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Como obter ainda mais retorno sobre o investimento com seus posts

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Você criou um conteúdo matador, otimizou-o para mecanismos de pesquisa, compartilhou-o em várias mídias sociais e gerou uma série de curtidas, comentários e compartilhamentos. À medida que novos posts são adicionados ao seu blog WordPress regularmente, no entanto, sua obra-prima começou a cair lentamente no esquecimento.

Então, há algo que você possa fazer para estender sua vida útil?

Claro que existe. Para começar, lembre-se de que seu conteúdo não existe no vácuo. Seu trabalho não termina depois de clicar em “publicar”. Ou seja, na era em que 2 milhões de posts em blogs são publicados todos os dias, a promoção é um elemento crítico de sua estratégia de marketing de conteúdo e você simplesmente não pode se dar ao luxo de ignorá-lo.

Se você não está investindo tempo e esforço suficientes na promoção de seu conteúdo popular, todas as suas chances de sobrevivência no competitivo cenário do marketing digital acabaram.

Com isso dito, aqui estão algumas estratégias que você deve usar para extrair o máximo do conteúdo que você cria. Os benefícios de otimizar o seu conteúdo são múltiplos.

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1 – Construir links internos valiosos

A linkagem interna é simplesmente direcionar seu leitor de uma página para outra dentro do mesmo domínio. O principal objetivo dos links internos é guiar seus visitantes em direção ao conteúdo no qual estão interessados, disponibilizar para seus leitores conteúdo que não seja facilmente acessível da página inicial e passar o link juice para as páginas com autoridade inferior.

Aqui estão algumas regras de ouro de links internos para seus posts mais antigos que você deve manter em mente:

  • Nunca linkar por linkar. Você precisa fazer isso naturalmente quando acredita que o conteúdo que você linkou pode agregar valor ao novo. Mais importante, certifique-se de que seu texto âncora seja descritivo, natural e lógico para o leitor;
  • Cada vez que você escrever um novo post, crie um link para alguns posts antigos. Ao fazer isso, você precisa categorizar os assuntos sobre os quais escreveu e escolher os artigos mais importantes para os quais deseja criar um link regularmente. Acredite em mim, isso vai lhe poupar muito tempo;
  • Atualize artigos antigos com novos links. Quando você adiciona novos links aos seus posts mais antigos, os rastreadores do Google os veem e indexam novamente. Mais importante ainda, você passará o link juice de sua página já estabelecida para uma nova.


2 – Reaproveite seu conteúdo

Nos últimos anos, reaproveitar o conteúdo tornou-se um grande negócio. Ajuda você a dar uma nova vida ao seu conteúdo mais antigo, mas popular, e a continuar obtendo valor com ele no futuro.

Primeiro, pode aumentar significativamente seus esforços de SEO. Inúmeras formas de conteúdo que compartilham o mesmo assunto oferecem a oportunidade de direcionar as palavras-chave mais relevantes para as quais você deseja ter melhor ranking no Google. Além disso, se você compartilhar esse conteúdo fora do seu site, também poderá ganhar backlinks de alta qualidade.

Em segundo lugar, você pode alcançar um público mais amplo. Seu conteúdo original provavelmente fez sucesso com um grupo de seus seguidores. No entanto, ao reaproveitá-lo em formatos diferentes (vídeo, áudio, infográficos), você pode conseguir se conectar com um público mais amplo.

Terceiro, você aumentará o envolvimento do cliente. Isso é especialmente verdadeiro na era atual de conteúdo visual e realidade aumentada, onde o conteúdo baseado em texto não é mais suficiente. Estudos mostram que dois terços dos usuários preferem ler conteúdo ricamente projetado do que algo simples. Veja abaixo algumas dicas de como reaproveitar o seu conteúdo:


Criar novos posts de blog

Conteúdo relevante pode gerar conteúdo mais relevante. Vamos tomar este artigo como exemplo. É uma lista de quatro táticas que podem ajudá-lo a gerar um ROI mais alto com suas publicações populares. Então, para reaproveitá-lo um dia, eu poderia simplesmente dividi-lo em quatro partes individuais de conteúdo, como “Maneiras de impulsionar seu conteúdo antigo criando links internos”, “A importância de reaproveitar conteúdo” e assim por diante. Esta é uma ótima maneira de se aprofundar em um assunto específico, explicá-lo em detalhes, adicionar informações valiosas e etc.

Você também pode considerar fazer o oposto. Por exemplo, você pode pegar alguns artigos relacionados e mesclá-los em um único guia ou em um post de resumo. Esta é uma oportunidade incrível para os blogs que criam artigos breves de 600 palavras para fornecer um conteúdo abrangente.


Construir um infográfico

Você sabia que infográficos são curtidos e compartilhados três vezes mais do que outros conteúdos de mídia social? Eles são um ótimo método de apresentar uma ampla gama de dados e estatísticas complexas de uma forma mais digerível. Mais importante, se você não tem nenhuma experiência em design gráfico, existem várias ferramentas como Canva ou Piktochart que podem ajudá-lo a criar seus próprios infográficos sem esforço.


