» Início » Bebidas » Bar » Tipos de bebidas alcoólicas: quais são e suas origens

Tipos de bebidas alcoólicas: quais são e suas origens

por | jan 3, 2022 | Bar, Bebidas, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Apreciadas por todos os povos e culturas, as bebidas alcoólicas são uma das provas de que todos somos iguais. Desde os alemães com suas cervejas maravilhosas, aos japoneses com seu milenar saquê e os brasileiros com a famosa cachaça.

Seja apenas para a degustação em momentos sociais ou para “encher a cara” com os amigos, veja a seguir os melhores tipos de bebidas alcoólicas, para você se sentir um verdadeiro sommelier. Confira!

Melhores tipos de bebidas alcoólicas

Sabemos que existe uma diversidade ainda maior de bebidas alcoólicas, com métodos e fórmulas que diferenciam o sabor até mesmo de bebidas similares. Por isso trouxemos os melhores tipos de bebidas alcoólicas, para você conhecer as principais e dar o primeiro passo para se tornar um expert no assunto.


Whisky

Não poderíamos começar essa lista de forma melhor, afinal, o whisky é tido por muitos como uma das melhores bebidas alcoólicas. Embora existam quatro principais fatores que caracterizam cada tipo de whisky: o grão utilizado, o processo de produção, sua origem e o tempo de maturação, esse tipo de bebida está entre os mais apreciados e populares em todo o mundo.

Se você gosta de uma bebida mais forte e sofisticada, o whisky é um dos tipos que você deve provar sem falta! Veja ainda quais são os 10 melhores whiskys de 2021 e escolha o que melhor se encaixa ao seu paladar.


Gin

Assim como o whisky, o gin é uma bebida clássica, considerada até mesmo uma “bebida de velho”, e se tornou uma das queridinhas nos bares. O primeiro registro de sua receita é datado do século XVI, a princípio também utilizada como medicamento para diversas doenças, mas logo caiu no gosto das tropas inglesas que estavam em território holandês.

As características marcantes do gin são obtidas principalmente no processo de pós-destilação, onde o seu sabor e aroma são acentuados, além dos ganhos de textura e cor. Posteriormente é feita a adição de água destilada para deixá-la pronta para a degustação.

Atualmente o gin é dividido em cinco categorias: clássico, cítrico, especiados, herbais e florais, que buscam agradar os mais variados públicos. Então, se você gosta de uma bebida mais suave, cítrica ou picante, o gin é uma das melhores bebidas alcoólicas para se apreciar.


Vodka

A vodka é uma bebida incolor, com 35 a 60% de teor alcoólico, que tem sua origem bem controversa, tanto a Polônia como a Rússia afirmando ser o local de origem da receita. Todavia, o que se sabe é que sua criação se deu entre o século VIII e XIX.

Embora ela seja geralmente obtida a partir de cereais e tubérculos, principalmente a batata, algumas fabricantes, como a Black Cow, obtém a sua vodka por meio da destilação de uma “cerveja de leite”, feita através da fermentação do queijo.

Se você mora em uma região mais fria do país, essa é uma das melhores bebidas alcoólicas para se apreciar e esquentar o corpo, afinal, não à toa ela é uma das bebidas mais consumidas principalmente em países com clima a menos. Para você que não abre mão de uma boa vodka, confira também o artigo das 10 melhores vodkas de 2021 e escolha a bebida mais adequada para o seu gosto!


Cerveja

Embora seja detestada por alguns e amada por muitos, a cerveja é uma das melhores e mais variadas bebidas alcoólicas, e com certeza não poderia faltar nesta lista. Hoje a cerveja é uma das bebidas mais populares no mundo, ficando atrás apenas da água e do café.

Embora não se saiba ao certo a sua origem, os registros mais antigos apontam que durante as construções das pirâmides do Egito, uma dose diária de cerveja constava para pagamento aos trabalhadores, afinal, devido à fermentação, o processo de produção da cerveja era tido como algo místico.


Tequila

Já a tequila é um destilado mexicano e, por sinal, um dos melhores tipos de bebidas alcoólicas. Ela é obtida a partir da agave-azul, uma planta de clima árido e solo vulcânico, e seu teor alcoólico varia de 30 a 55%.

Assim como a maioria das bebidas alcoólicas, sua criação é um mistério, contudo, as lendas dizem que a deusa asteca Mayahuel, após encontrar um dos seus coelhos saltando ao entorno da planta, cortou um pedaço do agave e deixou descansar até fermentar, tornando-se a primeira versão da famosa tequila. Mas essa é apenas uma dentre as diversas lendas que fazem com que essa bebida seja ainda mais apreciada. Não deixe de conferir as 10 melhores tequilas de 2021 e provar essa bebida incrível!

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens