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Influenciador x criador de conteúdo: qual a diferença?

por | dez 22, 2021 | Áreas, Marketing, Parceiros

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É fácil criar conteúdo e fornecê-lo a milhões de visualizadores. Você só precisa de um smartphone e de uma conta de mídia social para começar a compartilhar selfies, fotos do seu cachorro ou vídeo tomando café da manhã. Se isso torna alguém um criador, influenciador ou apenas um usuário de mídia social, às vezes não está claro, o que intensifica o debate entre influenciadores e criadores de conteúdo.

Se compartilhar suas fotos de férias não faz de você automaticamente um influenciador ou criador de conteúdo, o que é? Esta é a sua experiência de marketing. Compreender a diferença entre esses termos pode ajudá-lo a entender melhor o papel de cada profissional no marketing digital.

O que é um criador de conteúdo?

O criador de conteúdo digital cria conteúdo para plataformas de marketing de conteúdo (incluindo blogs, mídia social e sites). Ele pode ser escritor, fotógrafo, videomaker ou artista gráfico que usa sua criatividade para criar obras em vários formatos escritos, visuais ou de áudio, tais como:

  • Artigos;
  • Postagens no blog;
  • E-mail;
  • Imagens;
  • Infográficos;
  • Podcasts;
  • Capturas de tela;
  • Postagens nas redes sociais;
  • Vídeos.

O conteúdo que eles criam é relevante para o público em vários níveis. É visualmente atraente, conta uma história convincente ou resolve um problema. É por isso que o trabalho dos criadores de conteúdo é tão valioso. Sua experiência está em seu meio e em sua capacidade de usá-lo para construir a narrativa que o público deseja.

Com o tempo, alguns criadores de conteúdo se tornarão pessoas influentes. Eles primeiro compartilham fotos e vídeos – muitas vezes com foco em um tópico ou nicho – e começam a atrair seguidores com interesses semelhantes. Outros criadores de conteúdo estão limitados a criar conteúdo para suas próprias contas ou terceiros.


Benefícios de trabalhar com criadores de conteúdo

Os criadores de conteúdo sabem como criar conteúdo autêntico e de alta qualidade que ressoa com o público. Eles têm experiência na interpretação das vozes da marca e na produção de conteúdo alinhado com as estratégias de marketing da marca.

Colaborar com os criadores de conteúdo pode trazer vários benefícios para as marcas:

  • Experimente diferentes tipos de conteúdo: as marcas podem contratar um grupo de criadores de conteúdo, cada um dos quais especializado em uma forma específica de conteúdo, para desenvolver uma variedade de trabalhos de marketing;
  • Publique com mais frequência: uma equipe de criadores de conteúdo pode produzir mais conteúdo do que um único funcionário. Isso torna possível publicar novos conteúdos com mais frequência e atingir objetivos mais rapidamente;
  • Economize dinheiro: em vez de contratar funcionários em tempo integral, as marcas podem contratar criadores de conteúdo com base nas necessidades do evento. Também lhes dá flexibilidade para contratar os criadores de conteúdo de que precisam;
  • Trabalhando com especialistas do setor: alguns criadores de conteúdo se especializam em setores específicos e sua experiência inclui conhecimento especializado.

O trabalho dos criadores de conteúdo é direcionado a públicos específicos para obter a resposta do público. Pode ser exibir produtos, direcionar tráfego para o site ou fazer compras.


O que é um influenciador?

O influenciador digital é uma pessoa que influencia o público. Ele geralmente tem forte influência na mídia social em uma ou mais plataformas e um grupo de seguidores que querem ouvir sua opinião sobre tópicos específicos.

Os influenciadores constroem sua base a seguir publicando dicas, tutoriais e informações regularmente. Seu público tende a participar e seguir o conteúdo recomendado por influenciador – em parte porque os influenciadores interagem com eles na plataforma.

A capacidade de interagir e interagir com seus seguidores é a especialidade dos influenciadores. Eles conhecem seus seguidores e sabem como fornecer-lhes as informações que desejam de maneiras interessantes ou úteis.

Os influenciadores podem ser classificados de acordo com o número de seus seguidores.

