» Início » Áreas » Panificação » Tipos de pães: suas origens e sabores!

Tipos de pães: suas origens e sabores!

por | dez 27, 2021 | Áreas, Panificação, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

O pão é um alimento milenar que faz parte da culinária mundial. Está na lista das comidas mais consumidas no mundo, fazendo parte do cotidiano de pessoas de diferentes nações. Ele tem a sua importância em muitos cenários da história, seja no aspecto político, econômico ou religioso.

Ao longo dos anos ele foi se tornando cada vez mais diverso, ganhando muitas versões e receitas diferentes. O melhor é que ainda hoje o pão continua alimentando muitas famílias, tanto das classes altas como baixas, sendo usado para compor o cardápio de praticamente todas as ocasiões.

Tipos de pães

Os tipos de pães são diversos e cada um mais saboroso que o outro. Você pode encontrar receitas do tradicional pão francês até as deliciosas versões italianas, há uma grande variedade de opções deliciosas. Logo a seguir, falaremos sobre algumas das versões mais conhecidas. Confira abaixo.


Pão de azeite

O pão de azeite teve a sua origem no Egito. A primeira civilização que teve a ideia de acrescentá-lo à massa do pão e assar em forno de barro. Apesar da receita feita em Portugal ser mais característica, devido ao azeite nacional, o sabor delicioso faz dele um dos tipos mais apreciados em todo o mundo.

É o resultado da mistura de farinha de trigo T80, farinha de trigo T150, água, azeite, levedura fresca e sal. Além de saboroso, ele também pode trazer benefícios à saúde. Isso porque o azeite faz com que a absorção de carboidrato no organismo seja mais lenta, tornando-o mais leve que o pão tradicional. No entanto, lembre-se de usar azeite de boa qualidade sempre, pois caso contrário, o seu pão não pegará muito sabor. Caso esteja em dúvida em relação à qual óleo de azeite usar em sua massa caseira, não deixe de conferir também o artigo sobre os 10 melhores azeites de 2021!


Pão de forma

Ele é um pão de formato quadrado com casca macia e miolo aerado, muito utilizado na receita do famoso misto quente. Foi inventado pelo americano Jeweler Otto Rohwedder, através de uma máquina que cortava as fatias iguais. Depois de anos de aprimoramento, em 1960, esse pão começou a ser comercializado mundialmente.

Hoje em dia é possível encontrar vários tipos de pão de forma, feitos com farinha de aveia, multigrãos e até sem glúten. Sobretudo, a receita tradicional e conhecida por todos é feita da mistura de ingredientes como farinha, água, sal, açúcar, fermento e leite.


Pão branco

Pode-se dizer que o pão branco é o tipo mais consumido em todo o mundo. Suas características são sempre miolo branco e casca mais dourada. Existem diferentes pães que se encaixam nessa categoria. Contudo, esse nome lhes é dado por serem feitos a partir da farinha de trigo refinada.

Para quem adora praticidade, é a receita mais fácil de ser produzida em panificadoras domésticas também, bastando apenas fazer a massa simples com os seus principais ingredientes e colocá-la na máquina.

Se você estiver em dúvida sobre como escolher uma boa panificadora para fazer o seu pão caseiro, confira as 10 melhores panificadoras de 2021 e faça a sua massa sem segredos!


Baguete

O pão baguete surgiu na França durante o império de Napoleão. Seu formato redondo seria para manter a conservação e facilitar seu transporte dentro dos bolsos dos soldados. Porém, a baguete comercializada nos dias de hoje ganhou essa aparência mais longa para ter o processo de preparo reduzido.

Esse tipo de pão tem a casca mais durinha e crocante, com um miolo mais macio por dentro. É também bastante utilizado para montar sanduíches e para montagem da conhecida bruschetta. A receita pode ser desenvolvida com a mistura de farinha de trigo, água, fermento, manteiga e sal.


Pão brioche

Esse tipo de pão é muito utilizado nas hamburguerias de todo o mundo. Ele foi criado na França, na região da Normandia, por volta do século XVI. A inspiração da receita vem dos bolos feitos na Idade Média, que tinham uma textura muito parecida com a do brioche.

De todos os pães tradicionais ele é considerado um dos mais saborosos. Na sua receita são incorporados ingredientes como: farinha de trigo, fermento, manteiga, leite, ovos e sal. Apesar de ser muito consumido com hambúrgueres, ele também é muito utilizado para compor sobremesas.


Pão italiano

O pão italiano tem muitas formas e variações diferentes e logicamente surgiu na Itália. Contudo, no Brasil o pão italiano é conhecido como um tipo maior, redondo, com casca mais dura e um miolo fofinho. Ele possui um sabor levemente azedo e temperado. Muito usado na culinária para compor algumas receitas.

Ele pode ser consumido sozinho com manteiga temperada e acompanhamentos. Porém, é comum vê-lo sendo utilizado sem a parte de cima e miolo, servindo como recipiente para caldos cremosos ou ensopados. Na receita utiliza-se farinha de trigo, água, sal, azeite e fermento biológico.

 

Foto Destaque: Freepik/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens