Raul Lemos: a arte de unir duas paixões

Banner Rancho do Pescador
Banner Cursos de Confeitaria Online

Publicitário de formação, Raul Lemos construiu uma carreira de sucesso na propaganda tendo atuado como executivo de atendimento de grandes agências. Desde criança, ele alimentava outra paixão, a gastronomia.

A vida profissional teve uma virada de 180 graus quando decidiu se inscrever para participar do reality show gastronômico MasterChef Brasil, sagrando-se vice-campeão da segunda edição do programa em 2015. Com a procura de marcas e empresas para criação de conteúdo e parcerias, o já chef — formou-se assistente de cozinha pela Escola de Artes Culinárias da Toscana – La Scuola di Cucina, na Itália, assim que concluiu sua participação no programa — enxergou uma ótima oportunidade de conciliar o amor pela gastronomia com a sua experiência em Comunicação e assim criou a Mení.

A Mení é uma empresa de negócios em gastronomia que atua gerenciando a comunicação de chefs e cozinheiros influenciadores, mas também atendendo às demandas das empresas e agências de publicidade que querem se conectar ou reforçar sua presença no universo gastronômico.

Com seis anos no mercado, a Mení tem se estabelecido em dois principais pilares: produção de conteúdo e projetos de comunicação.

Na área de produção de conteúdo, a empresa se destaca no audiovisual, acumulando experiência desde projetos com influenciadores — publiposts, parcerias e etc. — até conteúdo corporativo. Nesse último cenário, a Mení vem se reinventando e, durante a pandemia, realizou mais de 60 lives empresariais. “O formato agradou bastante ao público: os participantes do evento online recebem uma caixa com ingredientes para uma receita e podem cozinhar ao vivo, simultaneamente com o cozinheiro convidado“, descreve Raul.

Raul Lemos: a arte de unir duas paixões
Raul Lemos – Crédito: Divulgação

Ainda nessa área, a Mení também desenvolve conteúdos proprietários, como é o caso do programa Desvendando Cozinhas, exibido todas as segundas-feiras, às 23h30 na RedeTV!, que foi inteiramente concebido pela sua equipe. Na atração, o apresentador mostra os bastidores das cozinhas mais interessantes do Brasil, além dos personagens por trás das operações.

A empresa ainda conta com um leque grande de fornecedores e, por isso, pode se adequar facilmente à demanda de cada cliente.

No pilar de projetos de comunicação, a Mení tem em seu portfólio grandes clientes do universo gastronômico e de outras áreas de atuação. Para eles, a empresa já planejou e executou grandes eventos como convenções, aulas-show, campanhas publicitárias, promoções para consumidor final e, agora, com o Desvendando Cozinhas, planejamento para ações de merchandising.

Com uma equipe de background em comunicação, mas também apaixonada pela gastronomia, a Mení se destaca na elaboração e planejamento de suas ações desde o início do trabalho, podendo ajudar na elaboração do briefing, até a produção, execução e análise de resultados.

Ao constituir a Mení, Raul partiu da premissa de passar credibilidade e responsabilidade quando o assunto é divulgar produtos e marcas para seus seguidores. “Sou defensor da comida de verdade, sempre busco compartilhar receitas possíveis, fáceis e acessíveis para que todos se sintam inspirados em ir para a cozinha e colocar a mão na massa. Posso me considerar um especialista em abrir a geladeira e criar pratos com as sobras do dia anterior, pois entendo que o reaproveitamento não é só esquentar a comida no micro-ondas, mas é possível transformá-la em algo inusitado e delicioso“, defende.

O chef quer aproveitar o momento de visibilidade para potencializar as três frentes que vem trabalhando nos últimos anos: fortalecer os projetos de comunicação como o Desvendando Cozinhas e outros formatos de conteúdo; empreender no mercado de gastronomia com uma operação de Fast Casual e solidificar a presença da Mení no mercado de negócios em gastronomia.

Banner Espaçamento

Sobre Raul Lemos

Caiçara de Santos, Raul Lemos se formou em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie e trabalhou como diretor de atendimento nas principais agências de publicidade do Brasil. Cozinhar sempre foi um hobby despretensioso, mas muito elogiado por quem experimenta sua comida. E foi assim que, incentivado por amigos e pela família, se inscreveu no MasterChef em 2015. Durante o programa, se destacou pelo jeito espontâneo, brincalhão e ao mesmo tempo criativo, focado e ousado.

Site / Facebook / Instagram

 

Foto Destaque: Divulgação

Sabor à Vida

Portal do Estado de São Paulo com tudo sobre Gastronomia: Notícias, TV, Cozinhas, Bebidas, Técnicas, Artigos, Guia Gastronômico, Receitas, Classificados e muito mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − 8 =