Criar um podcast ou série de vídeos

A maioria do seu público prefere conteúdo que não precisará ler. Estudos mostram que quatro vezes mais consumidores preferem assistir a um vídeo sobre um produto do que ler sobre ele.

À luz de estatísticas como essa, vídeos e podcasts podem ser uma das técnicas de reaproveitamento mais poderosas, abrindo uma maneira totalmente nova de se conectar com seus seguidores. Você pode considerar o podcast como um canal de comunicação unilateral, mas não precisa ser assim. Ou seja, os podcasts mais eficazes usam conteúdo original como ponto de partida para uma discussão. Além disso, ao explicar algo, você sempre pode usar seus posts anteriores do blog como referência.


3 – Atualize seu conteúdo regularmente

As coisas sempre mudam com o tempo. Um artigo que hoje é relevante, daqui a alguns anos ficará irrelevante e desatualizado, é importante revisar artigos quando você perceber que ele está cheio de conteúdo irrelevante ou desatualizado.

As coisas mudam e nem todo conteúdo que você cria é perene. Agora você provavelmente está pensando que os posts que você compartilhou meses ou mesmo anos atrás estão enterrados nas profundezas do seu site e que seus leitores não os encontrarão.

Errado.

É aí que o SEO brilha. Se seu post foi publicado há alguns anos, mas ainda tem uma boa classificação nas SERPs para certas palavras-chave, os usuários podem topar com ele ao fazer uma pesquisa.

Veja como atualizar seus posts de maneira eficaz:

  • Edite o artigo existente em vez de publicar um novo para evitar possíveis problemas com conteúdo duplicado. Também é importante manter a mesma URL para manter o valor do link e evitar ter que lidar com redirecionamentos;
  • Não se esqueça de manter as palavras-chave no título se estiver modificando-o;
  • Adicione uma nota do editor na parte inferior do seu post ao atualizá-lo para garantir a transparência. Por exemplo, se muitas pessoas comentarem seus posts, o leitor ficaria confuso ao ver que essas datas não correspondem à data de publicação;
  • Torne o conteúdo preciso. Isso significa remover tudo o que for irrelevante, atualizar estatísticas desatualizadas, substituir capturas de tela antigas por novas, atualizar seu CTA, verificar e substituir links, etc;
  • Otimize sua meta descrição para torná-la mais atraente e relevante para o post reformulado.


4 – Nunca pare de promover seu conteúdo

Não é segredo que muito do seu ROI vem da promoção de conteúdo. Mas, aqui está o problema – mesmo se você fizer um tremendo impulso promocional por algumas semanas, seu tráfego começará a despencar em breve. O mais triste de tudo isso é que você provavelmente não alcançou nem mesmo uma fração das pessoas que estão interessadas em ler seu post.

Porém, não há nenhuma regra dizendo que você não pode promover seus posts mais antigos. Pelo contrário, uma das coisas mais incríveis sobre o seu conteúdo popular e perene é que você pode compartilhá-lo alguns meses (ou até anos) depois, agregando quase o mesmo valor que fez pela primeira vez.

Sempre olhe para esta prática desta forma – você não está apenas lembrando seus seguidores leais do incrível conteúdo que eles já leram, mas também expandindo sua base de seguidores, testando o que funciona para seus leitores hoje e aumentando seu engajamento. Pesquisa mostra que a repostagem pode trazer 75 por cento do engajamento da ação original.

  • Publique nas mídias sociais. Existem centenas de plataformas de redes sociais, e promover seus posts em todas elas seriam completamente inúteis. Para aumentar seu ROI, você deve restringir suas escolhas e escolher alguns canais para divulgar seus posts;
  • Publique novamente seu conteúdo em sites de perguntas e respostas como o Quora, compartilhando um post ou encontrando e comentando as perguntas dos usuários relevantes para o assunto sobre o qual você escreveu;
  • Crie uma série de e-mail. Você pode dividir seu artigo em unidades menores, mas lógicas, e enviá-las como e-mails independentes. Depois de definir sua série de e-mails, você pode oferecê-los aos seguidores do seu blog, pedindo-lhes que se inscrevam. Esta é uma ótima maneira de atrair novos assinantes para o seu blog e gerar novos fluxos de receita;
  • Publique artigos como convidados (guest posts) em sites e blogs confiáveis. Não importa o que o Google diga, o link building ainda é uma das maneiras mais poderosas de direcionar o tráfego para o seu site, especialmente se você criou conteúdo de qualidade para o link. Ao postar conteúdo em sites relevantes do seu segmento, você não apenas obterá ótimos backlinks para o seu post no blog, mas também obterá tráfego de referência direcionado e se estabelecerá como uma autoridade em seu nicho.


O trabalho de conteúdo nunca está concluído

Como você pode ver, um post não termina quando você clica no botão “publicar”. Dado o tempo e o esforço que você investiu para criá-lo, a única maneira de garantir um retorno sobre o investimento decente é reaproveitando-o várias vezes. Portanto, se você não está usando essas estratégias para garantir que seu conteúdo seja redescoberto repetidamente, é hora de repensar sua estratégia.

 

Foto Destaque: Freepik/Banco de imagens

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