilizar esse tipo de referência e como fazer referência de site nas normas da ABNT.

Prós e contras de usar referência de site

Como usar referência de site em TCC de gastronomia

Crédito: Pexels

Existem muitos motivos para escolher utilizar referências de página da internet em um trabalho acadêmico, assim como para dar preferência para uma citação de livro ou artigo acadêmico. Todas têm o seu lugar no ambiente acadêmico e devem ser tratadas como ferramentas, com cada uma tendo uma funcionalidade específica.

Em especial quando se fala em TCC é importante entender que nem sempre existe um certo ou errado em relação aos materiais utilizados, o que realmente importa é analisar o que se mostra mais adequado para a pesquisa que está sendo realizada no trabalho. Isso é algo que vai mudar muito de um trabalho para outro e depende do autor tomar as decisões certas para o seu.

Prós de usar referência de site

  • Conteúdo mais atualizado: algo que a internet tem a seu favor é estar sempre mais atualizada do que outros meios de publicação. Uma reportagem de site está disponível em pouco tempo após um acontecimento, enquanto um artigo científico ou livro levam meses ou até anos para serem publicados;
  • Informações indisponíveis em outros locais: muitas vezes é necessário citar alguma informação que está disponível apenas em sites, algo que acontece muito quando se trata de site do governo e organizações não governamentais;
  • Materiais baseados no mundo real: é comum que ao buscar referências em livros e artigos científicos, as experiências retratadas ali sejam bastante teóricas e com uma natureza mais acadêmica, o que nem sempre é o ideal para o que queremos expressar. Artigos de sites, desde que sejam uma fonte confiável, podem ser uma alternativa com uma visão mais prática dos problemas.

Contras de usar referência de site

  • Menor credibilidade: o principal contra de se usar referências de site vem da credibilidade. Nem sempre o material encontrado em páginas da internet tem fontes confiáveis, por isso é importante ter certeza quanto a isso antes de utilizar algum material retirado de um site como referência bibliográfica.

Claro que sites como o da ONU ou de outras organizações de um nível semelhante são referências respeitáveis, mas é importante saber distinguir esse tipo de referência e blogs desconhecidos apresentando informações sem citar suas próprias fontes.

  • Materiais menos maduros: um contraponto ao acesso a conteúdos atualizados está na maturidade do material encontrado em sites. Muitas vezes se algo ainda é muito novo não se teve tempo de estudar mais a fundo o que aquilo significa, por isso é importante ter cuidado se o material referenciado seria beneficiado por um tempo de amadurecimento e estudo científico se aprofundando no assunto.

 

Quer dizer que você deve ou não referenciar site no seu trabalho? A resposta não é tão simples. Os pontos discutidos aqui servem apenas para que você entenda que todo tipo de material bibliográfico vai ter suas vantagens e desvantagens e é importante fazer suas escolhas de acordo com a melhor opção em cada situação específica.

Como fazer referência de site nas normas da ABNT

Agora que já discutimos o suficiente sobre as vantagens e desvantagens de utilizar citação de site, chegou o momento de realmente falar sobre como fazer uma referência bibliográfica de site de acordo com as normas da ABNT.

O motivo de utilizar as normas da ABNT é porque costuma ser o padrão na maioria das universidades, porém pode acontecer de a sua instituição de ensino ter exigências diferentes, então é sempre importante checar antes de começar a seguir algum padrão na escrita de trabalhos acadêmicos.

A seguir você pode ver o modelo básico de citação de páginas da internet em referência bibliográfica de acordo com as normas da ABNT:

Nome dos autores (caso esteja disponível), Título da página, Nome do site, Ano, Endereço da página, Data de acesso.

Como você pode ver é um exemplo bastante simples para ser seguido por estudantes, até mesmo aqueles com pouca experiência no que se refere à escrita acadêmica. Se usado corretamente é uma ferramenta muito útil para ampliar as fontes de conhecimento utilizadas como referência nos trabalhos.

 

Foto Destaque: Pexels/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens