» Início » Parceiros » O desenvolvimento do bebê nos primeiros 2 anos

O desenvolvimento do bebê nos primeiros 2 anos

por | maio 10, 2022 | Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Não existe nada mais aprazível para os pais do que acompanhar o desenvolvimento e crescimento do seu bebê.

Cada fase da criança é uma sensação diferente para os pais, habilidades e desenvolvimento cognitivo são descobertos em várias fases divididas com o passar dos primeiros 24 meses de vida do bebê.

Quando nos dizem para aproveitarmos essa fase do bebê porque passa voando – é a mais pura verdade. Passa bem rápido e se não ficarmos atentos deixamos de acompanhar algumas fases importantes e fofas dos nossos filhos.

O amadurecimento infantil é definido por comandos neurais, onde cada criança vai ter o seu período de desenvolvimento, porém dentro dos intervalos de desenvoltura de cada habilidade. A formação completa dos circuitos neurológicos é o que sustenta os movimentos do tórax, cabeça e pescoço, assim como o fortalecimento da musculatura da região ocular.

Raciocínio lógico e as primeiras comunicações

Lembra daqueles pequenos sons característicos da criança? Nessa idade, ele passa a não fazer mais esse tipo de comunicação e começa a aprender novas palavras e com o passar do tempo, até mesmo pequenas frases. O tão esperado “mamá” e “papá” pode ser dito nessa fase, e nesse momento ele começa a mostrar com palavras as suas vontades: colo, fome etc. Além disso, ele também já compreende ordens e consegue pedir ajuda. Embora o vocabulário seja reduzido, os bebês de um ano já têm uma capacidade cognitiva ampla. Eles conseguem reconhecer objetos e indicá-los, realizam relações entre si e já possuem noções de espaço e sabem identificar o que é maior e o que é menor.

Por isso, nessa fase das primeiras descobertas, onde o bebê está aprendendo as primeiras noções de espaço, é de bastante utilidade contar com o suporte de aparelhos eletrônicos de monitoramento, como por exemplo, a babá eletrônica. Dessa forma, é possível monitorar à distância, qualquer movimento do bebê e assegurar que nada aconteça a ele.


Conhecendo o mundo

Nessa fase, a criança está mais comunicativa e sociável e pronta para conhecer o mundo: os primeiros passos, que já estão aparecendo, viram rapidamente pequenas corridas, escaladas pelos lugares e deslocamentos mais rápidos pelos lugares, o que deixa os papais e mamães loucos! As gargalhadas também são mais comuns nessa fase: a criança adora mostrar o que sabe fazer, como mandar beijos, bater palminhas, fazer “charme” e ama quando alguém se mostra interessado pelos seus pequenos gestos.

Também é a fase para os primeiros passeios ao ar livre, tendo contato com a natureza, outras crianças, bichinhos etc. Neste caso, a mamãe e o papai precisam proporcionar o máximo de conforto e segurança, para que essa adaptação ao mundo exterior ocorra da melhor forma possível. O grande aliado nesse momento é o carrinho de bebê. Por isso, na hora de adquirir, pense em um modelo que seja resistente, proporcione segurança e conforto ao baby.


Rotina alimentar

A alimentação de uma criança começa no leite materno, e a partir dos seis meses se inicia a introdução alimentar com as papinhas, até chegar no período em que a criança começa a comer os mesmos alimentos que os adultos.

Nessa idade, a criança desenvolve seu paladar e, gradativamente, começa a pegar gosto por diversos alimentos que são oferecidos. Nessa fase, a criança já começa a levar a comida à boca sozinha, pega o alimento com a mão e obtém as habilidades de movimento que permitem que ela seja independente na hora de se alimentar. Portanto, é fundamental preparar um cardápio colorido, rico em cálcio e proteínas para assegurar o desenvolvimento dos dentes e dos ossos.


Brincando e aprendendo

Quando o assunto é brincadeira, você já sabe né, eles amam brincar jogando os objetos no chão. Embora a bagunça, eles também gostam de colocar as coisas uma em cima da outra. Brinquedos como blocos de montar e bolas são excelentes alternativas para oferecer às crianças nessa idade. Eles também gostam quando alguém jogam os objetos para alguém e a pessoa manda de volta, como por exemplo, uma bola.


E o sono, como fica?

Uma das maiores preocupações dos pais é saber quando o sono dos filhos será finalmente regularizado. Como estão havendo diversas mudanças com a criança nessa idade, é bem difícil para ele pegar no sono e adormecer com facilidade. Para que isso ocorra com mais facilidade, é necessário ter um ambiente preparado: um local sem distrações como celular ou televisão, que esteja bem escurinho, sem barulhos ao redor, dar a alimentação da noite já em um lugar tranquilo.


Conclusão

A maternidade é um momento único e, por mais que você seja mãe de segunda ou terceira viagem, sempre bate um frio na barriga em relação aos cuidados do bebê nos primeiros dois anos de vida, não é mesmo?

Esperamos que as dicas citadas nesta matéria, possam te dar um direcionamento adequado à criação do seu bebê. Se gostou do conteúdo, não deixe de compartilhar.

 

Foto Destaque: Pixabay/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens