O café é a segunda bebida mais consumida do mundo, sendo um dos principais componentes do dia a dia de todo o brasileiro. Por isso que o seu preparo, sua escolha, seu aroma e principalmente o seu sabor é extremamente importante para dar aquela sensação única de um café especial!
Porém, além de toda a qualidade que deve estar presente no seu café, os acessórios que você vai utilizar são muito importantes na hora de produzir e extrair o melhor do seu café.
Acessórios especiais e cafés de alta qualidade
O Brasil tem como uma das riquezas naturais e já muito explorada, o café, por isso podemos nos dar ao privilégio de estar com os melhores cafés especiais do mundo feitos com as melhores e as frutas mais ricas em seu processo de fabricação.
Por isso, a qualidade que podemos extrair ao fazermos o nosso próprio café especial deve ser levada em consideração, e para conseguir o melhor sabor, aroma, e sensação, os cafés especiais são nossa melhor escolha.
Assim, junto aos cafés especiais de extrema qualidade, devemos nos preocupar também com os acessórios que vamos usar ao produzi-los, pois cada acessório faz a diferença até chegar na sua xícara. Conheça os acessórios essenciais para a produção do café especial:
1 – Filtros
Com exceção das cafeteiras especiais, como o método Italiano ou a prensa Francesa, o filtro é essencial para a melhor extração do café especial. Ele pode ser encontrado tanto em pano ou em papel.
O filtro de pano é um método mais tradicional e ecologicamente correto. Muitos também acreditam que o sabor fica mais acentuado quando o café é passado por ele. Seu perfil mais rústico e seus formatos tradicionais e 100% de algodão, trazem ótimas lembranças e memórias afetivas a muitos que ainda usam esse método.
Já o filtro de papel é um tipo mais higiênico, justamente por não ser reutilizado, não há perigo de conter a presença de micro-organismos que podem proliferar junto a fungos. Porém apesar disso, seu uso é ecologicamente danoso, pois acaba produzindo muito lixo no seu descarte.
2 – Balanças
A balança de café serve para medir a quantidade exata de café a ser usada, é muito prática e colabora para ter a intensidade, traz uma sensação única. É muito necessária, tanto para baristas quanto aos entusiastas.
3 – Moedores
O moedor de café deve ser de alta qualidade, pois há uma moagem correta para cada método que deve ser uniforme, como também é na fabricação dos cafés, onde a torra uniforme garante o sabor mais acentuado e a intensidade ideal.
4 – Coadores
Já o coador de café é um tipo de acessório que transcende opiniões, pois dependendo do método de preparo preferido do usuário e o blend preferido, existem diversos tipos que unem todos esses tipos de processos que chegam até a xícara de cada um. Os coadores podem ser utilizados de diversos materiais como: acrílico, cerâmica, plástico, vidro e até inox. Cada tipo de material traz consigo uma peculiaridade.
O coador de acrílico é amplamente usado por baristas, pois o sabor fica mais acentuado, doce e ressalta a acidez do blend. Já o coador de cerâmica, como o filtro de pano, costuma ser usado de forma mais tradicional, por ser um dos primeiros tipos feito e traduz muito bem o aroma de cada blend. O coador de vidro tem em seu diferencial um design que pode ser mais moderno, e acentua mais as bebidas doces e junto a acidez. Já os coadores de plástico costumam ter um custo mais baixo e por isso acabam dando menos corpo ao café, e são bem mais utilizados no dia a dia.
Utilize sempre os melhores acessórios
Conhecendo os principais acessórios, fica mais fácil e saboroso degustar o seu café especial. Lembre-se sempre que cada blend tem a sua intensidade, sabor e aroma. Porém, com a qualidade de cada um junto aos acessórios que são indispensáveis para uma produção ideal, você sempre vai conseguir o melhor de cada blend e ainda vai ter uma experiência única em cada xícara!
Foto Destaque: Pixabay/Banco de imagens
0 comentários