Alguns alimentos da cesta básica tiveram um aumento estratosférico nos últimos meses. Com isso, o brasileiro precisou fazer algumas adequações, tirar aqui e ali, para conseguir manter a alimentação da família. Com os preços nas alturas das nuvens, deixar estragar, sem consumir produtos comprados com tanto esforço, está fora de cogitação, portanto realizar a conservação de alimentos de forma correta é essencial.
Em paralelo a isso, ainda é somado o fato de que nesse calorão de verão muitos alimentos não estão durando o tempo que costumavam durar. O segredo, então, é guardar tudo na geladeira, certo? Errado. Algumas frutas e verduras devem passar longe da refrigeração.
Conservação de alimentos
Banana
A banana foi uma das frutas que tiveram o maior aumento de preço dos últimos meses. Esqueça aquela história de que algo barato está a preço de banana, porque a fruta está valendo ouro.
“A banana estava com um preço bom no mercado, mas estava muito madura. Ah, não tem problema, é só colocar na geladeira”. De jeito nenhum! A fruta, quando colocada em refrigeração, passa por um processo chamado de injúria pelo frio.
É que a banana é uma fruta tropical, e quando se expõe a baixas temperaturas, sofre uma reação química, causada pelo estresse, que escurece casca e polpa, além de alterar o sabor. A dica é: quando a fruta já estiver muito madura, corte em rodelas e congele, para fazer vitaminas, bolos e pães no futuro.
Abacate
O abacate é outro fruto que sofre de injúria pelo frio. Deve ser condicionado sempre fora da geladeira, e depois de aberto, o ideal é que seja completamente consumido. Caso não seja possível e precise ir para a geladeira, o indicado é que não passe de 24h lá dentro.
Goiaba
A goiaba também não se adapta bem ao frio, passando pelo mesmo processo da banana e do abacate, e tendo seu sabor e cheiro alterados, quando armazenada na geladeira. Se a fruta estiver muito madura, a solução é usar em geleias ou higienizar, cortar e congelar, para ser usada futuramente em sucos.
Berinjela
A berinjela é um vegetal riquíssimo em nutrientes, melhor amigo dos vegetarianos, mas fica com textura e sabor alterados quando conservada na geladeira. Isso por conta do efeito de injúria pelo frio, que também escurece a polpa do alimento.
Café
Que ideia esquisita essa de guardar café na geladeira, não é? Mas tem um mito que o café conservado na geladeira mantém seu sabor por mais tempo.
Sabe qual é a realidade? Se o pacote do café não estiver hermeticamente fechado, ele pode absorver a umidade do refrigerador, o sabor de todas as coisas que estão lá, ou pode deixar todas as coisas da geladeira com gosto de café. Na dúvida, é melhor evitar. O preço do café não está para brincadeira.
Tomate
O local ideal para o tomate ser armazenado é na fruteira, com a cabeça para baixo. Quando o alimento já está muito maduro, é conveniente guardar na geladeira, mas não por muito tempo, pois a refrigeração acelera o processo de deterioração da fruta, ao invés de conservá-la.
Pão
O pão pode ser armazenado na geladeira, ou não, como diz Caetano Veloso. Embora a refrigeração mude a sua textura e o deixe um pouco ressecado, para evitar o aparecimento de bolores, o alimento pode ser refrigerado.
Antes de consumir, pode esquentar um pouco para “acordar o pão”. É possível também congelar o alimento, caso não vá consumi-lo em 4 dias.
Cebola
As cebolas não gostam de umidade e precisam de ventilação. Mantê-las na geladeira, antes de serem cortadas, faz com que estraguem mais rápido. Além disso, a cebola e a batata não se dão bem quando armazenadas juntas, pois a cebola acelera o apodrecimento da batata.
Alho
O melhor lugar para o alho é longe da geladeira, em local ventilado e fresco; assim, ele dura dois meses. Mas se você precisa de praticidade e gosta de guardar o alho já picado, conservado em óleo, pode colocá-lo na geladeira, mas por pouco tempo.
Batata
A batata é muito resistente e fica muito bem fora da geladeira; quando refrigerada, o amido vira açúcar, e isso altera o sabor do tubérculo.
Sinal verde para a geladeira
A melancia e o melão podem ficar fora da geladeira enquanto não forem cortados. Mas depois de cortados, devem ser mantidos na geladeira por até quatro dias.
Outros amigos da geladeira são: laticínios; ovos; sucos; molhos; mamão; abacaxi, depois que a coroa for retirada; morango; uvas; maçã, que também pode ficar fora da geladeira; além de refeições prontas.
Embora a geladeira pareça o lugar ideal para os alimentos durarem mais, o efeito pode ser justamente o contrário. É tentador ocupá-la com frutas e verduras, principalmente quando são eficientes e espaçosas, como são alguns modelos de geladeira Electrolux inox, por exemplo.
Mas a umidade e as baixas temperaturas não são adequadas para a conservação de vários produtos. Uma dica muito válida também é comprar frutas, verduras e hortaliças em quantidades moderadas, para que não estraguem antes de serem consumidas.
Foto Destaque: iStock/Banco de imagens
0 comentários