» Início » Áreas » Empreendedorismo » Como abrir uma franquia com CPF

Como abrir uma franquia com CPF

por | mar 14, 2022 | Áreas, Empreendedorismo, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O CNPJ ou o CPF é fundamental para começar a trabalhar dentro da área de franquia. Afinal, é somente por meio dele que as empresas podem começar a buscar insumos e negociar com as empresas.

Este código funciona como sendo o CPF de uma empresa. Isso quer dizer, um código único que vai ser o diferencial de outros negócios.

Diversas pessoas acreditam que ao abrir uma franquia, elas poderão utilizar o CNPJ do franqueador. Mas isso não é possível porque essas empresas terão donos diferentes.

Você será o proprietário da sua unidade, não do franqueador. Portanto, nada é mais correto do que ter seu próprio cadastro. Então você será o único que pode controlá-lo.

Esse cadastro é obrigatório para o start-up de unidades franqueadas, porém também traz diversas séries de vantagens. Como, por exemplo: uma empresa registrada vai pagar menos impostos do que um empresário como pessoa física.

Ao mesmo tempo, você e seus funcionários têm direito a um auxílio-doença, licença maternidade, aposentadoria, entre outros direitos.

Além disso, diversas empresas possuem um determinado crédito especial dentro do mercado. Com isso, o trabalho diário poderá obter os devidos financiamentos para abrir ou manter uma franquia.

Além da burocracia, é muito importante que você faça um curso online da área da administração.

Entendendo o sistema de franquias

Uma franquia nada mais é do que uma nova unidade de uma empresa que já atua dentro do mercado. Isso garante muitas vantagens para os empreendedores.

Você pode conhecer a Inspire-se, sistema de franquia digital que possibilita trabalhar com CPF inicialmente, isso pode ser excelente para quem pensa em desenvolver um novo negócio.

Inspire-se atua no mercado erótico, sendo a única empresa do setor a oferecer envio direto ao cliente e frete grátis sem compra mínima, assim cada franqueado pode ter grande diferencial de mercado.

Para saber sobre a Inspire-se, acesse a sua página de franquia, que tem os dados de contato e uma explicação sobre o modelo de negócio; a taxa de franquia atual está em R$ 3.000, sendo muito barata.

Comece com o plano de negócios da marca. Como a franquia é uma unidade nova, ela deve reproduzir o que a “Matrix” faz. Os franqueados recebem então todos os planos para trabalhar com a marca, bem como as regras e como fazê-lo com seus produtos.

Outro aspecto que merece destaque é o suporte da franqueadora. Eles variam de acordo com a marca da franquia, mas vale ficar de olho na hora de assinar os contratos.

O franqueador conta tudo sobre o suporte em seu COF. No documento, eles também descrevem o histórico da franquia, serviços e regras de relacionamento entre os franqueados. Os COFs também são fornecidos durante as negociações comerciais com os empresários.


Quais documentos preciso para abrir uma loja franqueada?

Primeiramente, tenha em mente que dependendo da franquia que você deseja associar, há diversos documentos adicionais que podem ser necessários. No entanto, alguns deles devem sempre ser listados para que um novo afiliado da franquia seja válido.


Circular de Oferta de Franquia

Podemos definir que o COF é o documento central na relação entre franqueados e franqueadoras. Dentro desse documento, são explicados diversos aspectos relacionados com o modelo de franquia e a relação entre o franqueador e a franquia, levando assim em consideração todas as leis mais recentes.

O franqueador deve fornecer ao COF dados 100% confiáveis ​​sobre sua realidade, incluindo as exigências e restrições impostas por ambas as partes.


Acordo de franquia

Formalizando a relação entre franqueador e franqueado, deverá sempre possibilitar que as obrigações e direitos sejam totalmente respaldados por lei. Uma vez assinado e autenticado por ambas as partes, seu conteúdo é oficial. É importante dar atenção especial às suas obrigações no relacionamento para garantir que não haja demandas incomuns.


RG e CPF

Este é o seu registro geral pessoal, ou o responsável pela empresa. Idealmente, você já tem uma versão mais recente. Um certificado pessoal também é necessário. Assim como RG, é um daqueles documentos que dão o pontapé inicial na franquia e não devem ser perdidos.


Comprovante de residência

Para se tornar um franqueado, você deve ter um endereço residencial que será usado para enviar cartas, contas e outros documentos para a manutenção do seu negócio. Para isso, você precisa de comprovantes de residência. Vale lembrar também que se você se mudar no futuro, precisará trazer novos recibos e atualizar seu endereço.


Dados bancários

Uma vez que sua unidade esteja funcionando e ganhando dinheiro, os recursos terão que ir para algum destino. Isso dependerá totalmente do modelo usado e dos detalhes dentro do contrato, porém normalmente serão usados ​​os dados bancários de uma pessoa física ou jurídica. No entanto, após a abertura, uma conta legal é dedicada às movimentações financeiras da unidade.


Declaração Positiva da Agência de Proteção ao Crédito

Esse documento visa comprovar que você não tem dívidas pendentes e seu nome está limpo. Isso é importante se você precisar de crédito para iniciar uma unidade, seja um empréstimo ou financiamento. Sempre quando o franqueador tiver demonstrado capacidade de cumprir suas obrigações contratuais.


Declaração de Imposto de Renda

Por fim, você também precisará apresentar sua declaração de imposto de renda comprovando todos os impostos pagos no ano anterior e todos os bens que possui. Ajuda a entender se você fornece o perfil de franqueado que a empresa está procurando.


Registro na Junta Comercial

Para qualquer empresa, seja uma franquia ou um negócio autônomo, é necessário o suporte adequado do conselho empresarial local. Isso significa registrar esses documentos, como contratos, causas sociais, entre outros, o que é muito importante para garantir a legitimidade da sua franquia.

Se você ainda não tem muita prática dentro dos assuntos de administração de empresas, é indicado que você faça um curso online da área.

 

Foto Destaque: iStock/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens