Automação Comercial

Ideias de negócios no setor de alimentos com baixo custo de investimento

Banner Sinergia Brazil
Banner Rancho do Pescador
Banner Melhores Cursos Online

Pensa em começar um negócio na área gastronômica, mas não está com muito dinheiro para investir? Confira estas cinco ideias de negócios para te inspirar a dar o primeiro passo.

Para quem está planejando se aventurar no mundo do empreendedorismo, seja para se dedicar integralmente ao negócio ou para gerar uma renda extra, o setor de alimentos é um campo inesgotável de oportunidades. Além da variedade de possibilidades, o setor da alimentação é relativamente seguro e resistente às crises da economia, porque independentemente do cenário, sempre haverá o consumo de comida.

É um mercado em crescente evolução e bastante competitivo, mas com talento, criatividade e as ferramentas certas, qualquer empreendedor disposto ao desafio poderá começar a ter sucesso, no universo da gastronomia, mesmo sem investir grades quantias no início do negócio.

Para ajudar a inspirar os interessados, esta matéria vai sugerir cinco ideias baratas de negócios para inaugurar o negócio com o pé direito e, rapidamente, ter retorno financeiro.

Banner Espaçamento

Antes de mais nada, se planeje

Ao iniciar um negócio, vários fatores fazem a diferença ao longo do percurso rumo ao sucesso. A disposição e vontade de trabalhar, dedicando muitas horas do seu dia, talvez seja o mais importante. Mas outros fatores também pesam, como: a vocação, o conhecimento e a experiência na área, o talento, a criatividade e, principalmente, a capacidade de planejar e se ater às metas estipuladas.

O planejamento inicial do negócio é o melhor ponto de partida, especialmente se o orçamento é apertado. É no momento da elaboração do plano de negócios que o empreendedor se depara com questões cruciais para a realização da atividade, tais como: o cálculo correto do custo, ticket médio, escolha do local, estudo de mercado (fornecedores, consumidores e concorrentes) e o levantamento do investimento mínimo para começar. Atualmente, é possível encontrar modelos bem completos de planos de negócios gratuitamente, na internet. Vale a pena pesquisar em instituições reconhecidas, como o SEBRAE, por exemplo.


Coloque a mão na massa

Comece a pôr o plano em prática, mesmo que haja inseguranças e dúvidas a respeito da sua capacidade. Não há momento perfeito para começar a operar e ninguém nunca estará completamente preparado para enfrentar todos os desafios que o empreendedorismo impõe. Entretanto, isso não significa que hajam obstáculos intransponíveis. Ao longo do caminho, há altos e baixos, alguns tropeços são esperados. Aprenda com os erros e esteja pronto para se adaptar — persista.

Coloque a mão na massa e lance a sua empresa
Coloque a mão na massa e lance a sua empresa – Crédito: Pexels

Para te inspirar e te ajudar a fazer a melhor escolha, selecionamos algumas ideias de negócios na área da gastronomia que você pode pôr em prática, com baixo custo inicial.


5 ideias baratas para começar

Elegemos alguns exemplos de negócios com alto potencial de sucesso, na maioria das cidades. Mesmo assim, é recomendado que você analise o mercado da região e veja qual produto ou serviço melhor se encaixa no perfil dos consumidores locais. Confira:


1 – Delivery de bebidas

Nos últimos 2 anos, o mercado apresentou um grande aumento na demanda de bebidas com entrega em domicílio. As reuniões caseiras com amigos têm sido cada vez mais frequentes e as ofertas de bebidas geladas, entregues em casa, pelo mesmo preço do supermercado, ou quase o mesmo preço, fizeram com que os consumidores optassem pelo serviço.

Como diferencial, aposte em oferecer drinks autorais, temáticos ou clássicos, sempre criando novidades, caprichando nas embalagens, na rapidez da entrega e nos programas de fidelidade.


2 – Marmitas saudáveis ou fit

Na correria cotidiana, as pessoas têm cada vez menos tempo para cozinhar sua própria comida, ir ao mercado, escolher ingredientes e planejar refeições balanceadas. Ao mesmo tempo, o consumo de alimentos saudáveis tem alta demanda.

Ofereça opções para dietas variadas: fit, low carb, sem açúcar e as básicas refeições saudáveis balanceadas. Explore, também, a demanda por sobremesas e lanches.

Para marmitas congeladas, há bastante vantagens em oferecer pacotes, com várias marmitas, por preços ainda mais atrativos.


3 – Papinhas saudáveis para bebês

Seguindo a mesma lógica do item anterior, os pequenos também precisam de opções saudáveis para a alimentação, considerando que os pais têm cada vez menos tempo para gastar na cozinha.

As papinhas industrializadas dominaram o mercado por muitos anos, mas existe uma enorme ausência de produtos com ingredientes mais variados, com boa procedência, sem corantes, conservantes, sal e açúcares adicionados.

É importante que as papinhas sejam disponibilizadas em embalagens que possam ser usadas no forno micro-ondas ou forno convencional, para viabilizar ainda mais a portabilidade do alimento.


4 – Comida Vegana

O consumo de alimentos de origem animal tem diminuído, proporcionalmente, ao longo dos últimos anos. Por sua vez, a procura por alimentos veganos é crescente.

São inúmeras as causas que desmotivam o consumo de alimentos de origem animal: o aquecimento global, a crueldade na criação dos bichos, a escassez hídrica emergente, etc.

Ainda assim, há poucas opções saborosas e balanceadas de alimentos veganos no mercado. Por isso, esta é uma ótima oportunidade a ser explorada.

Há, também, demanda para sobremesas, bombons, tortas, comidas de festa e sorvetes veganos.


5 – Comidas típicas estrangeiras

A comida japonesa já conquistou o paladar dos brasileiros há algumas décadas e ainda é um mercado em ascensão na maioria das cidades, apesar da alta competitividade. Contudo, o mundo é gigante em termos de variedades de culturas e comidas típicas internacionais. Lembre-se, quanto mais diferente for, maior será a curiosidade das pessoas para experimentar.


O maior desafio é ter a coragem de se arriscar a dar o primeiro passo

Não existe atalho, nem caminho mais curto, quando se pensa em empreender com pouco dinheiro na mão. Existe sim, persistência, dedicação e talento. É claro que é importante se preparar, se planejar, se organizar para lidar com imprevistos, contudo, ninguém começa estando 100% pronto; boa parte do aprendizado acontecerá no decorrer do caminho.

Para impulsionar o início do negócio ou custear gastos pessoais antes de começar a ter lucro, você pode contar com o empréstimo online seguro da SuperSim. Esta pode ser uma importante fonte de recursos para cobrir as despesas emergenciais.

Quer saber como conseguir empréstimo? Acesse o site da SuperSim e siga o passo a passo. É muito rápido e totalmente sem burocracias desnecessárias. A SuperSim tem o maior índice de aprovação do Brasil, inclusive para negativados.

Precisa de empréstimo online urgente para sair do aperto ou dar uma alavancada no seu negócio? A SuperSim é o lugar certo.

 

Foto Destaque: Pexels/Banco de imagens

Banner Melhores Cursos Online

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

6 + 17 =