  • Megainfluenciadores tem o maior número de fãs – mais de 1 milhão. Frequentemente, são celebridades conhecidas e sua influência é impressionante, mas, em comparação com outros grupos influentes, sua participação e influência no público costumam ser pequenas;
  • Macroinfluenciadores têm de 500.000 a 1 milhão de seguidores. Muitos desses influenciadores construíram seu público ao longo do tempo e publicaram conteúdo que atraiu seu público. Sua popularidade é muito alta, o que lhes confere uma influência impressionante em uma ampla gama de pessoas;
  • Influenciadores intermediários pertencem ao grupo menos conhecido de influenciadores, com 50.000 a 500.000 seguidores. Esses influenciadores geralmente têm ampla experiência na construção de relacionamentos com seguidores e mantêm um alto nível de interação com eles;
  • Microinfluenciadores têm de 10.000 a 50.000 seguidores que os seguem por causa de sua especialização ou experiência em um determinado campo. Embora tenham menos seguidores do que influenciadores grandes e macro, eles tendem a ter mais engajamento e causar impacto em seu público;
  • Nanoinfluenciadores geralmente têm de 1.000 a 10.000 seguidores. Frequentemente, são líderes comunitários, têm considerável influência sobre seus seguidores e têm a maior taxa de participação. Comparados com outros tipos de influenciadores, os nanoinfluenciadores têm menos influência, mas maior influência.

Alguns, mas não todos, influenciadores também são criadores de conteúdo. O que torna alguém um influenciador é o número de seguidores – não o conteúdo de seu feed.


Os benefícios de trabalhar com influenciadores

Ao trabalhar com influenciadores, você pode obter vários seguidores. Você se beneficiará com o relacionamento que eles estabeleceram com o público. Seus seguidores confiam neles e em suas recomendações, e você ganha essa confiança quando mencionam sua marca.

Os influenciadores podem aumentar de forma rápida e eficaz a visibilidade de seus produtos e marcas. Usar o relacionamento deles com o público pode aumentar o tráfego e aumentar as vendas para o seu site.

Aqui estão mais benefícios de trabalhar com influenciadores:

  • Expanda seu escopo de influência: quando você trabalha com pessoas influentes, você automaticamente expande seu escopo de influência porque seu conteúdo será apresentado a novas pessoas – geralmente milhares de novas pessoas;
  • Aumente o conhecimento da marca: quando pessoas influentes falam sobre sua marca, o público deles aprenderá mais sobre sua história, valores e as soluções que você oferece;
  • Alcance seu público: ao trabalhar com influenciadores que compartilham seus valores, você pode contar com o público deles para compartilhar esses valores. Esta é uma visita abrangente ao seu mercado-alvo.

A colaboração bem-sucedida com influenciadores começa com encontrar a pessoa certa. As celebridades da Internet não querem promover produtos que entrem em conflito com seus valores ou se desviem da imagem que criam. As marcas não querem que os seguidores dos influenciadores não estejam no público-alvo.


Influenciadores e criadores de conteúdo: como trabalham com marcas

Algumas pessoas usam esses termos alternadamente, mas criadores e influenciadores não são necessariamente a mesma coisa. Influenciadores e criadores de conteúdo trabalham com marcas, mas produzem resultados de marketing muito diferentes.

Vamos dar uma olhada em como as marcas podem colaborar com criador de conteúdo e influenciador na mesma campanha.

A marca A quer despertar o interesse pelos novos produtos que planeja lançar. Eles contrataram um grupo de criadores de conteúdo para escrever descrições de produtos, criar infográficos destacando as vantagens do produto e desenvolver uma série de postagens em mídias sociais. Todo esse conteúdo irá para o site da marca e suas contas nas redes sociais.

A marca tem o direito de usar o conteúdo da forma que achar adequada, mas isso pode não ser suficiente para gerar o nível de interesse que deseja. As marcas podem recorrer a pessoas influentes nesse momento.

As celebridades da Internet podem compartilhar suas fotos de selfies com o produto ou postar um vídeo sobre o uso do produto nos carretéis do Instagram. O ideal é que os seguidores de influenciadores experimentem o produto sozinhos ou comecem a olhar para a marca e os produtos que ela oferece.

Entender a principal diferença entre influenciadores e criadores de conteúdo fornece conhecimento importante para marcas e diretores de marketing formarem uma equipe para realizar suas atividades.

 

Foto Destaque: Pixabay/Banco de imagens

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