» Início » Áreas » Marketing » Como criar uma identidade de marca

Como criar uma identidade de marca

por | maio 2, 2022 | Áreas, Marketing, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

A identidade corporativa é um sistema visual que é usado por uma empresa para comunicar a personalidade da marca. O programa de identidade corporativa é utilizado para comunicação externa e interna entre as empresas e o público. Consiste em um logotipo simples e memorável, elementos visuais e verbais.

Aparecendo nos principais identificadores de marca: cartões de visita e outdoors, designs de websites e cartilhas, a identidade corporativa ajuda a ganhar espaço na mente, conscientiza e desenvolve o negócio. Nesta matéria, você aprenderá como criar uma identidade corporativa (isso pode ser feito no gerador Turbologo).

O que é identidade corporativa?

Uma identidade de marca é uma coleção de elementos gráficos de sua marca que inclui cores, fontes e logotipos. Esses elementos formam a identidade visual da marca.

Um dos principais problemas que muitas organizações enfrentam é a falta de um estilo consistente em marketing e outros materiais gráficos.

Em alguns editores modernos esse problema é resolvido. Você pode adicionar cores e fontes corporativas, logotipos e modelos diretamente a eles.

Todos os elementos de marca podem ser salvos e usados ​​em vários projetos. Assim, você pode facilmente criar conteúdo no mesmo estilo, mesmo que várias pessoas estejam criando apresentações, infográficos, relatórios, gráficos ou imagens para mídias sociais.

Como criar uma identidade corporativa

Etapas do desenvolvimento da identidade corporativa

O surgimento de uma ideia criativa para uma identidade corporativa, diferentemente de um insight criativo, não acontece por acaso. Em busca de uma solução criativa, somos acompanhados por impressões vívidas, acontecimentos interessantes, fatos extraordinários armazenados em nossa memória.

Além disso, ocorre o desenvolvimento de associações ao nível de uma ideia criativa. Ao desenvolver uma identidade corporativa, a etapa preparatória é muito importante, que tem como objetivo sistematizar a informação comercial disponível.

Reúna as informações mais detalhadas sobre a empresa para a qual você está fazendo identidade corporativa. Você também precisará pesquisar as estratégias criativas existentes dos concorrentes mais fortes.

Nesta fase, determine a composição dos elementos de identidade de marca, seu esquema de cores, a escolha das fontes que revelam mais plenamente a imagem de uma determinada empresa. Para atividades comerciais de demanda cotidiana, uma identificação corporativa simples é adequada.

Mas o empreendedorismo especializado exigirá um alto nível de estrutura de estilo. A forma das ideias nesta fase assume a forma de metáfora, hipérbole, comparação, personificação e argumentação em favor das características do objeto da identidade corporativa desenvolvida.

Esboços

Nesta fase, crie um símbolo que reflita e personifique a marca. Posteriormente, você precisará vesti-lo de uma forma estilisticamente interessante.

Aqui será necessário levar em conta a regra do design publicitário: os atributos gráficos dos símbolos comestíveis devem parecer deliciosos, o setor financeiro deve parecer prestigioso e estável em desenvolvimento e assim por diante.

Faça esboços a lápis. Tente mantê-los modernos, originais e atraentes. O critério de originalidade é que o projeto que está sendo desenvolvido não tenha nenhuma semelhança com outras marcas.

Em seguida, complete os esboços em um editor gráfico e traga para o estado do projeto concluído. Ao final desta etapa, você deverá ter o desenvolvimento de dois ou três projetos de design que sejam equivalentes em termos de originalidade, organicidade, adequação, atratividade e grau de complexidade, mas diferentes em atributos de signo ou estilo artístico.

Análise final e apresentação do projeto

Nesta fase, ocorre a avaliação final do estilo corporativo quanto ao cumprimento do nível exigido de expressividade, versatilidade, flexibilidade e adequação. O critério de expressividade é o grau de ilustratividade suficiente da futura identidade corporativa.

A avaliação da versatilidade exige que os elementos se encaixem perfeitamente em qualquer formato de mídia de publicidade moderna; elementos de escala não devem levar a mudanças qualitativas na percepção da identidade corporativa.

A flexibilidade implica na possibilidade de fazer algumas alterações no projeto, que ao mesmo tempo não perderá sua carga semântica. A adequação caracteriza como o estilo corporativo atende a todos os critérios de qualidade de uma determinada empresa.

E, por fim, para apresentar a identidade corporativa finalizada aos colaboradores, prepare uma descrição da identidade em forma de texto (brandbook), onde você afirma e justifica a conformidade do projeto proposto com o nível exigido de todos os critérios de identidade de marca.

 

Então, falamos sobre o que é identidade corporativa e como criá-la. Coloque as dicas que você aprendeu em prática e você vai se sair bem. Boa sorte!

 

Foto Destaque: Divulgação/Turbologo

1 Comentário

  1. NÓS DA ASSOCIAÇÃO HORA DO SABER, FICAMOS CONTENTES EM SABER QUE EXISTE UM GRANDE EVENTO NESTE PORTE. GOSTARIAMOS DE SABER COMO FAZER PARA PARTICIPAR COMO VOLUNTÁRIOS. POIS É DE GRANDE VALIA PARA NÓS FAZERMOS PARTE DESSE EVENTO.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens