Banner Teknisa

Culinária coreana: 4 pratos para se fazer em casa

Banner Rancho do Pescador
Banner Cursos de Confeitaria Online

Você, provavelmente, ouviu falar sobre a Coreia do Sul em algum momento dos últimos meses. O país tem estado em evidência nos noticiários e nas mídias sociais. As bandas de k-pop, com milhões de fãs espalhados pelo mundo, e a indústria cinematográfica – Parasita, ganhador do Oscar de melhor filme em 2020, e a série Round 6, verdadeira febre mundial – são alguns dos trending topics.

Leia mais: A rica e diversificada gastronomia da Coreia do Sul

Além desses, a gastronomia coreana é outro tema que também tem suscitado interesse. Cada vez mais brasileiros têm se interessado pela culinária oriental. De pratos apimentados a sobremesas exóticas, você vai se surpreender com os sabores da Coreia do Sul. E, se você quiser experimentar já, vamos ensinar quatro pratos típicos para fazer em casa!

Banner Espaçamento

Pratos típicos da culinária coreana


1 – Bibimbap, o queridinho dos coreanos
Culinária coreana: 4 pratos para se fazer em casa
Bibimbap – Crédito: iStock

Além de ser um deleite para os olhos, o bibimbap é muito fácil de ser feito. Servido no bowl, esse prato pode ser consumido no almoço ou jantar. Ele leva arroz, vegetais – você pode usar o que tiver na geladeira –, carne, ovo, óleo de gergelim e um pouco de pimenta; afinal, ela não pode faltar. Os ingredientes podem ser simples, mas o sabor é único.


2 – Kimchi
Culinária coreana: 4 pratos para se fazer em casa
Kimchi – Crédito: iStock

O kimchi nada mais é do que uma conserva, muito popular na culinária coreana. Aliás, os vegetais em conserva e fermentados são comidos em quase todas as refeições por lá. Existem centenas de tipos diferentes de kimchi, mais apimentados ou mais suaves, e cada região da Coreia tem a sua própria maneira de preparar a iguaria. O preparo é simples: salgue e conserve a acelga na salmoura; feita de pimenta, alho, gengibre e cebolinha.


3 – Bulgogi, o churrasco coreano
Culinária coreana: 4 pratos para se fazer em casa
Bulgogi – Crédito: iStock

Se no Brasil temos o famoso churrasco, na Coreia há o equivalente. O bulgogi é, provavelmente, o prato coreano mais popular, feito de carne em fatias finas e sabor adocicado. Você pode prepará-lo assado, grelhado ou frito, sem a necessidade de panela de pressão. A carne é quase sempre acompanhada de wraps de alface e gochujang (pasta de pimenta vermelha picante).


4 – Mandu
Culinária coreana: 4 pratos para se fazer em casa
Mandu – Crédito: iStock

O mandu é muito semelhante ao guioza, famoso prato chinês. É um tipo de pastelzinho recheado, principalmente de carne bovina ou suína, mas que também pode ser encontrado com recheio de frango ou vegetais. O mandu é bastante consumido com sopas e caldos. O melhor é que você pode prepará-los e congelá-los para comer quando quiser.

 

Foto Destaque: Banco de imagens/iStock
Foto Destaque – Legenda: Bibimbap

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − nove =