» Início » Bebidas » Bar » Veja dicas de como escolher os melhores acessórios para tomar chimarrão

Veja dicas de como escolher os melhores acessórios para tomar chimarrão

por | nov 21, 2021 | Bar, Bebidas, Parceiros

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Toda tradição está envolta em histórias, rituais, mantras e outros costumes que são passados de geração em geração. E assim como todo bom elemento tradicional, para se ter um bom chimarrão, aquele bem gaúcho mesmo, uma série de “passos” são necessários.

Esses passos, por sua vez, vão desde a escolha correta dos ingredientes do chimarrão, que são basicamente água quente e erva-mate fina bem triturada, passando pela forma de preparo da bebida, até chegar nos acessórios que são usados para “apertar um mate”, como dizem os sulistas.

Mas, quais são os acessórios para chimarrão que são indispensáveis na hora de tomar a bebida?

Nesta matéria nós não apenas apontamos que objetos são esses, mas falamos um pouco mais da sua história e importância, além de demonstrar como escolher os melhores acessórios para chimarrão.

Não deixe de conferir!

Quais são os acessórios usados para tomar chimarrão?

Os acessórios que cercam o hábito de tomar chimarrão são indispensáveis, pois se um ou outro falta, a bebida perde a sua essência e pode perder até mesmo o gosto.

Digamos que, hipoteticamente, alguém esteja tomando um chimarrão em um copo de vidro comum e com um canudo de plástico.

Certamente nenhum gaúcho irá reconhecer aquela bebida como o tradicional chimarrão.

Dito isto, é afirmativo dizer que sem uma boa cuia e uma bomba de qualidade, o chimarrão não é chimarrão.

Conheça mais sobre a história e importância desses dois objetos.


Cuia para chimarrão

Quando um gaúcho é visto com uma cuia na mão, não precisa nem se explicar, pois todos sabem que ele está tomando chimarrão.

E o acessório é de fato imprescindível, não apenas visualmente, mas também no que diz respeito ao preparo do chimarrão, já que as cuias são perfeitas para comportar a infusão entre a água quente e a erva-mate.

Estima-se que a cuia tenha sido pensada como acessório para chimarrão pela primeira vez bem antes de 1500, quando o Brasil e outros países onde o chimarrão é tradicional, como Argentina, Uruguai e Paraguai, ainda não haviam sido “descobertos”.

O crédito pela invenção da cuia fica a cargo dos indígenas que viviam na região, que também foram os primeiros a cultivar a erva-mate e descobrir as suas várias utilidades.

As cuias para chimarrão tradicionais são feitas com porongo, que é basicamente o corpo de uma fruta com formato de jarro chamada popularmente de cuia ou cabaça.

Os antigos simplesmente cortavam o “pescoço” da cabaça e usavam o resto do corpo para tomar o chimarrão.

Hoje em dia é possível encontrar cuias para chimarrão com todo tipo de adornos e entalhes, feitos até mesmo em metais preciosos como ouro, prata, bronze, platina e outros.

Além do porongo, os artesãos de cuias para chimarrão também têm produzido esses objetos com cerâmica, alumínio, resina epóxi e outros materiais mais modernos.


Bomba de chimarrão

A famosa bomba é, ao lado da cuia, o mais importante acessório para chimarrão.

Também criada pelos indígenas, as primeiras bombas eram feitas com materiais que os nativos encontravam na floresta.

Esse objeto é, basicamente, um canudo metálico que possui uma peneira na extremidade que fica dentro da cuia.

Com isso, quando a pessoa suga o líquido do chimarrão, a pequena peneira retém os pedaços de erva-mate, filtrando assim a bebida.

Geralmente as bombas são feitas com aço inox, mas existem modelos mais adornados que são feitos com ouro e prata, por exemplo.


Por que a qualidade do “kit chimarrão” é tão importante?

Como dissemos acima, para que o chimarrão tenha qualidade, o seu preparo precisa ser feito de forma minuciosa.

Dessa forma, se a cuia usada é de má qualidade, a água pode não “segurar” a temperatura, o que prejudica frontalmente a infusão com a erva-mate.

Por outro lado, se a bomba que está sendo usada não é boa, não ficará posicionada corretamente, o que pode provocar entupimentos na hora de tomar o chimarrão.

Por isso, escolher bem os acessórios para chimarrão é indispensável para uma boa experiência.


Como escolher os seus acessórios para chimarrão

Depois de saber que sem uma boa cuia e uma bomba de qualidade é impossível tomar chimarrão de forma satisfatória, pesquise bem antes de fazer a aquisição desses acessórios.

Na internet existem várias lojas especializadas em produtos à base de erva-mate, como chimarrão e tereré, por exemplo.

Nesses locais também são vendidos acessórios para chimarrão e lá existem comparativos, avaliações de outros usuários e demais “termômetros” que atestam a qualidade, ou não, de determinado objeto.

Esteja atento!

 

Foto Destaque: Pexels/Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens