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Dicas para promover seu restaurante

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O mercado alimentício é brutalmente competitivo, especialmente no ramo de restaurantes. Novos concorrentes ganham as ruas todos os dias e todos querem seu espaço ao sol. Na verdade, dados apontam que 35% dos restaurantes vão falência dentro de dois anos após abrirem as portas. Uma das principais estratégias na atualidade para estabelecer seu nome no mercado é a criação de um site de restaurante.

Para não ser apenas “mais um na multidão”, é necessária uma estratégia de marketing para atrair novos clientes. Hoje em dia, esta estratégia passa obrigatoriamente pela criação de um site para o seu negócio. Felizmente, não é mais preciso ser especialista no assunto, pois plataformas interativas e gratuitas tornaram a criação de um site algo acessível para todos.

Continue lendo esta matéria para descobrir algumas estratégias simples para levar o cheirinho da sua comida mais longe.

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Tempero digital

É praticamente impossível fazer seu negócio florescer sem alguma estratégia de marketing. Hoje em dia, o sucesso de um negócio ou uma marca passa forçosamente por alguma forma de marketing digital. A boa notícia é que certas estratégias não precisam custar nada.


Presença online

Se você ainda não tem uma página do seu restaurante, está na hora de fazê-la. Reúna fotos e vídeos dos seus melhores pratos e crie um site de restaurante. Faça uma busca na internet e busque inspiração em outros exemplos. Criar uma página própria aumenta consideravelmente o alcance da sua marca.

É também um bom espaço para mostrar o que faz com que seu restaurante se destaque dos outros. Uma boa ideia é colocar suas melhores fotos, pois as pessoas comem com os olhos primeiro. E fotos atraentes de comida são uma ótima maneira de atrair novos clientes.


Coloque-se no mapa

Oferecer serviço de delivery pode aumentar consideravelmente o fluxo de vendas. Abrir seu restaurante para delivery também o colocará no mapa de aplicativos como iFood, Uber Eats, Rappi e outros. Não deixe de colocar seu restaurante no Google Meu Negócio, para ser encontrado mais facilmente nas buscas.

O Google é uma ferramenta vital para colocar o nome de seu restaurante no espaço do consumidor, muitas pessoas recorrem a ele quando estão procurando um novo restaurante para experimentar. O público, em sua grande maioria, procura críticas que outros usuários fizeram dos restaurantes para poder ajudar na hora de escolher onde comer.


Cardápio digital

O crescimento da busca por serviços de entrega força bares e restaurantes a criarem versões digitais de seus menus. Não basta apenas o cliente saber onde encontrar o seu estabelecimento, mas também saber qual tipo de comida é servida nele.

Alguns clientes podem ter restrições alimentares ou preferência por determinados ingredientes, por isso, ter um menu online para que os clientes saibam exatamente o que estão comprando é de extrema importância.


Mídias sociais

As mídias sociais têm um potencial de marketing tremendo, porém, é uma ferramenta que tende a ser subutilizada entre restaurantes que estão começando os serviços. Promoções no Facebook, no Instagram e afins, podem trazer inúmeros clientes e seguidores, assim como sorteios nos quais usuários devem compartilhar conteúdo são bastante eficazes.

Por ser uma rede social baseada em fotos, o Instagram pode ser extremamente útil para campanhas digitais. Pode-se ainda fazer anúncios pagos, levando sua marca para novos públicos. Anúncios em redes sociais como Instagram e Facebook custam consideravelmente menos do que opções como o Google Ads. Oferecer wi-fi livre, em troca de check-in em redes sociais também pode aumentar o alcance da sua marca.


Conhecer a concorrência

Confira sempre as ofertas e as estratégias de marketing que outros restaurantes estão usando. Com este conhecimento em mãos, busque fazer algo diferente e único, algo que seus clientes só vão encontrar no seu restaurante. Isto fará com que sua marca adquira identidade própria e atraia um público cada vez mais fiel.


Desenvolva uma identidade

Para que o seu restaurante não se perca no meio dos milhares de outros que abrem todos os dias, é essencial que ele tenha uma identidade e um conceito. Logo, cores, decoração, menu, tudo deve ser pensado levando em conta uma estética que passe a mensagem que o restaurante quer.


Torne-se uma referência

Agora que o seu restaurante já tem uma identidade e público específicos, está na hora de buscar tornar-se uma referência na região. Desta forma, quando buscarem o produto que você oferece, seus clientes não vão pensar nos “restaurantes na sua região”. Vão pensar no seu restaurante. Desta forma, você consegue criar também um marketing de indicação, no qual clientes recomendam o seu serviço diretamente a outros conhecidos.


Fidelidade

Recompense seus clientes mais leais, para que eles se sintam em casa e tragam mais conhecidos. Cupons de desconto e programas de fidelidade são excelentes investimentos para levar seu restaurante mais longe. Sorteie cupons, brindes, ou até mesmo refeições gratuitas, para aumentar o engajamento da sua marca.


Conclusão

A questão digital permeia toda a estratégia de marketing de qualquer empresa e seu restaurante não deve ser diferente. Planeje sua expansão nas mídias sociais, ofereça serviço de delivery e coloque-se no mapa dos mais populares aplicativos de entrega. Torne-se ativo na comunidade, oferecendo buffets comerciais e, se possível, participando de festividades públicas.

 

Foto Destaque: Pixabay/Banco de imagens

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