Para dar um bom perfume como presente, além de saber as preferências da pessoa que vai recebê-lo, é preciso saber diferenciar os tipos de fragrâncias.
Dar presentes é uma experiência maravilhosa, sendo uma das maneiras de reconhecer o vínculo afetivo com as pessoas. Para dar um bom presente, é preciso conhecer a pessoa que vai recebê-lo, assim como suas preferências e necessidades.
Um dos itens mais populares quando o assunto é presente são os perfumes. A diversidade de opções, que contempla todos os gostos, é um dos pontos mais positivos que explicam sua popularidade em datas comemorativas como o Natal, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, etc.
Para conhecer bem o tipo de perfume preferido pela pessoa que vai ser presenteada, é preciso ter uma noção dos diferentes tipos de grupos de fragrâncias existentes. Elas são produzidas a partir de essências e óleos (sintéticos ou naturais) misturadas a água e álcool. Por isso, antes de comprar o próximo perfume, confira como escolher esse produto para homens e mulheres.
Classificação
Floral
Essa família olfativa é marcada pelo aroma oriundo de diferentes tipos de flores. Via de regra, esse tipo de perfume é mais adocicado e dá um ar romântico, alegre e elegante para quem o usa.
Embora os florais sejam encontrados especialmente em perfumes femininos, é possível encontrá-los também nos masculinos. Algumas das flores mais comuns nessa família olfativa são rosa, jasmim, lavanda, peônia, gardênia e lírio.
Cítrica
Essa família é composta especialmente por aromas relacionados às frutas ácidas, como limão-siciliano, laranja, bergamota e limão-taiti. Via de regra, essas fragrâncias são leves, refrescantes e alegres.
Para quem gosta do aroma de outros tipos de frutas, é preferível optar pela família aromática dos frutais. Alguns exemplos de frutas presentes nesses perfumes são ameixa, amora, framboesa, lichia, romã e morango.
Amadeirada
Essa família é encontrada principalmente entre perfumes masculinos, mas também é possível encontrar alguns perfumes femininos marcados por este aroma. Os perfumes amadeirados conferem um ar tradicional e elegante para quem o usa.
Eles também transmitem uma sensação de calor e aconchego, sendo populares sobretudo no inverno. Cedro, eucalipto, bambu, pinho, cipreste, sândalo, pinheiro, vetiver e musgo são alguns exemplos de plantas utilizadas para produzir esse tipo de perfume.
Outra família que também abrange aromas amadeirados é a chipre (que harmoniza duas famílias olfativas: amadeirada e cítrica). Os perfumes do tipo chipre podem ser produzidos a partir de musgo de carvalho, laranja-cravo e patchouli. Esse tipo de perfume é mais indicado para ocasiões formais.
Oriental
A família olfativa oriental é mais associada a um aroma quente e repleto de notas aromáticas de especiarias. O mais comum é que esse tipo de perfume seja usado por quem deseja um ar mais refinado, misterioso, exuberante e sexy.
Algumas das especiarias mais comuns nos perfumes do tipo oriental são âmbar, incenso, cravo, canela, anis e noz-moscada. Quem tem um estilo despojado e inovador costuma adorar esse tipo de perfume.
Famílias e pirâmides olfativas
Uma diferenciação básica para saber na hora de comprar perfume é entre a família e a pirâmide olfativa. A segunda classifica o tempo de evaporação das fragrâncias. Já a primeira é definida pelas notas mais fortes. Então, se um perfume tem notas amadeiradas predominantes, provavelmente ele vai integrar a família olfativa de perfumes amadeirados. É possível que um perfume pertença a mais de uma família olfativa.
Independentemente de qual seja a família olfativa de sua preferência, uma dica básica depois de saber qual é o tipo de fragrância que a pessoa a ser presenteada gosta é: experimente o perfume na sua pele. Isso pode te ajudar a ter uma noção de como o aroma pode mudar logo após ter sido aplicado em alguma parte do seu corpo.
Foto Destaque: Banco de imagens/Pixabay
0 comentários