» Início » Técnicas » Habilidades Básicas » Qual o tempo ideal para cozimento dos legumes?

Qual o tempo ideal para cozimento dos legumes?

por | dez 15, 2021 | Habilidades Básicas, Parceiros, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Uma grande dúvida que surge entre as pessoas que cozinham é quanto tempo deixar os legumes no fogo para que sejam cozidos corretamente. Sendo assim, separamos algumas informações, para que você possa fazer o melhor legume e deixar no ponto certo.

Antes de colocar qualquer alimento para cozinhar, é importante que você busque sempre lavar corretamente. Desse modo, lave bem todos independente de qual legume seja.

Mas afinal, como lavar os legumes? É importante que você use uma escovinha separada para essa função. Cuidado com os alimentos mais sensíveis, estes devem ser lavados com mais delicadeza. Após o processo de lavagem, é necessário fazer a sua higienização.

Além disso, antes de colocar na panela, separe o seu relógio, você pode usar o Mi Band 4 ou qualquer outro modelo para fazer a contagem correta do tempo para cozinhar os legumes.

Qual o tempo para cozimento?

Claro que grande parte dos casos depende da receita, alguns precisam ser mais cozidos, enquanto em outros pratos é necessário deixar mais duro.

Por este fato, vamos apresentar o tempo ideal para que os seus legumes não fiquem muito duros e nem muito moles.

Ainda, é importante ressaltar que cada tipo de legume possui uma textura. Assim, o tempo de cozimento se diferencia em cada um deles. Veja a seguir o tempo para os principais legumes!


Batata

A batata e diversos alimentos podem ser cozinhados de diferentes formas, podendo ser em uma panela tradicional, a vapor ou na panela de pressão. Neste momento, é necessário saber que cada um possui um determinado tempo.

Para cozinhar a batata em uma panela comum, é necessário esperar a água ferver e após isso, deve demorar de 25 a 30 minutos.

Enquanto no vapor, leva de 30 a 40 minutos para chegar no ponto ideal. Na panela de pressão este tempo é de 10 a 15 minutos. No micro-ondas deve ser de 10 minutos em uma alta potência.


Abobrinha

Na panela normal, a abobrinha demora de 3 a 5 minutos para cozinhar. O cozimento a vapor gasta de 4 a 6 minutos e no micro-ondas, o tempo é de 2 a 3 minutos.


Cenoura

A cenoura é considerada como um dos legumes que mais demoram para cozinhar. Sendo assim, na panela normal esta leva um tempo de 15 a 25 minutos. No vapor, gasta de 20 a 30 minutos e na pressão, leva de 3 a 5 minutos.


Beterraba

A beterraba também leva um grande tempo para seu cozimento. Na panela normal, demora cerca de 45 a 90 minutos, no vapor de 50 a 90 minutos e na pressão, de 10 a 18 minutos.

Este é um alimento que leva muito tempo, sendo assim, a principal opção para se cozinhar é na panela de pressão.


Chuchu

O chuchu já é um alimento mais fácil e rápido para cozinhar. Desse modo, na panela normal demora de 10 a 15 minutos, no vapor de 15 a 20 minutos. Já na panela de pressão demora de 1 a 2 minutos para cozinhar. Por ser um legume mais rápido de ser cozido, é indicado que você busque fazer na panela normal.

 

Agora que você sabe o tempo ideal para cozinhar os legumes mais consumidos, terá as suas receitas no ponto certo.

 

Foto Destaque: Pixabay/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens