» Início » Áreas » Empreendedorismo » Ideias de negócios no setor de alimentos com baixo custo de investimento

Ideias de negócios no setor de alimentos com baixo custo de investimento

por | mar 21, 2022 | Áreas, Empreendedorismo, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Pensa em começar um negócio na área gastronômica, mas não está com muito dinheiro para investir? Confira estas cinco ideias de negócios para te inspirar a dar o primeiro passo.

Para quem está planejando se aventurar no mundo do empreendedorismo, seja para se dedicar integralmente ao negócio ou para gerar uma renda extra, o setor de alimentos é um campo inesgotável de oportunidades. Além da variedade de possibilidades, o setor da alimentação é relativamente seguro e resistente às crises da economia, porque independentemente do cenário, sempre haverá o consumo de comida.

É um mercado em crescente evolução e bastante competitivo, mas com talento, criatividade e as ferramentas certas, qualquer empreendedor disposto ao desafio poderá começar a ter sucesso, no universo da gastronomia, mesmo sem investir grades quantias no início do negócio.

Para ajudar a inspirar os interessados, esta matéria vai sugerir cinco ideias baratas de negócios para inaugurar o negócio com o pé direito e, rapidamente, ter retorno financeiro.

Antes de mais nada, se planeje

Ao iniciar um negócio, vários fatores fazem a diferença ao longo do percurso rumo ao sucesso. A disposição e vontade de trabalhar, dedicando muitas horas do seu dia, talvez seja o mais importante. Mas outros fatores também pesam, como: a vocação, o conhecimento e a experiência na área, o talento, a criatividade e, principalmente, a capacidade de planejar e se ater às metas estipuladas.

O planejamento inicial do negócio é o melhor ponto de partida, especialmente se o orçamento é apertado. É no momento da elaboração do plano de negócios que o empreendedor se depara com questões cruciais para a realização da atividade, tais como: o cálculo correto do custo, ticket médio, escolha do local, estudo de mercado (fornecedores, consumidores e concorrentes) e o levantamento do investimento mínimo para começar. Atualmente, é possível encontrar modelos bem completos de planos de negócios gratuitamente, na internet. Vale a pena pesquisar em instituições reconhecidas, como o SEBRAE, por exemplo.


Coloque a mão na massa

Comece a pôr o plano em prática, mesmo que haja inseguranças e dúvidas a respeito da sua capacidade. Não há momento perfeito para começar a operar e ninguém nunca estará completamente preparado para enfrentar todos os desafios que o empreendedorismo impõe. Entretanto, isso não significa que hajam obstáculos intransponíveis. Ao longo do caminho, há altos e baixos, alguns tropeços são esperados. Aprenda com os erros e esteja pronto para se adaptar — persista.

Coloque a mão na massa e lance a sua empresa

Coloque a mão na massa e lance a sua empresa – Crédito: Pexels

Para te inspirar e te ajudar a fazer a melhor escolha, selecionamos algumas ideias de negócios na área da gastronomia que você pode pôr em prática, com baixo custo inicial.


5 ideias baratas para começar

Elegemos alguns exemplos de negócios com alto potencial de sucesso, na maioria das cidades. Mesmo assim, é recomendado que você analise o mercado da região e veja qual produto ou serviço melhor se encaixa no perfil dos consumidores locais. Confira:


1 – Delivery de bebidas

Nos últimos 2 anos, o mercado apresentou um grande aumento na demanda de bebidas com entrega em domicílio. As reuniões caseiras com amigos têm sido cada vez mais frequentes e as ofertas de bebidas geladas, entregues em casa, pelo mesmo preço do supermercado, ou quase o mesmo preço, fizeram com que os consumidores optassem pelo serviço.

Como diferencial, aposte em oferecer drinks autorais, temáticos ou clássicos, sempre criando novidades, caprichando nas embalagens, na rapidez da entrega e nos programas de fidelidade.


2 – Marmitas saudáveis ou fit

Na correria cotidiana, as pessoas têm cada vez menos tempo para cozinhar sua própria comida, ir ao mercado, escolher ingredientes e planejar refeições balanceadas. Ao mesmo tempo, o consumo de alimentos saudáveis tem alta demanda.

Ofereça opções para dietas variadas: fit, low carb, sem açúcar e as básicas refeições saudáveis balanceadas. Explore, também, a demanda por sobremesas e lanches.

Para marmitas congeladas, há bastante vantagens em oferecer pacotes, com várias marmitas, por preços ainda mais atrativos.


3 – Papinhas saudáveis para bebês

Seguindo a mesma lógica do item anterior, os pequenos também precisam de opções saudáveis para a alimentação, considerando que os pais têm cada vez menos tempo para gastar na cozinha.

As papinhas industrializadas dominaram o mercado por muitos anos, mas existe uma enorme ausência de produtos com ingredientes mais variados, com boa procedência, sem corantes, conservantes, sal e açúcares adicionados.

É importante que as papinhas sejam disponibilizadas em embalagens que possam ser usadas no forno micro-ondas ou forno convencional, para viabilizar ainda mais a portabilidade do alimento.


4 – Comida Vegana

O consumo de alimentos de origem animal tem diminuído, proporcionalmente, ao longo dos últimos anos. Por sua vez, a procura por alimentos veganos é crescente.

São inúmeras as causas que desmotivam o consumo de alimentos de origem animal: o aquecimento global, a crueldade na criação dos bichos, a escassez hídrica emergente, etc.

Ainda assim, há poucas opções saborosas e balanceadas de alimentos veganos no mercado. Por isso, esta é uma ótima oportunidade a ser explorada.

Há, também, demanda para sobremesas, bombons, tortas, comidas de festa e sorvetes veganos.


5 – Comidas típicas estrangeiras

A comida japonesa já conquistou o paladar dos brasileiros há algumas décadas e ainda é um mercado em ascensão na maioria das cidades, apesar da alta competitividade. Contudo, o mundo é gigante em termos de variedades de culturas e comidas típicas internacionais. Lembre-se, quanto mais diferente for, maior será a curiosidade das pessoas para experimentar.


O maior desafio é ter a coragem de se arriscar a dar o primeiro passo

Não existe atalho, nem caminho mais curto, quando se pensa em empreender com pouco dinheiro na mão. Existe sim, persistência, dedicação e talento. É claro que é importante se preparar, se planejar, se organizar para lidar com imprevistos, contudo, ninguém começa estando 100% pronto; boa parte do aprendizado acontecerá no decorrer do caminho.

Para impulsionar o início do negócio ou custear gastos pessoais antes de começar a ter lucro, você pode contar com o empréstimo online seguro da SuperSim. Esta pode ser uma importante fonte de recursos para cobrir as despesas emergenciais.

Quer saber como conseguir empréstimo? Acesse o site da SuperSim e siga o passo a passo. É muito rápido e totalmente sem burocracias desnecessárias. A SuperSim tem o maior índice de aprovação do Brasil, inclusive para negativados.

Precisa de empréstimo online urgente para sair do aperto ou dar uma alavancada no seu negócio? A SuperSim é o lugar certo.

 

Foto Destaque: Pexels/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens