» Início » Notícias » Pare com a Fome: Instituto Capim Santo faz 9 anos e distribui 100 mil refeições

Pare com a Fome: Instituto Capim Santo faz 9 anos e distribui 100 mil refeições

por | ago 30, 2021 | Notícias

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Concebido com o objetivo de oferecer, para pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, uma formação profissional de excelência na área de gastronomia, o Instituto Capim Santo (ICS) completa nove anos como organização não governamental e apresenta uma meta audaciosa: produzir e distribuir, em quatro meses, cerca de 100 mil refeições a pessoas em situação de rua, na periferia da cidade de São Paulo, por meio do projeto: Pare com a Fome 2021.

Com a geração de 15 empregos diretos e outros indiretos, o objetivo do projeto é produzir 25 mil refeições por mês. Para isso, a ação reaproveita insumos que seriam descartados e tem o objetivo de mitigar, levando não só alimento com a doação de quentinhas, mas carinho e esperança, a brasileiros que, com a pandemia, estão em situação de fome.

Com a chegada de 2021, havia a esperança de que a atividade econômica voltasse ao normal, porém o cenário regrediu e a fome voltou a assolar, ainda mais forte, a população, por isso, fez-se necessário adotar, o quanto antes, uma nova estratégia e desenvolver um novo projeto dentro do ICS, dano origem ao Pare com a Fome 2021“, explica o presidente do Instituto, Luccio Oliveira.

Nova cozinha

30 de julho foi o dia da última produção de quentinhas na cozinha do Colégio São Luís (SP), onde, em três meses, foram feitas e distribuídas quase 15 mil quentinhas, com 6,5 toneladas de alimentos e oito ONGs parceiras assistidas, contando com o voluntariado de 150 pessoas.

A finalização deste ciclo dá início a outro. Para assegurar a meta de fornecer 100 mil quentinhas em 2021, precisamos mudar para uma nova cozinha equipada, que viabilizasse a produção diária de cerca de mil refeições e, graças à parceria com o Grupo Accor, no início do mês de agosto, o Hotel Pullman Vila Olímpia passou a sediar a cozinha do ICS“, detalha Oliveira.

Além do Pare com a Fome 2021, o ICS está desenvolvendo outros projetos. “Há o Restaurante do Amanhã, que propicia formação em outras áreas do restaurante, que não a cozinha, dando a uma visão 360 graus das atividades de um restaurante; o Fome de Empreender, que visa a capacitação de empreendedores na área de gastronomia; além da reorganização do Cozinha do Amanhã, que capacita jovens em gastronomia, para um formato que impacte mais a sociedade e gere valor e empoderamento“, explica Oliveira.

Já mirando no futuro, o ICS planeja, para 2022, realizar ações relacionadas à gastronomia social em cada região do País, em parceria com instituições públicas, privadas e do terceiro setor. “E para 2025, queremos alcançar a marca de principal vetor de conexão no terceiro setor para ações na área de gastronomia, gerando mobilidade social para pessoas em situação de risco e de vulnerabilidade, tendo a educação como ingrediente principal nesta receita“, aponta Oliveira.


Serviço

Projeto Pare com a Fome 2021
Duração:
5 meses
Objetivo: Total de 100 mil marmitas a serem produzidas e distribuídos, sendo 25 mil por mês
Meta Diária: Mil refeições
Custo Total do Projeto: R$ 1 milhão
Impacto: Geração de 15 vagas/mês de empregos diretos e muitos outros indiretos. Organizações não governamentais assistidas: Fundação Gol de Letra, Associação Prato Cheio, Instituto Verter, Casa do Zezinho, Aldeia Nissi, Instituto Muda Brasil, Instituto Sonhe e Caps Nosso Lar.

Para colaborar e saber mais sobre o projeto:

Site / Doação / E-mail / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação/Instituto Capim Santo

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens