Automação Comercial

Conservação de alimentos: o que colocar na geladeira ou não

Banner Sinergia Brazil
Banner Rancho do Pescador
Banner Melhores Cursos Online

Alguns alimentos da cesta básica tiveram um aumento estratosférico nos últimos meses. Com isso, o brasileiro precisou fazer algumas adequações, tirar aqui e ali, para conseguir manter a alimentação da família. Com os preços nas alturas das nuvens, deixar estragar, sem consumir produtos comprados com tanto esforço, está fora de cogitação, portanto realizar a conservação de alimentos de forma correta é essencial.

Em paralelo a isso, ainda é somado o fato de que nesse calorão de verão muitos alimentos não estão durando o tempo que costumavam durar. O segredo, então, é guardar tudo na geladeira, certo? Errado. Algumas frutas e verduras devem passar longe da refrigeração.

Banner Espaçamento

Conservação de alimentos


Banana

A banana foi uma das frutas que tiveram o maior aumento de preço dos últimos meses. Esqueça aquela história de que algo barato está a preço de banana, porque a fruta está valendo ouro.

“A banana estava com um preço bom no mercado, mas estava muito madura. Ah, não tem problema, é só colocar na geladeira”. De jeito nenhum! A fruta, quando colocada em refrigeração, passa por um processo chamado de injúria pelo frio.

É que a banana é uma fruta tropical, e quando se expõe a baixas temperaturas, sofre uma reação química, causada pelo estresse, que escurece casca e polpa, além de alterar o sabor. A dica é: quando a fruta já estiver muito madura, corte em rodelas e congele, para fazer vitaminas, bolos e pães no futuro.


Abacate

O abacate é outro fruto que sofre de injúria pelo frio. Deve ser condicionado sempre fora da geladeira, e depois de aberto, o ideal é que seja completamente consumido. Caso não seja possível e precise ir para a geladeira, o indicado é que não passe de 24h lá dentro.


Goiaba

A goiaba também não se adapta bem ao frio, passando pelo mesmo processo da banana e do abacate, e tendo seu sabor e cheiro alterados, quando armazenada na geladeira. Se a fruta estiver muito madura, a solução é usar em geleias ou higienizar, cortar e congelar, para ser usada futuramente em sucos.


Berinjela

A berinjela é um vegetal riquíssimo em nutrientes, melhor amigo dos vegetarianos, mas fica com textura e sabor alterados quando conservada na geladeira. Isso por conta do efeito de injúria pelo frio, que também escurece a polpa do alimento.


Café

Que ideia esquisita essa de guardar café na geladeira, não é? Mas tem um mito que o café conservado na geladeira mantém seu sabor por mais tempo.

Sabe qual é a realidade? Se o pacote do café não estiver hermeticamente fechado, ele pode absorver a umidade do refrigerador, o sabor de todas as coisas que estão lá, ou pode deixar todas as coisas da geladeira com gosto de café. Na dúvida, é melhor evitar. O preço do café não está para brincadeira.


Tomate

O local ideal para o tomate ser armazenado é na fruteira, com a cabeça para baixo. Quando o alimento já está muito maduro, é conveniente guardar na geladeira, mas não por muito tempo, pois a refrigeração acelera o processo de deterioração da fruta, ao invés de conservá-la.


Pão

O pão pode ser armazenado na geladeira, ou não, como diz Caetano Veloso. Embora a refrigeração mude a sua textura e o deixe um pouco ressecado, para evitar o aparecimento de bolores, o alimento pode ser refrigerado.

Antes de consumir, pode esquentar um pouco para “acordar o pão”. É possível também congelar o alimento, caso não vá consumi-lo em 4 dias.


Cebola

As cebolas não gostam de umidade e precisam de ventilação. Mantê-las na geladeira, antes de serem cortadas, faz com que estraguem mais rápido. Além disso, a cebola e a batata não se dão bem quando armazenadas juntas, pois a cebola acelera o apodrecimento da batata.


Alho

O melhor lugar para o alho é longe da geladeira, em local ventilado e fresco; assim, ele dura dois meses. Mas se você precisa de praticidade e gosta de guardar o alho já picado, conservado em óleo, pode colocá-lo na geladeira, mas por pouco tempo.


Batata

A batata é muito resistente e fica muito bem fora da geladeira; quando refrigerada, o amido vira açúcar, e isso altera o sabor do tubérculo.


Sinal verde para a geladeira

A melancia e o melão podem ficar fora da geladeira enquanto não forem cortados. Mas depois de cortados, devem ser mantidos na geladeira por até quatro dias.

Outros amigos da geladeira são: laticínios; ovos; sucos; molhos; mamão; abacaxi, depois que a coroa for retirada; morango; uvas; maçã, que também pode ficar fora da geladeira; além de refeições prontas.

Embora a geladeira pareça o lugar ideal para os alimentos durarem mais, o efeito pode ser justamente o contrário. É tentador ocupá-la com frutas e verduras, principalmente quando são eficientes e espaçosas, como são alguns modelos de geladeira Electrolux inox, por exemplo.

Mas a umidade e as baixas temperaturas não são adequadas para a conservação de vários produtos. Uma dica muito válida também é comprar frutas, verduras e hortaliças em quantidades moderadas, para que não estraguem antes de serem consumidas.

 

Foto Destaque: iStock/Banco de imagens

Banner Melhores Cursos Online

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

dezoito + 10 =