» Início » Áreas » Empreendedorismo » Como construir uma boa relação com o seu sócio

Como construir uma boa relação com o seu sócio

por | jan 26, 2022 | Áreas, Empreendedorismo, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Entender como construir uma boa relação com o seu sócio pode ser a chave para a sobrevivência da empresa. Afinal de contas, muitos negócios no Brasil fecham as portas porque os donos se envolveram em conflitos e decidiram terminar a parceria por causa disso. Não é à toa, por exemplo, que 6 em cada 10 empresas nacionais deixam de funcionar antes de 5 anos de atividade.

Por isso, é vital ter em mente que entender como construir uma boa relação com o seu sócio é importante para que o negócio possa prosperar bem. Ainda que você considere que o seu sócio é um amigo ou alguém que você conhece bem, a verdade é que o ambiente de trabalho ou a pressão de tocar um pequeno negócio (o que corresponde a 99% de todas as empresas no país) pode deixar as pessoas estressadas e é um cenário perfeito para o início de conflitos.

Quer aprender como construir uma boa relação com o seu sócio? Então siga a leitura abaixo com atenção!

Como construir uma boa relação com o seu sócio: 5 dicas


1 – Tenha uma visão clara para o negócio

Um dos principais pontos de conflito entre sócios acontece quando cada um quer levar a empresa para uma direção. É o clássico caso de um querer abrir uma filial ou franquia, enquanto o outro quer investir em novos produtos ou serviços.

A melhor maneira de evitar que essa divergência de opiniões leve a um conflito dentro da empresa é que ambos tenham uma visão clara para o negócio antes de firmar a parceria. Não entre em uma sociedade se você não concordar 100% com a visão de empresa que o seu parceiro tem. Ok, talvez 100% seja muito, mas pelo menos 85% ou 90%.

É claro que isso não significa que não se possa mudar o rumo da empresa depois, mas que a decisão seja conjunta e ambos estejam de acordo. Isso é vital para que a relação não se deteriore.


2 – Saiba falar e saiba ouvir

A chave para uma boa relação entre sócios é a comunicação. No entanto, muita gente entende isso como “saber falar”. É claro que saber falar e expor a sua opinião, ideias e argumentos é essencial. Dito isso, saber ouvir também é parte da comunicação e igualmente importante.

Lembre-se: comunicação é quando um fala e outro ouve. Se um não fala direito, há problemas. Mas se um não escuta direito, também há problemas.

Portanto, desenvolva a sua audição e aprenda a ouvir, interpretar e entender o que o seu sócio disse. Isso ajudará a evitar conflitos.


3 – Não procure atalhos ou faça as coisas de modo informal

Muitos conflitos entre sócios nascem da desconfiança ou do estresse de situações inadequadas. Por exemplo, um sócio pode ter feito algo ilegal ou irregular para ajudar a empresa e isso traz uma carga de estresse para o outro sócio que leva ambos ao conflito.

Portanto, a melhor maneira de evitar esse cenário é simplesmente não fazer nada que seja informal ou questionável, ainda que legal. Obviamente, não é para cometer nenhum ato ilegal também, claro.


4 – Seja colaborativo, mas saiba impor limites

Muitos conflitos nascem do fato de que um dos sócios pode ser mais aberto a aceitar sugestões e aceitar ideias do outro para evitar justamente um conflito entre ambos.

Acontece assim: um quer fazer de uma forma e o outro quer fazer diferente. Um deles cede para “não arranjar confusão”, mas fica magoado. Essa mágoa vai construindo e deteriorando a situação no longo prazo.

Por isso, entenda que é importante manter a colaboração com o seu sócio, mas também imponha limites para que ele não ultrapasse a linha e comece a se meter em seu trabalho e decisões.


5 – Tenha um plano de contingência para uma dissolução de parceria amigável

Por fim, nem sempre dá para manter a sociedade. Às vezes, ainda que se tente, o estresse da gestão empresarial leva a melhor e os sócios começam a brigar. Nessas horas, talvez o melhor seja sair da empresa ou deixar o colega sair.

Nesse ponto, é vital ter um plano de contingência em ação, com determinados cuidados para encerrar a parceria e salvar a amizade. Uma ideia é fazer uma valuation com a Valutech para saber quanto vale a empresa e a parte de cada um para comprar ou vender sua metade ao outro sócio. Assim, a parte financeira é resolvida mais facilmente.

 

Pronto! Agora que você entendeu como construir uma boa relação com o seu sócio, é hora de colocar essas dicas em ação para garantir que a sua empresa terá sempre uma relação sólida como sustentação do negócio e conseguirá ser próspera por mais tempo. Caso a relação pessoal dos sócios piore, o melhor a fazer é tentar encerrar a parceria, mas manter a empresa viva.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião!

 

Foto Destaque: Pexels/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens