» Início » Áreas » Confeitaria » Temperar chocolate? Saiba o que é e como fazer

Temperar chocolate? Saiba o que é e como fazer

por | jul 16, 2021 | Áreas, Confeitaria, Técnicas

Receba o conteúdo do Sabor à Vida!

Com a crise financeira e a alta do desemprego, cada vez mais brasileiros têm buscado alternativas para conseguir uma renda ou até mesmo para aumentar o faturamento da casa no final do mês. Uma das possibilidades é a produção caseira de alimentos – entre eles, os chocolates.

Uma das técnicas que são necessárias para preparar os ingredientes é o de temperar chocolate. O nome pode causar um pouco de dúvidas, mas não se trata de acrescentar outros ingredientes ao doce, como sal, açúcar ou temperos tradicionais da cozinha. A temperagem, na verdade, tem a ver com a temperatura do chocolate.

De acordo com a técnica de temperagem, é necessário fazer o aquecimento e o resfriamento do chocolate. Isso permite que o produto fique mais brilhante, mas o benefício não é apenas visual. Ao conseguir uma textura melhor, fica mais fácil moldar o chocolate para fazer bombons, trufas, picolés, ovos de Páscoa e outros produtos.

Essa técnica pode ser um dos principais motivos para diferenciar um produto de outro, pois se o chocolate for simplesmente derretido antes de ser bem trabalhado, ele irá adquirir um aspecto mais emborrachado, sem brilho, e chegando a derreter de forma fácil, diminuindo o seu prazo para consumo.

Como funciona a temperagem do chocolate

A principal função da temperagem é causar a pré-cristalização da manteiga de cacau que está no chocolate. Esse é o motivo de o produto adquirir um brilho acetinado, além de ficar mais crocante e impedindo que ele derreta facilmente.

Para chegar a essa textura e qualidade, todos os chocolates precisam ser temperados, mas cada tipo precisa de uma temperatura específica de aquecimento. O chocolate ao leite, por exemplo, necessita ser submetido a uma temperatura maior que o chocolate branco.


Como temperar chocolate

O chocolate pode ser aquecido aos pedaços em banho-maria, sem a necessidade de que a água esteja fervendo. O ideal é que a temperatura da água ainda seja suportável e que o recipiente seja aproximadamente do mesmo tamanho que a panela em que a água esteja sendo aquecida, a fim de evitar que o vapor saia pelas laterais. Com uma espátula, delicadamente, mova o chocolate do meio para fora. Você também pode derreter o chocolate utilizando o micro-ondas, mas nunca utilizando um tempo muito grande de uma vez. O recomendado é que seja aos poucos, ou seja, entre 20 e 30 segundos por vez.

Na hora de resfriar, o procedimento é similar, mas a água utilizada deve estar fresca e encostando no fundo do recipiente em que o chocolate foi aquecido. O ponto de resfriamento deve ser seguido conforme orientação do fabricante do chocolate.

Para mexer o chocolate e montar os produtos de sua preferência, dê preferência a uma superfície como o porcelanato esmaltado, que facilita a raspagem do chocolate e tem uma temperatura menor.

 

Foto Destaque: Banco de imagens

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pacotes de Viagens