» Início » Áreas » Nutrição » Dicas e receitas para descer a menstruação atrasada

Dicas e receitas para descer a menstruação atrasada

por | jan 26, 2022 | Áreas, Nutrição, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Quando a menstruação atrasa, muitas mulheres entram em desespero e essa sensação incômoda só vai embora quando o fluxo menstrual começa.

O motivo disso são os vários indicativos potencialmente negativos que a menstruação atrasada tem.

Cientes de que o ciclo menstrual sofreu atrasos e ansiosas para que o fluxo comece, várias mulheres buscam formas de fazer a menstruação descer imediatamente.

Mas afinal, como fazer a menstruação descer? Será que isso é possível?

Segundo a crença popular e a própria ciência, se o fluxo menstrual estiver “programado”, é sim possível provocar a sua descida. Continue lendo e veja como!

Consuma bastante vitamina C

Uma das grandes perguntas sobre métodos para fazer a menstruação descer imediatamente é “limão faz a menstruação descer?”, e essa pergunta tem base.

Acontece que a vitamina C, presente em frutas cítricas como limão e laranja, por exemplo, é uma aliada para as mulheres que buscam regular o seu ciclo menstrual.

Esse composto, conhecido por fortalecer o sistema imunológico, também reduz a produção de progesterona no organismo feminino. Isso acaba relaxando e dilatando o útero, o que provoca a descida “automática” do sangue da menstruação.

Além do limão e da laranja, esses são alguns alimentos que possuem altos níveis de vitamina C:

  • Pimentão;
  • Brócolis;
  • Salsa;
  • Kiwi;
  • Abacaxi;
  • Gengibre;
  • Tomate;
  • Pescados;
  • Dentre outros.

Substâncias que ajudam a fazer a menstruação descer

Quando notam que a menstruação está demorando a descer, muitas mulheres pesquisam por frases motivacionais e expressões como “sucos que fazem a menstruação descer” e/ou “chás que fazem a menstruação descer”.

O motivo é a crença popular, em grande parte correta, de que algumas infusões e substâncias ingeríveis podem fazer a menstruação descer no mesmo dia.

Conheça agora um suco e duas infusões, dentre muitos outros, que respondem bem a pergunta sobre o que fazer para a menstruação descer.

Receita 1: Suco de limão com laranja

Tire todo o suco de uma laranja e um limão inteiros com a ajuda de um espremedor. Depois, adicione 200ml de água ao sumo e bata no liquidificador. Beba em seguida.

O ideal é que o suco seja consumido sem açúcar. Se preferir, misture tudo com uma colher e tome imediatamente após a mistura. A porção apresentada serve apenas uma pessoa.

Receita 2: Infusão de canela

Coloque uma xícara de chá de água para ferver e adicione um pau de canela. Depois de 5 minutos fervendo, desligue o fogo.

Assim que a infusão esfriar, beba imediatamente. A bebida pode ser adoçada a gosto.

Receita 3: Infusão de gengibre

Adicione meio litro de água ao fogo e, em seguida, coloque duas colheres de sopa de gengibre ralado para ferver, deixando a mistura no fogo por 5 minutos.

Passados os 5 minutos, desligue o fogo e, quando amornar, beba. A infusão de gengibre pode ser tomada três vezes ao dia, no máximo. Adoce a gosto.

Contraindicações e cuidados a serem tomados

Apesar de poder ter uma série de motivos, em mulheres saudáveis o atraso na menstruação pode indicar gravidez. Por isso, é importante saber se está grávida ou não antes de fazer uso das infusões que apresentamos aqui e/ou outras substâncias.

Acontece que, tanto as duas infusões que indicamos como outros compostos, compõem a lista das chamadas substâncias emenagogas. Esses elementos provocam abortos e podem acabar eliminando um possível feto que esteja em formação.

Além disso, atrasos menstruais podem indicar desequilíbrios hormonais, altos níveis de estresse e alguns outros motivos. Portanto, ao persistirem os sintomas um médico deverá ser consultado.

 

Foto Destaque: Pexels/Banco de imagens

2 Comentários

  1. Essas misturas toma em jejum?
    Ou não

    Responder
  2. É verdade que limão ou suco do limão “cortar” ou “suspende” a menstruação??

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens