» Início » Bebidas » Bar » Prensa Francesa, a produção de um café natural

Prensa Francesa, a produção de um café natural

por | dez 6, 2021 | Bar, Bebidas, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Diferente dos métodos tradicionais de produção de cafés através de coagem e por máquinas de expresso, a Prensa Francesa tem um método mais ecológico para a sua produção. Por se tratar de um café que não utiliza filtros tradicionais, nem eletricidade, o seu método de preparação é manual e dá um sabor especial em cada café.

Sua invenção foi datada em 1852, quando os franceses Mayer e Delforge tiveram a ideia de criar um café através da infusão dos grãos moídos que entram em contato direto com a água quente, bem similar ao preparo do chá. Tendo diversas formas ao longo dos anos, a sua evolução chegou até ao design mais tradicional datado em 1929, criado pelo italiano Attilio Calimani.

O principal ponto da Prensa Francesa em relação aos demais métodos de preparo é justamente sobre como é coado, onde a forma de prensa não consegue reter alguns óleos e sedimentos naturais do café, resultando em uma bebida muito mais saborosa na xícara.

Como qualquer outro método, também existem diferentes tipos de grãos de cafés e de diferentes moagens para o consumo. A moagem também traz diferentes pontos dentro da qualidade de cada grão, onde se moído na hora e for de uma qualidade superior fará toda a diferença dentro do sabor.

Para esse método, o ideal é o uso de Cafés Especiais justamente para um maior proveito no sabor. Tanto os cafés clássicos, intensos, orgânicos e até mesmo os descafeinados são os mais utilizados para esse tipo de processo.

Dicas de como usar a Prensa Francesa

Por se tratar de um método especial de preparo de café, há uma necessidade de fazer cada processo da melhor forma possível. Por isso vamos listar algumas dicas para ter uma experiência ainda melhor e com um sabor único!

  1. Comece escaldando a Prensa Francesa, isso vai evitar que haja algum tipo de comprometimento na qualidade do café devido a troca de temperatura;
  2. Esquente a água em uma temperatura de 80ºC a 90ºC, e lembre-se: esse método é de infusão, ou seja, o ponto de ebulição não é o ponto que procuramos nessa preparação;
  3. Enquanto isso, faça a moagem dos grãos na proporção, você pode utilizar 20g para cada 400ml de água aproximadamente, dependendo do tipo de café que você preferir. Porém, na hora de moer os grãos, o ideal é deixar a moagem mais grossa por conta dos grãos e para que o filtro de metal retenha o máximo de sedimentos do pó;
  4. Assim, acrescente os grãos moídos de forma uniforme dentro da prensa e depois acrescente 200ml de água, mexa para quebrar a crema e acrescente mais 200ml de água;
  5. Deixe o café em infusão por no mínimo 4 minutos;
  6. Após o tempo de infusão, abaixe o êmbolo prensando os grãos;
  7. Sirva-se e desfrute do melhor aroma e sabor!

Seguindo esse processo você irá desfrutar desse método novo e irá saborear ainda mais o seu Café Especial. Experimente as diferentes combinações entre as moagens e os tipos de cafés para ter uma experiência mais marcante de um método revolucionário!

 

Foto Destaque: Orfeu Cafés Especiais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens